Olá, tenho uma duvida podem ajudar-me? | De Mãe para Mãe

Olá, tenho uma duvida podem ajudar-me?

Responda
11 mensagens
Mafalda Ribeiro -
Offline
Desde 17 Jul 2007

Olá mamãs, futuras mamãs e treinantes!!!

A minha duvida é a seguinte:

Eu quando o meu Afonsinho nascer, quero tirar 5 mesinhos de licença de maternidade q corresponde aos 150 dias, tive a verificar no site da segurança socila que pagam 80% sobre a remuneração referida. Mas digam-me uma coisa se souberem, eles fazem as contas pelo ordenado base?Pelo que recebo ao dia sem subsidio de alimentação?Pelo que recebo liquido já com os descontos?O meu ordenado no final do mês, ou sobre o que recebo sem os descontos?Podem ajudar-me?E como sabem o que eu recebo?Tantas duvidas.

Obrigada, beijinhos

Mafalda Ribeiro(mamã e futura mamã)

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Subsidio de alimentação nesse periodo acho que nao tens direito e os 80% serão sobre a base e depois fazem os respectivos descontos.
Penso que é assim...
Quanto a saberem o teu salário eles devem pedir à tua entidade patronal.

Bjoka

Matilde Uva -
Offline
Desde 31 Out 2007

Sobre o base. A Seg Social sabe o teu ordenado base porque é sobre isso que a tua entidade patronal paga a contribuição (nas declarações da entidade patronal à Seg Social, o teu valor base é indicado e sobre esse é feito o desconto que a empresa entrega à Seg Social)

ritabras -
Offline
Desde 06 Fev 2008

É sobre o base, mas como é que eles fazem:
Para calcular não contam o mês do parto nem os 2 anteriores. Contam 6 meses para trás disso, dividem por 6, multiplicam por 5 e fazem 80% disso, é o que recebes. Se nesses 6 meses tiveres sub. de férias ou de Natal também contam com isso.
Pelo menos foi assim que a minha contabilista me esplicou.
Beijos
Rita

Sobre ritabras

Rita

Mafalda Ribeiro -
Offline
Desde 17 Jul 2007

Obrigada pela vossa ajuda!!!
Mas Ritabras é sobre o ordenado base?
O meu Afonsinho está previsto nascer no fim de Maio, não conto o Maio?Nem o Abril?É isso e conto então Out,Nov,Dez,Jan,Fev,Março, somo o ordenado base incluido o subsidio de natal divido por 6 multiplici por 5 e faço 80% desse valor que dá, é isso?

Beijinhos

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

sim, é isso mesmo, mas recebes um pouquinho mais, pois não fazem os 11% de desconto para a Seg Social, só fazem a retenção na fonte.

Sejam felizes!
--------------
Marta & Pedro
3 Maio 2008

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

ritabras -
Offline
Desde 06 Fev 2008

Não conta Maio, Abril nem Março. Começas a contar em Set, Out, Nov, Dez, Jan, e Fev. Somas o base e subsídios, dividos por 6, multiplicas por 5 e fazes 80%.
Beijo
Rita

Sobre ritabras

Rita

anapaula_silva -
Offline
Desde 20 Dez 2006

é o ordenaso base. No meu caso é o meu ordenado base + sub natal+sub ferias + ferias não gozadas porque sou temporaria.
No teu caso é todo o valor que a empresa apresenta á seg social(base)

Ana e Rodrigo
Inês ( a sementinha )

http://onossocasamento.pt/forum/13187

bjs

Mafalda Ribeiro -
Offline
Desde 17 Jul 2007

Obrigada a todas pela vossa ajuda...
Muitas Felicidades para todas voçês!!!

Há só mais uma perguntinha...
Passado quantos meses é que recebemos a licença de maternidade?
Há outra coisa...
Quando o meu Afonsinho nascer, tenho que ir logo a seg social?Com o papel do nascimento dele é isso?E tem de ser eu ou pode ser o papá?Só com esse papel é q recebo a licença é isso?E esse papel dão no hospital?

Desculpem, todas estas minhas duvidas!!!
Mais uma vez obrigada!!

Beijinhos

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

A licença de maternidade está a ser paga relativamente rápida agr... ao fim de 2 meses mais ao menos já recebes. (pelo menos aqui - Santo Tirso).

Tens um prazo para entregar o processo na seg. social que se não estou em erro é de 30 dias, não precisas ser tu... pode ser o pai ou outra pessoa qq.
Tem atenção em entregar tudo devidamente preenchido e com todas as cópias necessárias.

Normalmente o Hospital da os documentos sim, para maternidade e paternidade respectivamente. Tem de preencher uma série de impressos e entregar juntamente com BI, NIF, Cédula e IRS.
Sem este processo não em reembolsada.

Espero ter ajudado.

Beijinhos***

Severina

Mafalda Ribeiro -
Offline
Desde 17 Jul 2007

Obrigada a todas pela a ajuda!!!

Felicidades...

Beijinhos para todas!!!!