2ª gravidez com diástase e hérnia umbilical | De Mãe para Mãe

2ª gravidez com diástase e hérnia umbilical

Responda
6 mensagens
CSofiaGP -
Offline
Desde 18 Nov 2011

Bom dia meninas. Descobri, recentemente, que serei mamã de segunda viagem! Tal como no meu primeiro filho, engravidei no primeiro ciclo de tentativas (apesar de ter deixado a pílula em maio). Antes de engravidar, fiz todos os exames e falei com a Ginecologista que me acompanha. Isto porque, há uns assuntos que me deixam um pouco angustiada.
Quando engravidei do meu primeiro filho, tive uma gravidez santa! Pesava 44 kg e cheguei aos 60,5kg, o que não é nada visto não ter reservas de gordura! Sempre quis um parto normal, mas desde cedo a médica disse que não iria conseguir porque era muito estreita e o bebé, apesar de estar virado desde os 5 meses, nunca encaixou na pélvis. Às 38 semanas, ela detetou hidrâmnios (excesso de liquido amniótico) e disse que teria de fazer cesariana o quanto antes. Como ela só faz partos no privado, eu nao quis fazer com ela visto nao ter seguro e, então, fui logo ao hospital público. Lá confirmaram o que a médica disse mas como o bebé estava bem, deixaram estar até as 41 semanas. Quando dei entrada no hospital, apenas porque me mandaram ir nesse dia,o médico viu que o bebé estava quase com 4 kg e tinha atravessado. Ou seja, foi cesariana de urgência, o bebé nasceu super bem, eu perdi muito sangue por ter tido uma atonia uterina, quando o útero é incapaz de realizar contracções! Felizmente, ficou tudo bem e foi só o susto.
Com tudo isto fiquei com uma diástase dos abdominais retos e uma hernia umbilical. Agora, já falei com a médica para fazer o segundo parto com ela e que a díastase poderia aumentar nesta nova gravidez mas que depois poderiamos resolver isso na cesariana, assim como a hérnia. Só que, pelo que li, isso nao é muito comum fazer-se no ato da cesariana. Alguém ja fez? Já agora, alguem com o mesmo problema que tenha ficado pior da díastase?
Obrigada e desculpem tanto texto!

Margarida123 -
Offline
Desde 25 Set 2014

Cara mamã, não é habitual proceder-se a outras intervenções cirúrgicas durante uma cesariana, a não ser a laqueação de trompas, caso seja a vontade da mãe e tenha assinado o consentimento informado previamente. Refiro-me aos hospitais estatais, claro está. Deduzo que, se for operada no privado, tal seja possível. Agora, se tal acontecer, será necessário envolver também uma equipa de cirurgia geral pois são eles que fazem a reparação das hérnias e não a equipa obstétrica. Terá de falar claramente com a sua obstetra para perceber a melhor opção, ainda que me pareçam várias intervenções cirúrgicas juntamente com uma que é primordial (que é o nascimento do seu bebé, claro!). por que não resolver isso, depois com tempo, com um cirurgião geral da Sta confiança, sem pressas e sem stress?
Felicidades!

CSofiaGP -
Offline
Desde 18 Nov 2011

Pois, penso que será melhor aguardar para mais tarde mesmo. Eu já vou com medo de ter outra atonia uterina! Mais problemas nao.. So eu sei o que passei da outra vez e como foi para cuidar do meu filho com hemoglobina a 7.
Obrigada

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Sei que não é a mesma coisa, nem de longe, mas quando fiz a minha cesariana o meu OB aproveitou para tirar um sinal suspeito que tinha no umbigo. Por um lado, fiquei com o problema resolvido, por outro essa pequena intervenção trouxe-me dores adicionais que dispensava bem, até porque tive um pós-operatório muito doloroso (o que não é a regra, mas comigo foi assim). No seu caso, não juntava as duas cirurgias, a menos que lhe mostrem as vantagens. Evitar uma segunda incisão pode ser uma delas...Discuta a questão com o seu OB e eventualmente peça a opinião a um cirurgião geral.

CSofiaGP -
Offline
Desde 18 Nov 2011

Obrigada Guialmi!

vanessatharcia -
Offline
Desde 12 Jul 2017

Oi como foi a sua gravidez e seu parto . Também tenho diastase e 2 hérnias . E a 3 dias descobri que estou gravida de 6 semanas . E estou com muito medo .. Como foi a sua gravidez?