Abono Pré-Natal! Direito a partir das 13 semanas... mas quando começaram a receber?? | De Mãe para Mãe

Abono Pré-Natal! Direito a partir das 13 semanas... mas quando começaram a receber??

Responda
25 mensagens
joana_rita -
Offline
Desde 24 Ago 2006

Já muito se falou aki do abono pré-natal, e eu até fui umas das que respondia ás questões de algumas meninas, mas parece que agora sou eu quem precisa de esclarecimento adicional... Fui entregar os doc todos certinhos e todo mais, o problema é que ontem me desloquei ao ISS da minha zona para tratar do assuntos da empresa para a qual trabalho e resolvi saber como estava o meu processo, foi-me então dito que estava carregado correctamente tudo entregue, que somente faltava data para pagamento. Até aki tudo ok, o problema é que eu quando entreguei o doc do médico vinha lá mencionado que num determinado dia eu estava de 17 semanas, e a senhora que me atendeu ontem disse-me que eu não iria receber retroactivos!!?!?Que iria receber das 17 em frente, quando dizem que se tem direito a receber a partir das 13 semanas.
O problemas é que a sra que me deu os papeis para preencher e a que os recebeu, ambas me disseram que eu iria receber retroactivos desde as 13 semanas!
Como tal fiquei um bocado baralhada e antes de voltar a ir aos serviços e perguntar afinal como é, queria saber a partir de quando começaram a receber o dito abono??

Bjokas :*** Sandrine e "Sementinha" (20W)
DPP: 10 de Julho de 2008

Sandrine e Diniz (10/07/2008 - o dia do nascimento do meu tesouro precioso)

Glória -
Offline
Desde 14 Jun 2007

Eu quando fui requerer o subsido pré-natal estava com 15 semanas e a declaração médica referia 14 semanas...
Eu este mês recebi pela 1ª vez... Por isso demoraram + ou - um mês a dar adamento ao processo...
Não recebi retroactivos...
Beijinhos
Glória Lourenço
06/10/2007

Sobre Glória

Glória
1º filhote 01/07/2008
2º filhote 07/10/2011
Madrinha da Susana Infante, Xana Peixoto, -Borbeleta-
Afilhada da Xana Peixoto, Afilhada Bé_Princess

Glória -
Offline
Desde 14 Jun 2007

Eu quando fui requerer o subsido pré-natal estava com 15 semanas e a declaração médica referia 14 semanas...
Eu este mês recebi pela 1ª vez... Por isso demoraram + ou - um mês a dar adamento ao processo...
Não recebi retroactivos...
Beijinhos
Glória Lourenço
06/10/2007

Sobre Glória

Glória
1º filhote 01/07/2008
2º filhote 07/10/2011
Madrinha da Susana Infante, Xana Peixoto, -Borbeleta-
Afilhada da Xana Peixoto, Afilhada Bé_Princess

diana neto -
Offline
Desde 12 Fev 2008

eu meti os papeis estava de 13 semanas(quase 14)estou de 20 e ainda na recebi nada...
já pensei em lá ir perguntar o k está a aconteçer Preocupado
bjoka

diana e santiago
nascido a 9 de Julho de 2008
o meu tesouro já tem 6 mesinhos
amo te filho!és a vida da mamã!
afilhado da débora....és uma fofa amiga!

joana_rita -
Offline
Desde 24 Ago 2006

Glória, então não te pagaram retroactivos!?! Palhaçada... Dizem que pagam a aprtir das 13 semanas, mas se levasses o papel a dizer que tinhas 12 não te o aceitavam e tinhas que ir entragar outro com 13 ou mais. Ora nós não vamos ao médico todas as semanas... Eu fui com 12, nessa altura não ia dar o papel ao OBST porque depois não me o aceitavam no ISS e então dei na consulta seguinte com 17 e agora dizem-me que não me pagam retroactivos?!?!?
Tou "furibunda"!!

Bjokas :*** Sandrine e "Sementinha" (20W)
DPP: 10 de Julho de 2008

Sandrine e Diniz (10/07/2008 - o dia do nascimento do meu tesouro precioso)

anapaula_silva -
Offline
Desde 20 Dez 2006

No meu caso eu entreguei o papel com 13 semanas e demorou um mes até eu receber e quando recebi 2 meses.

Ana e Rodrigo
Inês ( a sementinha )

http://onossocasamento.pt/forum/13187

bjs

Denise Ribeiro -
Offline
Desde 23 Set 2007

eu entreguei os papeis kom cerca de 15 semanas e perguntei se so iria receber apartir dai ou se recebia na msm apartir das 13 semanas e a senhora dixe-me k ate poderia meter os papeis no ultimo mes de gravidez k recebia na mesma desde a 13 semana..so k receberia dp td junto...eu ja tou kom 29 semanas e ainda nao recebi nd ja fui la e dixeram pra nao me preokupar k vou receber td junto...mas tenho uma amiga k so meteu os papeis kom 17 semanas e recebeu td desde as 13 semanas...por isso eles dao td...bjs

Rafael & Rodrigo <3 Os Amores da Minha Vida
14 de Maio de 2008- Nascimento do meu principe Rafael http://demaeparamae.pt/forum/rafinha-pestinha-ehehe-novas-fotos-actualiz...
05 de Junho de 2012- Nascimento do meu principe Rodrigo http://demaeparamae.pt/forum/cantinho-minha-erbilhinha-p A Página da lojinha dos meus piolhos https://www.facebook.com/pages/Double-R/363800507021818

joana_rita -
Offline
Desde 24 Ago 2006

Pois... mas anapaula como entregaste com 13 semanas eles tinham que te pagar a partir dessas semanas, o problema é quando eu entreguei o papel dizia 17 semanas :s

Sandrine e Diniz (10/07/2008 - o dia do nascimento do meu tesouro precioso)

ritabras -
Offline
Desde 06 Fev 2008

Olá Joana,
infelizmente existem pessoas a trabalhar na função pública muito mal informadas. Tens direito e receber os retroactivos, independentemente de quando metes os papéis. Tenho várias amigas grávidas e todas elas meteram os papéis tarde, todas elas receberam retroactivos. Em alguns casos reberam logo no mês seguinte. A minha cunhada, por exemplo, meteu os papéis em Novembro, já grávida de 30 e tal semanas e recebeu em Dezembro 3 meses de uma vez. No caso dela não contaram os retroactivos desde as 13 semanas pois a lei só entrou em vigôr em Setembro de 2007.
Se fores ao site da Segurança Social lá explica que recebes os retroactivos.
Beijinhos
Rita

Sobre ritabras

Rita

Bekitas3 -
Offline
Desde 14 Set 2007

Eu já estou com 22 semanas e também nao recebi nada .Porém, nao entreguei os papeis as 13 semanas exactas.
Apesar disso, conheço pessoas que receberam os retroactivos desde a 13º semana...mesmo que so tenham recebido o abono no fim da gravidez ...lol

Por isso, não está certo não correcta a situação de quem não recebe os retroativos porque não é isso que diz o decreto lei nem é isso que encontramos na própria segurança social. Senão vejamos:"O abono de familia Pré-Natal é devido a partir do mês seguinte aquele em que se atinge a 13ª semana de gestação, sendo concedido até ao mês do nascimento....".

Ora, sincerammente, se a nossa situação não se adequa ao que a Lei dita temos que ir lá reclamar.Pode ser pouco dinheiro mas, temos direito a ele não é?
Mais vale chegar tarde...que não vir;)

Beijoka

joana_rita -
Offline
Desde 24 Ago 2006

Realmente a minha interpretação da lei era sessa mesma, ou seja a de receber a partir das 13 semanas. Pois umas das sras até me disse que se eu entregasse o papel/pedido depois de o bebé nascer iria receber na mesma a partir da 13 semanas! A ver vamos... Espertalhão Vou esperar até ao fim do mês e depois se ainda não tiver recebi vou lá e pergunto então afinal o que tenho direito a receber.

Bjokas :*** Sandrine e "Sementinha" (20W)
DPP: 10 de Julho de 2008

Sandrine e Diniz (10/07/2008 - o dia do nascimento do meu tesouro precioso)

xanaguiomar -
Offline
Desde 31 Jan 2008

Olá,
em resposta à tua questão, só recebemos a partir do mês seguinte áquele em que completamos as 13 semanas. No meu caso, fiz 13 semanas em setembro e comecei a receber a partir de outubro. Jokas

joana_rita -
Offline
Desde 24 Ago 2006

Sim xanaguiomar eu sei dissi pois é o que vem mencionado no folheto, eu completei as 13 semanas no dia 31/12 :s logo o mês a seguir seria o Janeiro.... Tenho mesmo que esperar e ver no que isto ira dar :9

Bjokas Sandrine e "Sementinha" (20W)
DPP: 10 de Julho de 2008

Sandrine e Diniz (10/07/2008 - o dia do nascimento do meu tesouro precioso)

VLN -
Offline
Desde 19 Set 2007

Esta minha dúvida não tem muito a ver com a questão colocada, por isso desde já peço desculpa.
Alguém me sabe informar se é necessário a grávida trabalhar para que se receba o dito abono?
Eu já trabalhei mas agora não trabalho, apenas o meu marido.
Obrigado.

Sobre VLN

Depois de quase 10 anos, tenho uma estrelinha a crescer
dentro de mim.

xanaguiomar -
Offline
Desde 31 Jan 2008

Não tens que estar a trabalhar, é como se recebesses o abono de família antes do teu filho nascer. Jokas

Ana Alves -
Offline
Desde 26 Set 2006

Olá,

Eu meti os papeis na altura do Natal, aprovetei as minhas férias para tratar desse assunto, no papel que o médico preencheu eu já estava com mais de 13 semanas, já não me lembro ao certo de quantas, a semana passada já recebi o dinheiro de 4 meses juntos.

Claro, que tens que receber os retroactivos, e se alguém te disser que não está a mentir. Até podias meter os papeis com 20 semanas de gravidez, não tem nada a ver. Dá logo vontade de fazer uma peixeirada quando um funcionário nos diz uma barbaridade dessas.

Beijocas
Ana Alves

Msofia -
Offline
Desde 05 Mar 2007

Eu vou para a semana entregar os meus papeis para requerer o Abono pré-natal e tenho uma dúvida.
É preciso levarmos o comprovativo do IRS?ou basta só lá nos papeis os rendimentos?
Obrigado
Mónica

joana_rita -
Offline
Desde 24 Ago 2006

Olá Msofia, eu quando entreguei os meus doc's apenas entreguei os requerimentos devidamente preenchidos e cópia do BI, NIF e NISS dos progenitores, não me pediram mais doc nenhum.

Bjokas :*** Sandrine e "Sementinha" (20W1D)
DPP: 10 de Julho de 2008

Sandrine e Diniz (10/07/2008 - o dia do nascimento do meu tesouro precioso)

Msofia -
Offline
Desde 05 Mar 2007

Obrigado pela informação.
Bjs

Msofia -
Offline
Desde 05 Mar 2007

Já agora só mais uma pergunta os rendimentos puseram relativos a que ano? é pk eu ainda não pos o IRS relativo aos rendimentos de 2007 e então tenho essa duvida se se põe os de 2006 ou 2007.
Obrigada e desculpem
bjs

joana_rita -
Offline
Desde 24 Ago 2006

Eu pus os de 2006 (IRS 2006) pois podemos já saber os de 2007 por as entidades patronais já terem emitido as declarações, mas a nota de liquidação que valida esses rendimentos só tens a de 2006, logo penso que sejam esses valores os mais correctos.

Sandrine e "Sementinha" (20W1D)
DPP: 10 de Julho de 2008

Sandrine e Diniz (10/07/2008 - o dia do nascimento do meu tesouro precioso)

Msofia -
Offline
Desde 05 Mar 2007

Pois eu tambem penso que é o de 2006 pk o de 2007 não temos o comprovativo.
Obrigado

Denise Ribeiro -
Offline
Desde 23 Set 2007

ola, eu ja recebi o abono pré natal.
Eu meti os papeis kom 15 semanas, tou kom 29 semanas e ainda nao tinha recebido nd.
Mas fui ao multibanco e já tinha recebido, e recebi td desde as 13 semanas.
Por isso recebemos td não se preokupem.

Beijinhos

Denise e Rafael

Rafael & Rodrigo <3 Os Amores da Minha Vida
14 de Maio de 2008- Nascimento do meu principe Rafael http://demaeparamae.pt/forum/rafinha-pestinha-ehehe-novas-fotos-actualiz...
05 de Junho de 2012- Nascimento do meu principe Rodrigo http://demaeparamae.pt/forum/cantinho-minha-erbilhinha-p A Página da lojinha dos meus piolhos https://www.facebook.com/pages/Double-R/363800507021818

celiacostiny -
Offline
Desde 11 Jan 2008

pois eu tb n recebi retroativos. mas pensava k ia receber. ninguem recebe?

soniad -
Offline
Desde 30 Out 2007

ola joana, olha quando saiu a lei ja estava gravida de 5 meses e entreguei os papeis em outubro e recebi em deezembro com os retroactivos de setembro. e uma questao de aguardares pois nemj sempre quem trabalha na SS sbe dar informacoes correctas. num balcao dizem uma coisa e noutro dizem outra. espero que tenha ajudado. beijos