infantarios??????????????? | De Mãe para Mãe

infantarios???????????????

Responda
39 mensagens
ana morais -
Offline
Desde 17 Fev 2007

pois é vou iniciar os meus treinos mas existe ja um problema q me assusta..... onde deixar o meu bebe. irei fazer o tempo todo de licença de parto isso ninguem me tira mas e depois?
os privados sao um pouco caros mas sao bons os publicos tb conheço uns q sao bons mas acho q nao aceitam os bebes ate muito tarde. o problema é q saio as 20h de 2 em 2 dias e o meu marido é raro o dia q sai antes das 19/19H30. talves seja ainda cedo para estas preocupaçoes mas o q é certo é q nao me sai da cabeça.
como voces fizeram?
beijos

ana e mica

ritabras -
Offline
Desde 06 Fev 2008

FAzes muito bem em pensar nestas coisas tão cedo. O bem estar dos nosso filhos é muito importante.
A minha filha está num infantário privado que não é muito caro, mas fecha às 19h o mais tardar.
Se tens esse problema de horários, se calhar o melhor é veres amas, há algumas muito boas, que estão inscritas e passam recibos, tenta informar-te.
Beijos
Rita

Sobre ritabras

Rita

Catarina Carvalho -
Offline
Desde 12 Jun 2007

Em que zona do país procuras infantários/creches?

Denise Ribeiro -
Offline
Desde 23 Set 2007

Olá eu não tenho pensado muito nisso, pk eu tou a estudar, tou a akabar o 12º ano e o meu piolho ta previsto nascer dia 3 de maio as aulas akabam em junho dp sao as ferias por isso kuando o meu pekenote nascer eu nao vou mais pra escola e ele vai fikar kmg...mas dp kero k ele vá pra um infantário pois axo muito importante k as crianças konvivam kom outras crianças..É muito bom pro desenvolvimento deles...Eu tive numa ama adoro-a mas axo k é melhor as crianças conviverem kom outras crianças.Mas não kero po-lo num infantario antes dele ter 1 ano pelo menos, por isso kd nao poder fikar com ele, a minha mae fika kom ele pk ela nao ta a trabalhar...

Beijinhos

Denise e Rafael

Rafael & Rodrigo <3 Os Amores da Minha Vida
14 de Maio de 2008- Nascimento do meu principe Rafael http://demaeparamae.pt/forum/rafinha-pestinha-ehehe-novas-fotos-actualiz...
05 de Junho de 2012- Nascimento do meu principe Rodrigo http://demaeparamae.pt/forum/cantinho-minha-erbilhinha-p A Página da lojinha dos meus piolhos https://www.facebook.com/pages/Double-R/363800507021818

PICAX -
Offline
Desde 11 Fev 2007

já que estamos a falar disso, algu´m tem então boas referencias de Amas e creches/infantários) na zona de lisboa e/ou Oeiras?
Também penso muito nisso, embora como tenho o meu proprio ginásio, possa mexer nos meus horários e espero conseguir concilia-lo o máximo de tempo possivel com o do meu marido para pelo menos nos 1ºs meses podermos ficar sempre com ele. Mas nunca se sabe....

Scoelho -
Offline
Desde 13 Mar 2008

Há amas e amas.O meu irmao esteve numa que o tratava como neto dela,ele adorava-a.Ele foi para lá com 3 meses e foi logo como se fosse da familia, bem mas isto já foi há 20 anos, agora ele é pai e teve a filhota dele numa ama e que tiveram que tirar de lá a menina, uma delas por falta de higiene, sempre que lá iam buscá-la estava sempre com a fralda suja e ela dizia que tinha sido mesmo nakele momento o que nao era verdade pois quando se ia tirar a fralda a menina estava toda suja quase até ao pescoço,enfim... desculpem este desabafo.Eu vou ter mais sorte com o meu filhote, vai ficar com a minha sogra.

Sobre Scoelho

Madrinha babadissima do Rodrigo (mamã Nandisa)
http://pequenograndetesouro.blogspot.com/

amartires -
Offline
Desde 26 Fev 2008

Olá Ana,

Apenas te posso deixar o meu testemunho. O meu filho tem neste momento 18 meses e desde os 6 meses que está numa ama particular. Esta ama é muito querida e atenciosa, além de ter a casa toda preparada como se fosse uma creche. Tem mais crianças com ela e vejo um claro desenvolvimento social do meu filho. Na minha opinião as crianças devem socializar desde cedo, ajuda-as no seu desenvolvimento emocional...
No entanto, tem um senão, que irás encontrar muitas vezes: o horário. Ela funciona das 07h30 às 18h30.
No meu caso, eu trabalhava em Lisboa e vivo em Setúbal, ou seja, nunca conseguia chegar a horas de vir buscar o meu filho. Conclusão, encontro-me no desemprego porque tive que fazer a opção trabalho - familia.... e como é óbvio a familia tem sempre prioridade....

Desculpa-me as palavras um pouco negativistas mas ainda me sinto um pouco revoltada com a situação em que me encontro. Para o patronato, enquanto somos solteiras e não temos filhos temos todas as mais-valias no mundo do trabalho, mas assim que estas situações se invertem, temos um mundo de portas fechadas à nossa espera....
Desejo-te toda a sorte do mundo.
Desculpa o desabafo e o testamento.
Bjs
Ana

**A&R**
*18/10/2008*

TeresaGodinho -
Offline
Desde 24 Jan 2007

Ola sola
já que já tens experiencia nas pre inscriçoes diz-me: as IPSS é só para residentes ou trabalhadores da zona?
paga-se a pre-inscrição? quando sabemos se a criança entra ou não?
quais as mensalidades em média?
Obrigada
Teresa

Teresa

sola -
Offline
Desde 27 Jun 2008

Olá!
Nas IPSS funciona assim: fazes uma pré-inscrição (em Abril/Maio), que não pagas. A documentação pedida consta de: cédula ou BI da criança, boletim de vacinas, IRS pais, recibos de vencimento dos ultimos 3 meses, renda da casa. Mais tarde, pedem também fotos e declaração do médico em como a criança pode frequentar o infantário. Se houver vaga para o teu rebento, avisam-te sensivelmente em Junho ou Julho. Aí, fazes e pagas a inscrição (75 euros, pelo menos num onde tinha feito a pré.inscrição era este o valor). As mensalidades variam consoante o IRS apresentado, mas também varia de IPSS para IPSS. Devo-te dizer que em algumas a mensalidade máxima rondava os 250 euros, mas também visitei um, que gostei bastante, onde a mensalidade no máximo atingia os 190 euros, com alimentação incluida. Depende dos patrocínios que eles conseguem... Relativamente a ser só para residentes, penso que não, pelo menos ninguém me impôs nada disso.
Boa sorte!

TeresaGodinho -
Offline
Desde 24 Jan 2007

OBRIGADA SOLA, PELAS EXPLICAÇÕES.
JÁ AGORA SABES ONDE POSSO VER QUAIS AS IPSS EXISTENTES?
Teresa

Teresa

leide paulo -
Offline
Desde 02 Dez 2008

TENHO 3 FILHAS , 2 COM IDADES 7 E 11ANOS E NESTE MOMENTO ANDAM NA ESCOLA A MINHA FILHA DE 5 ANOS ANDOU NO INFANTÁRIO CRECHE SORRISO ATÉ AO DIA 25 DE NOVEMBRO POIS ANDOU ATE ´´A DATA A QUEIXAR- SE DE UMA TAREFEIRA OU AUXILIAR COMO DIZ A RESPONSAVEL PELA INSTITUIÇÃO QUE LHE BATIA ORA COM APERTÕES NOS BRAÇOS EU COMO MÃE FOI SEMPRE SABER OS MOTIVOS PARA TAIS SITUAÇÕES A RESPONSAVEL DISSE-ME QUE NÃO PODIA SER BEM EU ACREDITADO NELA MAS NUNCA ESQUEÇENDO AS QUEIXAS DA MINHA FILHA.ATÉ QUE NO DIA 25 DE NOVEMBRO A TAREFEIRA DEU UM ESTALO Á MINHA FILHA POSTO ISTO RESOLVEMOS TOMAR UMA ATITUDE O MEU MARIDO DIRIGIU-SE A INSTITUIÇÃO E QUIS FALAR COM ALGUÉM RESPONSAVEL OU A TAL SENHORA TAREFEIRA NINGEM APARECEU A NÃO SER OUTRS EDUCADORAS MENOS A DA MINHA FILHA QUE TINHA SAIDO AS 5.00 O MEU MARIDO NERVOSO COM TAL SITUAÇAO VISTO SER UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA .HOJE TENHO A MINHA FILHA EM CASA A RESPONSAVEL FEZ PUM PEDIDO FORMAL PARA A SAIDA DA MINHA FILHA E AGORA ONDE ANDA A JUSTIÇA

[email protected] -
Offline
Desde 30 Nov 2011

se alguem souber de uma ama na zona da penha de frança, marvila ou chelas agradecia muito que me dissessem, ja inscrevi a minha pipoquinha nas creches da santa casa mas vagas so para setembro e se houver mas não possoficar em casa sem trabalho ate setembro. se me puderem ajudar agradeço mesmo muito

ana morais -
Offline
Desde 17 Fev 2007

ja pensei nas amas mas conheço casos de amigas q infelismente nao correram muito bem e nao estou muito virada para amas. ate pq acho q o infantario serve para eles tb desenvolverem e nao se tornarem tao individualistas. nao sei mesmo como fazer nao sei mais ou menos qt ronda um privado eu moro na zona da expo e gostava muito q fosse por essa zona, expo olivaos marvila .....
aceito todas as sujestoes e concelhos beijos

ana e mica

ana e mica

Patinha D -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Sou Educadora de Infância...

Jardins de Infância privados - Recebemos criança a partir dos 4 meses + Melhores horários (tanto de entrada como de saída)+ melhores horários nas férias (muitos não fecham em agosto) + alimentação incluida + diversidade de actividades (natação, balet, etc.)+ mais caros

Jardins de Infância da rede Pública - recebemos crianças a partir dos 3 anos (mas com prioridade para as crianças mais velhas) + horários reduzidos (9h às 15h/15h30/16h) + fazem muitas mais férias (natal, carnaval, verão...) + tem que trazer lanche de casa + muito mais baratos

Amas - NÃO ACONSELHO. Podem haver excelentes amas, mas eu pessoalmente não utilizaria. Ouvi ao longo dos meus 10 anos de carreira imensos pais relatarem situações vividas com as amas: falta de segurança, pouca qualidade alimentar,pouca qualidade nos espaços, solidão das crianças, etc,etc.

Ainda não sou mãe...lol...estou na fase do casamento...mas se tivesse agora um bebé fazia assim:
- Mãe/sogra até aos 3 anos
- Jardim de Infância depois dos 3 anos

Se precisarem de ajuda/eslarecer dúvidas estou cá...
Trabalhei 8 anos numa escola (perto do Porto)privada para pessoal com mt €€€€€€€€€.
Trabalho à 2 anos no Público.

Beijinhos

***08/08/08**Norte

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

...a questão é que muitas de nós não têm familiares onde os deixar até aos 3 anos, no meu caso, a minha sogra mora a 80kms.
Lá teremos de recorrer aos privados ou amas e mesmo assim para arranjar uma vaga às vezes é um sufoco Cara séria

Bjoka

ana morais -
Offline
Desde 17 Fev 2007

pois a questao é nao tenho com quem deixar um filho ate aos tres anos de idade.... a sogra mora a 500km e a mae a partir de setembro tb vai passar a morar a 500km logo essa é uma hipotese fora de questao. mas os publicos nao sao realmente todos como dizes catarina pois tenho amigas q trabalham em publicos e em relaçao aos privados onde se nota a maior dferença é realmente no horario q tem q ser ate as 18H00 e nas ferias q fazem muitas de resto nao é assi tanta a diferença a nao ser nos euros claro lololol. eu estou mais virada para um privado mas os euros sera q dao para tudo?
beijos

ana e mica

ana e mica

Patinha D -
Offline
Desde 15 Nov 2007

..

Patinha D -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Há privados e privados...
- Há Privados (que visam o lucro)
- Há Instituições particulares de solidariedade social
- Há instituiões da Misericórdia
- ....

Não existem creches públicas.
Creche - Crianças dos 4 meses aos 3 anos.

Eu refiro-me a um Privado. E num privado, existe muuuuuuuita diferença de um Publico. Podia passar horas a descrever.
Não quero com isto dizer que um é melhor que outro.

Quanto aos Públicos, não existe nenhuma Educadora a sair às 18h (pelo menos neste país). Só se fizer o horário de tarde e as crianças entrarem apenas às 13h.
O que está a aparecer são os ATL. As crianças ficam com tarefeiras depois das 15h/15h30/16h até ás 18h. Apenas para quem precisar. Mas ainda não está implementado em todo o País.
***08/08/08**Norte

diba -
Offline
Desde 28 Set 2007

No meu caso, a minha filhota foi para uma Ama quando tinha 3 mesinhos, não a conhecia, fui aconselhada por a minha sogra que já tinha ouvido maravilhas desta Ama.
Pois é amigas.....a minha pulguinha esteve lá até aos 2 anos e tem uma adoração fora do normal por a Nêna(Madalena).
Ficámos muito amigas, adoro a Madalena, pois tenho que ir lá todos os mêses porque a minha Ina não se cala.....resumindo....tive muita sorte e já lhe pedi para ficar com o meu proximo filhote(ainda não sabe que estou grávida...ehehehe)
Na minha opinião, as Amas para um bebé de meses são muitoooo melhores, é claro que é muito dificil encontrar uma de confiança, mas que há....há....e a Madalena é a prova disso.
Depois quando a minha filhota fez 2 aninhos foi para um Infantário privado....horrivel, muito caro, pessoas com nariz empinado, fritos 2 vezes por semana, miudos mimados....nem pensar...tirei a minha filhota e foi para um Infantário publico aqui mesmo em baixo da minha rua, foi muito dificil entrar, mas fiz um choradinho e coloquei aqueles olhinhos de carneirinho e consegui a vaga em Outubro de 2006......foi um alivio.
Gosto muito e a minha pulguinha adoraaaa, não come fritos nem um vez por semana, os horários são muito bons(08h00/18H30)é claro que a escolinha é até ás 15H, mas vejam...eu pagava 380€ no privado e agora com os prolongamentos todos a que tem direito, ou seja, almoço+lanche+prolongamento........pago 140€ e é sem duvida(para mim) muito melhor que privados.
Beijokas e boas opções.
Diana

1 mês :26/02/2008 - 4 semanas e 2 dias.
2 meses :27/03/2008 - 8 semanas e 4 dias.
3 meses :27/04/2008 - 13 semanas

(Madrinha de gravidez/parto da Nusrat)

Sobre diba

-------------------------//----------------------------------
Tenho comigo as maiores riquezas do Mundo....as minhas meninas lindas, Ina e Joanica.

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Este tema é muito importante,

Eu estou grávida de 12 semanas e ainda não sei o que fazer quando o bébé nascer. Acho que o ideal era ficar até aos 2 anos com os sogros ou pais, mas no meu caso é de todo impossível, nós moramos no Algarve, os meus pais em Setúbal e trabalham e os meus sogros em Lisboa. Pela experiência que tenho com amigos meus, as crianças que vão para infantários/creches a partir dos 4 meses, andam sempre doentes. As amas é uma incógnita. O meu marido teve uma ama durante muitos anos e ainda hoje é como se fosse a 2ª mãe dele, é um amor muito grande de ambas as partes. Eu aqui no Algarve também não conheço nada, nem infantários, nem amas, tenho de começar agora a procurar, porque o tempo vai passar muito depressa e eu não vou conseguir ficar em casa mais do que 6 meses.

Bjs
Ana

Patinha D -
Offline
Desde 15 Nov 2007

..

ana morais -
Offline
Desde 17 Fev 2007

bom dia a todas
eu procura na zona da expo marvila, chelas, olivais ou moscavide como moro na zona da expo seriam os locais ideais.pois ficam perto do trabalho e de casa.
DIBA: pois ainda bem q tens quem te fique com as pilguinhas e tens confiança ja eu nao conheço ninguem nem tenho referencias na altura seja o q deu quiser tudo se vai arranjar pelo menos assim espero.
beijos grandes a todas

ana e mica

ana e mica

Susana Oliveira -
Offline
Desde 14 Set 2006

Olá!
Eu também sou de educaçao de infância e não sou totalmente contra as amas. Penso que há apenas 2 aspectos fundamentais a ter em conta:
1- conhecem a pessoa? Mesmo? Não se esqueçam que as crianças aprendem por imitação de modelos.
2- as condições que essa pessoa tem em casa.

Todos os outros sub-aspectos (esta palavra não existe mas voces percebem) derivam deste.
Pessoalmente não deixaria um filho com uma ama que não conhecesse mesmo por um simples motivo: por melhores referências que tenha, não fui eu que avaliei e aquilo que se passa na casa de uma ama fica lá, no segredo dos deuses, ao passo que numa instituição há sempre muitos olhos, se alguém faz porcaria, há outro alguém que vê.

Têm a hipótese das amas da Santa Casa, pessoas com um mínimo de formação na área (muito mínimo mesmo, mas já é alguma coisa) mas onde penso ser virtualmente impossivel arranjar vaga.

Referências para quem precisar na zona de Oeiras:
-Colégio São Francisco de Assis no Lagoas Park: Excelente. Horário desde as 8.00h às 19:00h e só fecham na primeira quinzena de agosto. Caro (mensalidade-350€ + almoço-100€ + lanche 40€. podem levar comida de casa pagando apenas taxa de utilização do refeitorio. Algumas idades estão com lista de espera, mas no berçário há vagas, penso eu)

-Colégio Tagus Park- em tudo semelhante ao C.S.F.A. mas com 1º ciclo. Pode ser vantajoso.

E na zona de Sintra...
-Jardim-de-Infância O Sonho dos Génios: muito boas condições de interiores e exteriores, alimentação excepcional, 200€ mensalidade + 100€ alimentaçao. Tem ATL.

Bjs,
Susana

winda28 -
Offline
Desde 18 Abr 2008

Ola Ana,
Acho que nao devias generalizar tanto as coisas. Para mim uma ama nos primeiros anos de uma crianca e o melhor, uma ama que nao tenha mais que 3 bebe em casa. Eu tenho 32 anos e tive agora uma bebe e ja tinha 2 meninas, uma de 15 e uma de 12, e entao decidi vir para casa e ficar a tomar conta de mais 2. Isto porque moro nos Olivais Sul e os precos por aqui rondam os 500 euros e entao como tenho um quarto vazio, vou fazer um bercario e arranjar mais 2 ratitos para brincar. Fico com a minha bebe e ainda faco uns troquitos. Uma coisa posso garantir que nao ha ninguem neste mundo que trate uma crinca melhor que eu, como muito igual mas melhor nao.E comoainda por cima estou na universidade a noite no campo grande, para mim vai ser perfeito.
Se houver alguem interesado ligue-me que a partir de Junho ja posso ficar com eles. 933653954

Susana Oliveira -
Offline
Desde 14 Set 2006

Hehehe, os miudos são tramados. Tenho uma que faz o cócó dela sempre depois do lanche, ou seja, na hora em que a mãe a vai buscar, imediatamente após lhe termos mudado a fralda (que só tras chichi. Já me ocorreu se a senhora não pensará que não fazemos caso, mas fazemos...
Aliás, nota-se se o coco ja está ha muito tempo ou não, porque ficam com o rabinho assado. O facto de ela ter coco ate ao pescoço não quer dizer nada...
Não estou a defender a ama, até porque na questão da higiene há muitos outros indícios que nos fazem perceber se existe cuidado ou não, estou so a falar de um aspecto curioso das crianças: estão sempre à espera da fralda limpinha para "largarem o presente" LOL

Bjs,
Susana

Lúcia -
Offline
Desde 09 Nov 2006

Eu tambem sou educadora de infancia e nao podia deixar de reforçar algumas ideias ditas por colegas e alertar para outras situações que considero fundamentais:

- AMAS , eu tambem sou da opiniao que não é a 1a opção, mas no caso de nao haver outra possibilidade muita atenção , tal como alguem já referiu, só sabe o que se lá passa quem mora lá dentro

- CRECHE/ JARDIM DE INFANCIA - eu trabalho num JI privado, com muito bom aspecto. Os pais acreditam piamente que as crianças são ebm tratadas, que existem objectivos pedagogicos, que alimentação é correcta e adequada, enfim.... ficam impressionados com a suposta segurança que existe. Camaras de vigilancia por todo o lado (se bem que não gravam absolutamente nada) para entrar é preciso a impressão digital...enfim...muito à frente .....
a parte que os pais nao sabem - A ALIMENTAÇÃO É MISERÁVEL - ninguem acredita quando eu conto, mas a verdade é que as crianças comem comida retardada, acondicionada em alguidares, a sopa é feita com os restos que sobram, não é alternado carne - peixe , enfim....acreditam que até já fizeram sopa com os restos do arroz doce???????

pois é..... este meu comentario acaba por ser tambem um desabafo de alguem que está desesperado por vir embora, alguem que nao quer abandonar o grupo de crianças fantasticas que tem a meio do ano, mas que está desejosa de poder em breve contar toda a verdade!

POr isso o meu aviso a todos os que pretendem colocar os filhos em instituições privadas é que apareçam frequentemente "de surpresa" e que verifiquem o que são as refeições....

bjs

Sobre Lúcia

Artigos lindos para Batizados de sonho.
https://www.facebook.com/girafaquecontavaestrelas

23/06/2007 - Muito bem casados
Eduardo e Simão - Chegaram no dia 21 de Agosto de 2011

ana morais -
Offline
Desde 17 Fev 2007

ola eu moro em chelas eu nao sou contra as amas mas tenho semprea quele receio
ainda estou nos treinos e qd tiver um bebe se continuares a cuidar de bebes podes crer q te ligo ainda por cima ficas tao perto de mim.
beijos grandes

ana e mica

ana e mica

Susana Oliveira -
Offline
Desde 14 Set 2006

Olá Lúcia!
Tens msn??

Beijos Piscar o olho
Susana

Xanita -
Offline
Desde 27 Set 2007

Eu falo num exemplo q tenho em casa, a minha mae é ama desde q eu nasci,(28anos)e tem sempre mta procura pois tda a gente a conhece e as crianças adoram-na...mas nunca podia ter mais q 3/4 pq n tinha espaço para eles, espaço falo em sitio proprios para brincar, e como tal a minha mae comprou uma casa de 1 assoalhada e fez tipo creche, so para esse efeito, faz o comer do bom e do melhor, á vista, e tem uma salinha de brincar, com jogos didacticos, insuflaveis, brinquedos e etc, e tem o quartinho c caminhas pas crinças, na minha modesta opniao é q se um bebe de 4 meses for pa uma ama, tem mto mais atençao q num infantario, e tenho uma prima educadora q diz o msm q a lucia... o q é de lamentar... mas n podemos generalizar...mas as vezes o barato sai caro Preocupado
bjs e boas escolhas!!!

riska -
Offline
Desde 24 Fev 2007

o infantario onde trabalhas está a precisar de uma visitinha da ASAE!
é mesmo indecente o que fazem, as crianças é o
grupo mais sensivel a nivel de apanhar intoxicações e eles abusam assim!!
eu trabalho em segurança alimentar, e tenho muitos clientes que são IPSS, e nunca vi nada assim, têm muito rigor a preparar as ementas,para fornecerem alimentações variadas. e do que eu conheço das cozinhas tambem só não fazem mais os que não têm condições financeiras, porque são dos clientes mais aplicados que tenho, tentam cumpir tudo dentro das suas possibilidades.

Boa sorte na procura de algo melhore, e boa sorte a todas para arranjar um sitio para os vossos piolhinhos ficarem.
bejinhos grandes

Lúcia -
Offline
Desde 09 Nov 2006

Olá Susana.
Tenho msg sim...mas raramente lá vou.....

de qualquer form deixo o meu e-mail, pode ser que nos encontremos em breve.

seria optimo falar com alguem que estivesse dentro da mesma area. muito obrigada

[email protected]

Sobre Lúcia

Artigos lindos para Batizados de sonho.
https://www.facebook.com/girafaquecontavaestrelas

23/06/2007 - Muito bem casados
Eduardo e Simão - Chegaram no dia 21 de Agosto de 2011