Grávidas o que não podem comer? | De Mãe para Mãe

Grávidas o que não podem comer?

Responda
48 mensagens
Amorinha -
Offline
Desde 19 Out 2007

Meninas só vou ao médico na 4ª feira mas toda a gente me diz não podes comer isto não podes comer aquilo.
Gostava de saber quais os alimentos que não posso comer desde já. Se há algum que mesmo antes de ir a médica eu deva saber que não posso comer.

Beijocas

Sobre Amorinha

Andreia e Tomás Olá!
Sementinha a caminho Vai ser um Vasco

paloma -
Offline
Desde 30 Nov 2007

oi amorinha...............
quando eu estive gravida o genecologista proibiu me de comer marisco, carnes mal passadas e fumeiros por causa da toxoplasmose...........pois podes nao ser imune

tanya soares -
Offline
Desde 27 Out 2008

estou gravida de 4 meses....estou a residir em inglaterra e so agora e que vou fazer a minha 1a ecografia......o meu medico aqui nao me falou quase nada das coisas que nao posso comer...o que ate agora soube foi por meio de amigas....mas ainda nao sei tudo....ajudem-me...beijinhos

Vania Neto -
Offline
Desde 09 Set 2006

tanya conheces este site?
http://www.nhs.uk/Planners/pregnancycareplanner/Pages/PregnancyHome.aspx

Vania & Henrik
08/09/2007
Quinta dos Raposeiros, Ericeira
Estar casada é muito especial...

Vania & Henrik
08/09/2007
Quinta dos Raposeiros, Ericeira
Estar casada é muito especial...

Anita Pita -
Offline
Desde 07 Maio 2009

boas...
descobri a 2 dias que estou gravida....
so tenho consulta segunda feira!!!
e tenho uma duvida!!!
é que eu estou abituada a dormir de barriga pra baixo....será que issi faz mal ao bebe???
beijinho e parabens a todas aquelas que tambem vao ser maes

cpc -
Offline
Desde 21 Abr 2008

Creio que não pelo menos eu dormi até conseguir, vai chegar a uma altura que tu é que não vais conseguir, a minha GO só no fim, lá pas 30 e tal semanas, é que me disse para evitar dormir de barriga para cima e para o lado direito. Não te preocupes agora o bebé ainda tem muiiitttooooooo espaço.

Rominafernandes -
Offline
Desde 12 Ago 2009

Hipnotizado olá meninas,
sou nova aqui no post, sabem, soube que estou grávida à 3 dias, não estava a contar, pois estou a acabar a licenciatura e só lá para Outubro ou Novembro pensava engravidar. Ainda estava a fazer a "limpeza" da pilula, apenas deixei à 2 meses, ainda não tinha ido ao GO... As férias, a tranquilidade do descanso e aconteceu. Notei logo que algo se passava pois nunca tinha tido um atraso tão prelongado.
Fico muito feliz por existirem espaços destes onde podemos colocar as nossas dúvidas ou pelo menos desabafar!
É claro que estou muito preocpada e ainda estonteada com esta noticia, mas há-de ser o que deus quiser. É a minha primeira gravidez e tenho tanto medo que aconteça alguma coisa de mal...

Mina

moona -
Offline
Desde 09 Nov 2009

eu estou para entra no 6 mes de gest eu fui a meu medico pegunta oq eu poderia comer e o que eu ñ poderia ele mim falou que eu ñ estou doente, e por causa disso eu posso comer tudo so ñ vou abusa de mais d refregerante ,comida endustrializadas

moona -
Offline
Desde 09 Nov 2009

eu estou para entra no 6 mes de gest eu fui a meu medico pegunta oq eu poderia comer e o que eu ñ poderia ele mim falou que eu ñ estou doente, e por causa disso eu posso comer tudo so ñ vou abusa de mais d refregerante ,comida endustrializadas

RaSF -
Offline
Desde 24 Ago 2010

Sonhador Gostaria de saber que tipos de peixe posso comer Sorriso

hellensinha -
Offline
Desde 18 Maio 2011

fis lo teste de farmacia deu positivo fin o beta de sangue deu positivo....meu primeiro bebe to muito feliz mas tenhu um pokinhu d medo neh

Dardania -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Olha nem eu mesmo sabia mas ontem minha sogra chegou em casa me falando sobre salsicha, caldo kinnor, e demais enlatados disse que não posso comer pois esses alimentos podem vir a gerar um cancer na criança futuramente. bjsx

Dardania

Dardania -
Offline
Desde 15 Jun 2011

Eiii parabens, e algo inesplicavel ser mae so mesmo estando com um bebe para saber..Voce vai ver daqui p frente e so alegria, e qndo ele começa a mexer que vc pode estar nervoza e aq uele ser mechendo dentro de vc e algo que não da p explicar so mesmo sentindo.
parabens felicidades

Andreia Pinto523 -
Offline
Desde 17 Set 2013

Ola! Estou gravida de 15 semanas e 2 dias, e so a pouco é que descobri que nao sou imune. Ate esse dia comia tudo principalmente fiambre entre esses tipos de alimentos. O meu bebe sera que vai ter algum problema? Isto da para ser tratado?

TeresaGodinho -
Offline
Desde 24 Jan 2007

Ola Amorinha

Tudo depende se és ou nao imune à toxoplasmose.
Se nao fores imune não deves comer carnes mal passadas, marisco, saladas fora de casa, etc
Se fores imune, estás mais à vontade, contudo deves ter cuidado com intoxicaç~es alimentares e coisas que as possam provocar, pq estando gravida torna-se pior!
ah... e alcool NUNCA
Teresa

Teresa

cristina2810 -
Offline
Desde 23 Mar 2007

Olá!
A minha medica falou-me no queijo-fresco, para evitar devido a brucelose! Se quiseres mesmo comprar, certifica que é pasteurizado.
Beijos

Cristina e Lara (nascida a 13/08/2008)

cristina2810 -
Offline
Desde 23 Mar 2007

Já agora aproveito para colocar uma duvida:
Podemos comer charcutaria (presunto, fiambre...), e queijos?

Como não sou imune a toxoplasmose, não quero correr riscos!
Beijos a todas!

Cristina e Lara (nascida a 13/08/2008)

vaniachabi -
Offline
Desde 21 Mar 2007

ola
olha eu nao estou ainda a pensar ser mamã, mas como acompanhei de perto a gravidez da minha melhor amiga sei de algumas coisas, pois ela nao era imune a toxicoplasmose.
Saladas so comia em casa porque tinha de as lavar mto bem. Fiambre, presunto, e todo o resto de enchidos nem pensar tava proibida. Assim tambem como o marisco e ainda caracois que ela adora e o alcóol tb tava proibido.
Quanto aos queijos penso que so o queijo fresco estava proibido, ela so podia comer daqueles ja embalados. acho que era so isto.
Beijinhos a todas

Amorinha -
Offline
Desde 19 Out 2007

Eu sou viciada... como vou resistir... Nós na 1ª consulta ficamos logo a saber se somos imunes ou não?
Ai meu Deus vou ter que fazer tantos tantos sacrificios, mas vai valer a pena.

Beijocas

Sobre Amorinha

Andreia e Tomás Olá!
Sementinha a caminho Vai ser um Vasco

vaniachabi -
Offline
Desde 21 Mar 2007

Se ja fizeste as analises o medico diz-te se és imune ou não. Se ainda nao fizeste deve mandar-te fazer as análises.
Se for daqueles quijinhos frescos da Pastoral ou da Matinal esses devem ser fiáveis, agora daqueles que nao sao ja embalados é mais complicado pois nao se sabe a qualidade do leite e essas coisas. Mas o medico deve dizer-te tudo. :)))
beijinhos

nokinhax -
Offline
Desde 02 Maio 2007

ola amiguita...
eu n t posso ajudar...n sou mama nem estou nos treinos ainda...
mas so sei k gostei dest post...
e smp bom saber pois tb n sabia...
so sei k s n for imune estou bem tramada!!!
hehehe amo marisco, carne mal passada e chouriça etc...
essas coisas boas ne?

adoro bebes hehehehe e tao bom ver a vossa felicidade!!!

PARABENS a tds as mamas e futuras mamas....

Sobre nokinhax

Ser Mãe é maravilhoso***
★ (¯`'•.¸(¯`'•. ¸*♥♥*¸. •'´¯)¸.•' ´¯) ★★**
O Mi veio conhecer os papás a 8 Junho 2011 e a Clarinha a 20 de Abril 2014★★
`'•.¸_) `'•. ¸_) ★(_¸.•'´ (_¸.•'´* ★★*`'•.¸_)★

cristina2810 -
Offline
Desde 23 Mar 2007

Aiiiie meninas, só sei que há mes e meio que não como enchidos, charcutaria, e marisco... Que saudades... Se pudesse, comia agora um paosinho com chouriço e uns camaroezinhos hehehe!!!
Acho que era capaz de comer um presunto interiro!
Mas pronto vou ter que esperar mais uns 7 meses!! Mas compensa o esforço!
Beijinhos, e nada de excessos!

Cristina e Lara (nascida a 13/08/2008)

Dolphina -
Offline
Desde 20 Ago 2007

Olhem lá...
Se por exemplo cozinharmos os enchidos (tipo bacon ou fiambre), o perigo mantém-se?
É q n sou imune à toxoplasmose e, só qd a médica me falou em cortar enchidos é q me apercebi q afinal comia muito mais do q pensava... (achei q era só salsichas de vez em qd, mas acabo por comer bacon-como tempero de estufados- e aprendi recentemente a gostar-e adorar-linguiça...)

estreliita -
Offline
Desde 28 Dez 2007

olá, segundo aquilo que sei e li, o problema´é não ser cozinhado, por isso se utilizares nos teus cozinhados não haverá problema.

cristina2810 -
Offline
Desde 23 Mar 2007

Podes comer enchidos/charcutaria se forem conzinhados, assim não há problema, por a comida é fervida e queima os germes.
Bjs

Cristina e Lara (nascida a 13/08/2008)

rute_castro -
Offline
Desde 19 Set 2007

Em primeiro lugar, para as meninas que ainda andam nos treinos, podem ir ao médico e além de começarem a tomar o acido fólico 3 meses antes de engravidarem (para sairem pequenos génios) podem tambem ser vacinadas contra a toxoplasmose!
Eu no meu 1º bebé tb não era imune, não comia queijo fresco (ainda eu o pasteurizado fosse de confiança - não sabia se devia confiar e eram só 9 meses), nem enchidos, nem saladas!
Além da comida os gatos tb são de evitar, aliás se têm contacto com gatos provavelmente são imunes!
Alem da toxoplasmose, eu já era gordinha e tinha de ter cuidado com a alimentação (engordei apenas 8kg e deixei tudo na maternidade).
Fruta ideal: Maças e Peras (nada de bananas, mangas e da laranja só o sumo)
Não comer bolachas, o snack ideal é 1 peça de fruta ou um iogurte.
E claro muito peixe grelhado e cozido (salmão e sardinha por causa do acido folico - mas atenção que a sardinha é muito gorda!)
Carne grelhada e muitos legumes! Feijão verde, Cenoura, um bocadinho de ervilhas e batata ...
Nada de sumos, mesmo os nectares!!! Agua! É saudavel e ajuda a criar condições ideais para a amamentação!
Comer sempre de 3 em 3 horas pouquinho de cada vez e NUNCA sentir fome!!!

Espero que o post seja util!

Rute Silva

Dolphina -
Offline
Desde 20 Ago 2007

Rute, só uma correcção:
Não é necessário evitar os gatos!!!!!
O parasita transmite-se através das fezes dos gatos. Por isso, basta n tratar do caixote da areia q a probabilidade de contágio torna-se quase nula. Além disso, se forem gatos de interior e comam apenas ração própria para eles, aí então torna-se quase impossível eles transmitirem o parasita.
Qt ao caixote, em último caso, se n houver mais ninguém para tratar dele, a própria grávida pode fazê-lo desde q use luvas e máscara, e dp lave muito bem as mãos.

Isto tudo para dizer q n vale a pena pensarem em ter de dar o animal qd engravidam, mesmo q o vosso médico vos diga isso. Sim,pq ainda há muitos médicos q n estão bem informados e começam logo a dizer q tem de se desfazer dos animais...

Para terminar: infelizmente, nem sp o facto de ter animais faz com q estejamos imunes...Eu sou desses casos: sp fiz festas a tudo o q é animal, tenho uma gata em casa dos meus pais já com 13 anos, e agora tenho mais 3 gatas comigo, e n estou imune...-Mais uma forma de provar q a doença n se apanha assim tão facilmente... Piscar o olho

PS- vacina contra a toxoplasmose????? Sp me disseram q n há... Tens a certeza disto??? (é q eu frequento fóruns de animais, e este tema é obviamente frequente, e tds dizem q n há vacina...)

rute_castro -
Offline
Desde 19 Set 2007

Em relação à vacina, ouvi falar dela quando estava grávida. De qualquer forma vou ao ginecologista na próxima 3ª e já contava pedir-lha (bem como a da prevenção do cancro no colo do utero que tb é recente!). Depois faço um update ao post!

Já quanto aos animais, obrigada pelo esclarecimento. Eu pessoalmente (eu sei que isso não faz de mim uma exelente pessoa) mas não sou fã de bichos. Gosto deles, não lhes faço mal, respeito-os mas não os deixo entrar na minha vida - não gosto do compromisso!

Nunca diria para se verem livres dos gatos por estarem grávidas, mas mesmo com todas essas atitudes defensivas (e da mesma maneira que podes viver com gatos e não ser imune) e acho que pedia a alguem da minha familia para tomar conta do gatinho durante 9 meses (eu sei que para o bichinho é traumatico), o meu bebé seria sempre o nº 1! E as coisas acontencem ... e por outros motivos .. mas nunca deixarias de pensar WHAT IF?

Normalmente conto uma história ridicula! Alguem durante a minha gravidez me disse que usando fios o bebé iria nascer com o cordão enrrolado ao pescoço - o que é ridiculo e infundado!!! - desde esse dia nunca mais usei! 1º porque eram apenas 9 meses! 2º porque ele podeira nascer assim por uma qualquer razão cientifica e eu nunca deixaria de pensar naquele dia, naquele dia que tinha usado um fio para ficar bonita!

Somos exclusivamente responsaveis pelo bebé durante 9 meses da nossa vida que provavelmente durará 80 anos! São sacrificios durante 9 meses, depois desse tempo repartimos responsabilidades com o pai e com a criança ... Mas nesses 9 meses ... Sou eu que como, que respiro, que sinto por 2!

(atenção: o pai tem um papel importante ao longo de todo o processo, mas acho que se percebe o meu ponto de vista)

Beijokas!

Rute Silva

rute_castro -
Offline
Desde 19 Set 2007

2002-02-22
Encontrada possível vacina contra a toxoplasmose
Segundo um artigo ontem publicado pela revista "Nature", uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu como neutralizar o parasita responsável pela toxoplasmose. Deste modo, abre-se caminho à possibilidade de encontrar uma vacina que neutralize uma doença que provoca profundas malformações nos fetos. Por outro lado, estes estudos poderão também ajudar a combater outras doenças como o paludismo..
In http://clix.expressoemprego.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=2396

21 Dec 2007
Vaccination to prevent toxoplasma abortion
Research in New Zealand led to the development of a strain of toxoplasma (S48) that will infect and multiply within sheep cells, stimulate good protection, but will not cause persistent infection in sheep. This strain was tested and found to be a highly effective vaccine preventing toxoplasma abortion in sheep and goats. Further research was conducted at Moredun to determine the nature of the immune response stimulated by the vaccine and the duration of immunity under controlled experimental conditions. The safety and efficacy of the vaccine was further demonstrated in field trials in the UK involving 11 000 gimmers and is now marketed in the UK and Europe as Toxovax®. The vaccine induces very good protection in sheep after only one injection.
There are currently no vaccines available for use in humans to protect against Toxoplasma infection and it is hoped that the research conducted in sheep may help in the development of a safe and effective vaccine for use in people.
In http://www.moredun.org.uk/feature-article.asp?ref=111

Eu tinha lido um artigo na Pais e Filhos sobre a vacina durante a minha gravidez (2005) e aparentemente estava para ser lançada no mercado, depois do teu post fiz alguma pesquisa na net e aparentemente já existe uma no UK ... para ovelhas ... nem para gato ... Triste
De qualquer forma façoum follow up na 3ªfeira

Rute

Dolphina -
Offline
Desde 20 Ago 2007

Era tão bom haver vacina...

Qt ao "sacrifício", basta serem 9 meses sem lhes fazer tantas festas q para mim já é um grande sacrifício...
Enquanto n tenho filhos elas são as milhas filhas (com as devidas "distâncias", claro), e por isso nem me passa pela cabeça abdicar delas, mesmo q seja para irem para casa de familiares...
Para mim já vai ser muito difícil n fazer festas aos animais de rua q encontro, qt mais às minhas meninas...

rute_castro -
Offline
Desde 19 Set 2007

Aceito o ponto de vista! Mas não entendo! Provavelmente porque não tenho essa relação - aceito!
Mas se o teu marido, irmão, mãe ou melhor amiga apanhar Rubéola ... arriscas o bebé só para não perder contacto com essa pessoa durante 9 meses?!?!?!
Consegues abdicar de vicios, mudar rotinas, alterar habitos ... e durante 9 meses ... não cosideram a hipótese de viver longe de um ente querido por uma boa causa?
Aceito .. mas não compreendo!

Rute