O que se deve comer ou evitar durante a gravidez | De Mãe para Mãe

O que se deve comer ou evitar durante a gravidez

Responda
21 mensagens
Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá amigas,

Os vossos obstetras deram-vos alguma lista daquilo que podem ou não comer?

O meu médico disse-me que não me aconselhava a comer:

- marisco
- Conservas
- Enchidos (chouriço, fiambre, presunto...)
- Caracois

Eu tambem deixei de beber café. No entanto dizem-me que se deve evitar comer carne mal passada,ovos crus (por exemplo a mousse de chocolate é feita com ovos não cozinhados) e salada fora de casa porque pode estar mal lavada. Alguém sabe se é para todas as grávidas ou só para as que não estão imunes à toxoplasmose?
Tambem me disseram que só se deve comer queijos pasteurizados, alguém sabe se o queijo fresco é pasteurizado?

Bjs
Ana

ritabras -
Offline
Desde 06 Fev 2008

Pela experiência que tenho só as grávidas não imunes à toxoplasmose têm de evitar certos alimentos, como por exemplo:
Enchidos
Fumados
Saladas e frutas mal lavadas
Carne mal passada
Deves também evitar mexer na terra sem luvas e nas fezes dos gatos, pois são transmissores da toxoplasmose.
Quanto às outras grávidas também devem ter cuidado com certos alimentos que possam provocar salmonelas e outros tipos de intoxicações, não porque possam provocar má formações no feto mas porque trazem outra vida dentro delas bem mais frágil.
Porém, o primeiro trimestre é o mais complicado e a probabilidade de contraires a toxoplasmose é muito baixa. Ora pensa:
Se não és imune é porque nunca tiveste. E se em toda a tua vida nunca apanhaste a toxoplasmose, sempre comendo de tudo, seria um galo muito grande apanhares agora que estás grávida, certo?
No entanto, todo o cuidado é pouco.
Eu também não sou imune e tenho certos cuidados, mas de vez em quando lá vai um pecadinho...hihihi
Quanto ao café, não precisas de o deixar por completo, desde que não tomes mais que 1 por dia.
Beijinhos

Sobre ritabras

Rita

ondina marlene -
Offline
Desde 13 Jan 2009

Piscar o olho ola a todas
sou a marlene e tenho 19anos e sou do porto
voçes ja devem ser mais velhas ke eu mas prontos entrei na converça e agradeço a atençao Beijinho

eu tou gravida de 7 semanas e a minha médica disseme para eu ivitar comer fiambre de porco mas para comer de perú ke n fazia mal,para ivitar tambem coer a fruta com a casca,saladas mal lavadas,carnes de porco mal passadas,ovos crus comu a mousse de chocolate,enchidos,mariscos,café,e até o chá faz mal tambem,coisa keu adoro beber Sorriso e nao me lembro de mais nada,e kuanto aos animais ivitar tocar em todos os animais,gatos,caes,coelhos,etc,etc e nao mexer na terra sem luvas

prontos espero ter ajudado

um beijo e boa sorte para as gravidas

marlene

Cristie -
Offline
Desde 30 Out 2008

Olá!
Pois bem, eu tb estou grávida (a entrar na 11.ª semaninha) e tb não estou imune à toxoplasmose, o k é uma chatice pois já temos de ter tantos cuidados e restrições durante a gestação.
No entanto a minha GO não me disse nada acerca do fiambre e enchidos, ressalvou foi a carne mal passada, a fruta com casca, as saladas, a jardinagem e as fezes dos gatos.
Ou seja, tenho comido fiambre, apesar de consumir fiambre magro peito de frango, acham k tb faz mal?
Realmente tds os dias nos deparamos com mais informação e cada médico cada sentença...

Boa Sorte p/ Todas!

Bjs

Madrinha/ Afilhada Isabel83

DPP: 21/08/09

Sobre Cristie

DPP: 16/08/09

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá Cristie

O meu médico deixou-me comer fiambre durante a gravidez mas alertou-me sempre para quando o fosse comprar pedisse para o cortarem e nunca comprar aquele que já lá tem fatiado e depois em casa comer no máximo em dois dias.

Bjs
Ana

Superina -
Offline
Desde 21 Jan 2009

Pois é!
Eu também não sou imune..snif..snif, mas os sacrificios são por uma boa causa! e isso dá-nos força para tudo! Sorriso
A minha GO, tb foi muito sucinta: carne mal passada, evitar ao máximo a de porco, enchidos e saladas mal lavadas.
Quanto ao marisco, aos ovos crus, aos queijos não pasteurizados, nada tem haver com a toxoplasmose, mas sim intoxicações a que estamos sempre sujeitas, mas que na gravidez podem ser muito perigosas para o bebé.
O fiambre : já li que cm é cozido, não é considerado enchido, mas pelo sim pelo não, como de perú, que é bem bom! Aliás, usar e abusar das carnes brancas que são as mais saudáveis!

Já agora, se os enchidos forem bem cozidos, não deve haver problema, certo? o que acham?
E as natas? alguem já ouviu falar?

bjs

Sobre Superina

*********************
Mamã babada da Bea!:)

Superina -
Offline
Desde 21 Jan 2009

Lancei a questão sobre os enchidos bem cozinhados não fazerem mal, e acho que achei a resposta, e como é um artigo interessante para todas, aqui fica:

http://familia.sapo.pt/johnson/calendario_de_gravidez/conselho_dos_espec...

beijokas

Sobre Superina

*********************
Mamã babada da Bea!:)

Catarina F -
Offline
Desde 28 Jan 2009

ola
descobri hj este fórum para trocar ideias de grávidas
fiquei bastante contente por existirem estas formas de nos esclarecer.
como já foi dito cada medico tem a sua forma de dar conselhos, apesar de muitos deles, talvez a maior parte, coincidirem.
tou grávida de 9semanas mais ou menos e sempre m disseram que os primeiros 3 meses eram os mais cruciais. Há alguma coisa mesmo proibida nesta fase????
ainda tou a espera das análises para saber s sou imune a toxoplasmose.
beijinhos e bos sorte para tds as futuras mamas

kidi_oliveira -
Offline
Desde 03 Nov 2009

olá,

Eu sou nova aqui...
Estou grávida de 10 semanas e infelizmente descobri agora que não sou imune à toxoplasmose...fiquei mesmo triste porque adoro o meu gato e agora tenho receio por causa dele. O veterinário diz que não há problema se não mexer nas fezes...mesmo assim as pessoas passam o tempo a dizer me para não mexer no gato...
Só tenho consulta na quinta-feira até lá vou ter de esperar e ter cuidado redobrado...

Alguém já passou por isso?

Obrigada.

Beijinhos

wally -
Offline
Desde 08 Set 2008

Eu sou veterinária e mesmo assim nao sou imune à Toxoplasmose. E só parei de trabalhar aos 6 meses porque já me cansava levantar os bichos até à marquesa!
A doença transmite-se por ingestão de ovos dos parasitas, que são eventualmente libertados nas fezes de gatos que comem (ou comeram) carne crua. Por isso, evita seres tu a trocar a areia do gato e a fazer jardinagem, e caso o faças usa luvas. Lava as maos antes de comer... e aproveita muito o gato, que vai adorar festinhas e roçar-se na tua barriga!
Bjinhos
PS: as pessoas dizem muita coisa só para não estarem caladas! Habitua-te e prepara-te... vais ouvir cada uma! Piscar o olho

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá,

Eu sou imune à toxoplasmose. No dia em que fui à primeira consulta eu ainda não sabia que era imune e o médico recomendou-me que não comesse enchidos, conservas e caracois. Na 2ª consulta quando fui mostrar os exames e ele viu que eu era imune, voltei a perguntar e ele disse que se eu quisesse podia comer, mas que não aconselhava a comer.

Bjs
Ana

http://onossocasamento.pt/forum/12267

Susana Vales -
Offline
Desde 10 Nov 2007

eu sou imune à toxoplasmose (ainda bem pq tenho um gato) mas de qualquer forma a minha médica disse-me para tentar ser racional e nunca comer aquilo que eu não ache que seja de confiança...o que aliás deveriamos fazer de qq forma mmo qdo nao estamos grávidas. Antes de estar grávida deparei-me imensas com saladas, em restaurantes, claramente mal lavadas e já nessa altura nao as comia.
De facto o problema dos ovos e outros alimentos tais como as natas e maioneses tem a ver com uma possivel intoxicação alimentar ...o que grávida ou nao nao se deseja a ninguém. O que a médica me disse mmo para evitar foram os doces e os refrigerantes.
Agora claro se nao és imune à toxoplasmose deves evitar os alimentos que a possam transmitir tais como as carnes mal passadas, as saladas mal lavadas e os enchidos e fumados.
bjo
susana

ritabras -
Offline
Desde 06 Fev 2008

Se és imune não tens tantos motivos para te preocupares, ams deves sempre ter cuidado com o que comes, pois eu acho que numa gravidez não é a quantidade mas a qualidade do que se comse que interessa. Deves sempre ter atenção às intoxicações, de resto acho que podes comer de TUDO!
Beijnhos
Rita

Sobre ritabras

Rita

MLuis -
Offline
Desde 23 Out 2007

Sempre me disseram que grávidas não devem comer marisco e fritos. Devem ter cuidado com o açúcar ingerido para não terem diabetes (aquele tipo que só dura durante a gravidez).
E claro o queijo!!!!

Beijocas

Maria Luís

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá Maria,

Pois o meu médico tambem me falou no marisco eu é que me esqueci de mencionar, mas em relação ao queijo ele mandou-me comer queijo pasteurizado e iogurtes.

Eu não bebo leite, é impossível, desde pequena nunca gostei de leite e mesmo tentando beber dá-me vómitos, então como 4 ou 5 iogurtes por dia para compensar. Como ele me disse que não podia comer enchidos e o fiambre faz parte desse grupo, eu deixei de comer de manhã as minhas tostas de fiambre e passei a comer as tostas com queijo.

Bjs
Ana

http://onossocasamento.pt/forum/12267

ritabras -
Offline
Desde 06 Fev 2008

O fiambre não é um enchido, como muitas pessoas pensam, é cozido (verdade), porém, como não sou imune o meu médico disse-me para ter cuidado na mesma com o fiambre e não arriscar, mandou-me congelá-lo primeiro e depois descongelar quando quiser comer (nunca experimentei).
Como tu és imune acho que podes comer fiambre à vontade.
Rita

Sobre ritabras

Rita

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Eu vou 2ª feira à consulta e vou-lhe perguntar, é que eu já tenho saudades do meu fiambre de peru ao pequeno almoço.

Em relação ao fiambre congelado o meu marido congela muitas vezes, aproveitamos promoções e congelamos. Para mim compro de peru, ele gosta mais do outro normal de porco, eu já provei o fiambre de porco congelado e para comer em sandes eu noto diferença ele não.

Estou ansiosa para que chegue seguda, vou fazer a 2ª ecografia, como já estou de 9 semanas já deve dar para ouvir o coração bater.

Beijinhos
Ana

http://onossocasamento.pt/forum/12267

ritabras -
Offline
Desde 06 Fev 2008

Então? Como foi a 1.ª ecografia?
É uma emoção.
Fico a aguardar novidades.
Beijinhos

Rita

Sobre ritabras

Rita

nusrat -
Offline
Desde 31 Out 2006

eu nao sou imune a toxoplasmose e como tal ele disse me para n comer enchidos, mariscos, saladas fora de casa, fruta sem ser descascada, queijos do pasteurizados e nada daqueles tipo da serra da estrela ou seja queijos moles. de resto penso que posso comer td mas tenho mto medo de comer alguma coisa que me faça mal.

NUSRAT & YASFIR
* 23-06-2007 *

Sobre nusrat

NUSRAT & SAMI & Dayyan
29-09-2008: As nossas vidas ficaram completas com a chegada do nosso anjo Sami...
29-12-2009: uma passagem de ano com um novo sabor... positivo
18-08-2010: mais uma vez mama de um anjinho lindo...
Agora so falta a menina para completar...lol....

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá,

Rita não é a primeira ecografia é a 2ª, só tenho consulta às 18horas, estou tão ansiosa. Amanhã venho contar como correu.

Nusrat, pois é o que me pareceus, o médico se calhar disse que não me aconselhava a comer estas coisas porque na altura ainda não tinha o resultado dos exames. Como sou imune se calhar até posso comer de tudo. Hoje vou perguntar-lhe.

Beijinhos
Ana

http://onossocasamento.pt/forum/12267

Ana Lopes -
Offline
Desde 29 Nov 2006

Olá,

A consulta correu muito bem. Já deu para ver o coração do bebe a bater. É uma emoção muito grande!

Em relação ao que não se deve comer durante a gravidez o médico disse-me o mesmo, que não me aconselhava a comer o que mencionei em cima e não tem nada a ver com toxoplasmose. Ele diz que é por uma questão de precaução.

Em relação ao fiambre disse-me que podia comer, desde que fosse cortado no próprio dia e comer só durante 2 ou 3 dias. Depois começa a deteriorar-se.

Bjs
Ana

http://onossocasamento.pt/forum/12267