2 indicadores minor na eco morfologica | De Mãe para Mãe

2 indicadores minor na eco morfologica

Responda
18 mensagens
Desde 11 Jul 2014

Bom dia caras companheiras de "viagem", estou grávida de 22 semanas e uns dias, e até á data estava tudo impecável com a minha bébe. Os resultados do rastreio das 12/13 semanas foram ótimos e a possibilidade de a bébe ter algum tipo de trissomia era quase nula. Não fiz sequer a amniosintese. Entretanto ontem fiz a eco morfológica e embora a bebe esteja saudável e com os orégãos todos bem formados, a médica detetou 2 sinais minor de t21. Ela disse não ser preocupante mas estou super apavorada porque pelo que tenho lido ninguém passou por isto!! Esta super descansada com isto e agora morro de medo que a minha menina tenha algum tipo de deficiência!!
Ambos os sinais são pequeno e em isolado nunca me seriam sequer comunicados, mas como tem 2 a médica teve que mo dizer!

Estava a ter uma gravidez de sonho e agora o mundo desabou!

Alguém passou por algo semelhante?
O que contará mais? O Rastreio ou a eco morfológica?

Obrigada Sorriso

IIsabelSantos -
Offline
Desde 28 Out 2013

Eu tive que fazer amniocentese porque vim com u mrastreio "mau", 1/40 para T21. Graças a Deus estava tudo bem mas, o que a médica me disse na altura é que tal como o rastreio tem falsos positivos, também tem falsos negativos! Mas de certeza que não vai ser o teu caso e vai estar tudo bem!

taple -
Offline
Desde 28 Nov 2013

Que sinais minor é que ela viu na ecografia?
Qual é a opinião da médica? O que ela disse para fazeres, repetir a eco por exemplo? Tens mais algum médico que te possa dar uma segunda opinião?
A minha princesa, na eco morfologia, tinha um foci ecogenico e o médico nem me disse nada, aliás até disse que estava tudo perfeito. Só quando abri o relatório é que vi la isso escrito, fui pesquisar à net e dizia que, apesar de ser bastante normal, podia ser um indicador de trissomia. Como confio em pleno no meu obstetra, não liguei à informação que pesquisei e na ultima eco já não tinha nada.

Sobre taple

27.07.2014 e 06.09.2016 - os dias mais felizes da minha vida <3 <3

3Papercutz -
Offline
Desde 04 Jan 2011

Ola Catarina,

Eu não posso dizer t para teres calma porque sei que isso não resolve muita coisa, mas posso contar-te a minha situação.

Eu tive um rastreio bioquímico óptimo com uma probabilidade de 1:85000 na t21, e nas outras 1:100000.
Estava tudo óptimo na eco das 12 sem. e dps quando fui fazer a morfológica encontraram quistos bilaterais dos plexos coroideus (que são basicamente dois quistozinhos no cérebro e são marcadores fracos de t18). O médico não deu nenhuma relevância aquilo mas uma pessoa fica a pensar, e acaba por ir ao google e ler coisas que nem sempre nos deixam mais descansadas.
Dps de muita lágrima e preocupação acabei por falar com 2 obstetras, o meu marido fartou-se de ler artigos cient. acerca do assunto, e voltei a falar com o ecografista porque esta semana voltámos lá para ver se já tinham desaparecido e um deles ainda lá continua… nenhum deles valorizou a situação. Compreenderam a minha preocupação, disseram-me que podia fazer uma ressonância ou um ecocardiograma fetal mas que não acreditavam haver necessidade.

O que te posso dizer é que não vale a pena andarmos stressadas, tenta falar com bons profissionais, e acreditar na opinião deles porque se não confiarmos neles não vale a pena.

Depois de ouvir 3 médicos dizerem-me para não me preocupar, tenho de acreditar que é o mais acertado, pois eles assistem a estas coisas todos os dias, e por mais que leia, eles percebem muito mais do assunto do que eu. Por isso não podemos passar o resto de uma gravidez em completa angustia. Como costumo dizer, só fico descansada quando nascer, mas ainda assim, não vale a pena a angustia que só nos faz mal a nós e ao bebé.

Por isso o conselho que te dou é, tentar falar com bons médicos, e tenta saber se há algum tipo de exame complementar que possas fazer para ficar mais descansada.

Quanto ao que é mais importante, penso que são os 2, embora no meu caso o medico ecografista me tenha dito logo na eco das 22 semanas que "com um rastreio bioquimico bom cm era o caso nao havia qualquer situação para alarme" e para não me preocupar. Por isso acho que o rastreio ainda deve contar alguma coisa. Mas fala com um obstetra, pergunta tudo, acho que é o melhor que temos a fazer, e geralmente, eu pelo menos, venho sempre mais descansada..

Um beijinho e vais ver que tudo vai correr bem.

Desde 11 Jul 2014

A média que fez a eco disse apenas que devia falar com o meu médico. Hoje vou ter consulta com ele mas entretanto já falei com a enfermeira que também me acompanha e ela disse que não me devia preocupar. Mas uma pessoa fica sempre preocupada! Os sinais são minor o que significa que são muito ligeiros, mas um deles é o dedinho mindinho da mão esquerda não dobrar tão bem e sobrepor ligeiramente o anelar e o outro é um pontinho branco no coração que em casos normais passa sem tratamento.
A questão do dedinho pode ser hereditário e o meu pai (avô da bebe) tem isso nas duas mãos!!! Muito acentuado!
Aqui a questão é que não queria fazer a amniosintese com mais de 22 semanas! Não faz sentido porque seja o que for vou ter a minha bébe, mas a ideia de que ela pode ter algum problema atormenta-me!
Hoje talvez fique um pouco mais descansada e depois digo-vos!
De qualquer forma muito obrigada pelas vossas respostas e atenção! :)

Beijinhos a todas

taple -
Offline
Desde 28 Nov 2013

[quote=Catarina Alves 1234]A média que fez a eco disse apenas que devia falar com o meu médico. Hoje vou ter consulta com ele mas entretanto já falei com a enfermeira que também me acompanha e ela disse que não me devia preocupar. Mas uma pessoa fica sempre preocupada! Os sinais são minor o que significa que são muito ligeiros, mas um deles é o dedinho mindinho da mão esquerda não dobrar tão bem e sobrepor ligeiramente o anelar e o outro é um pontinho branco no coração que em casos normais passa sem tratamento.
A questão do dedinho pode ser hereditário e o meu pai (avô da bebe) tem isso nas duas mãos!!! Muito acentuado!
Aqui a questão é que não queria fazer a amniosintese com mais de 22 semanas! Não faz sentido porque seja o que for vou ter a minha bébe, mas a ideia de que ela pode ter algum problema atormenta-me!
Hoje talvez fique um pouco mais descansada e depois digo-vos!
De qualquer forma muito obrigada pelas vossas respostas e atenção! :)

Beijinhos a todas[/quote]

Esse "pontinho branco" no coração deve ser o foci ecogenico como a minha tinha na eco morfológica e desapareceu naturalmente.
Fala com o teu médico para teres outra opinião mas, se o teu avô tem essa questão do dedinho, se for um foci ecogenico e se os rastreios estavam todos com valores bons, parece-me que não passa de um susto :)
Depois diz alguma coisa.
Felicidades!

Sobre taple

27.07.2014 e 06.09.2016 - os dias mais felizes da minha vida <3 <3

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

O meu mais novo na eco do primeiro trimestre disseram-me quase de deteza que ele era portador de trissomia 21, ate ja me queriam encaminhar para a interrupção da gravidez(nunca percebi bem o porque, até porque ainda nem tinha feito amniocentese e não abortaria em caso de trissomia 21), depois fiz amniocentese que veio c um resultado duvidoso pq houve contaminação da amostra e apontava para uma duplicação do cromossoma 21... Falei com o geneticista que me garantiu que não era o cariotipo fetal, que era contaminação... Descansei um pouco porque o geneticista e um dos melhores da Europa. Mas nas restantes ecos sempre houve um marcador(e não e minor) de trissomia 21... Os ossos longos curtos. Mentalizei-me que i meu bebe tinha trissomia 21 apesar dos médicos dizerem que não... E assim foi, o meu bebe nasceu prematuro depois de uma gravidez muito complicada, cheio de saúde e sem trissomia, mas garanto-te que o ia amar exactamente da mesma forma.
Tudo isto para te dizer que ecos, rastreios e até amniocenteses não são certezas, relaxa e confia nos médicos

mamacoelha -
Offline
Desde 26 Maio 2012

pois, os ossos curtos...é baixote, pronto!

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

[quote=mamacoelha]pois, os ossos curtos...é baixote, pronto![/quote]

Hehe não se trata de ser baixote, os ossos longos curtos(fêmur e úmero) são um marcador de trissomia, mas podem não ser, existe sempre o reverso da medalha né?
O meu filho nasceu com 43 cm não por ser baixo, mas sim por ser prematuro

mamacoelha -
Offline
Desde 26 Maio 2012

olha e o meu nasceu com 45,5 as 39 semanas , pq nasceu pequenino... e tb nos preocupamos com eventuais problemas.

Desde 11 Jul 2014

Taple, Obrigada pela tua resposta.
Sim o pontinho é um foco ecogenico, e quem tem o dedinho torto( o mindinho das duas mãos!) é o meu pai, não o meu avo.
Por isso creio que o mais provável é ser mesmo hereditário :)espero!
Entretanto fui á consulta e mostrei os resultados ao meu médico. Ele acha que não me devia preocupar, mas não se queria comprometer com uma decisão da minha parte.
Ele disse que para tirar dúvidas (aconselhou-se até com outro colega dele com a mesma opinião)eu deveria fazer a amniocentese. Que um exame com 2 indicadores de resultado deveria ser contraposto com uma amniocentese.
O problema é que eu não quero fazê-la porque já tenho 23 semanas e para além de ser super doloroso, posso colocar a vida da minha menina em risco! Uma coisa é faze-la no inicio, outra é fazer este exame, com 5 meses e depois de já sentir e ter visto a minha menina imensas vezes e saber que ela é saudável! Por outro lado, não é a uma semana do limite legal que eu iria decidir se iria interromper ( nunca foi minha convicção interromper uma gravidez de um bebe com t21 embora seja muito difícil seguir em frente).

Então havendo a possibilidade (a meu ver o dinheiro é precisamente para estas situações) foi-me sugerido o teste Harmony, conheces? Atualmente baixaram o preço e embora tenha uma taxa de precisão de 99,9% não é evasivo e não faz mal é minha bebe. Custou 495€ mas prefiro assim...
Agora é esperar por que passem 2 semanas e ficar tranquila até lá. O meu médico diz que tomei a atitude correta porque assim eu fico ou descansada, ou preparada no caso do resultado ser positivo, até a bebe nascer.

Mas estou bem mais positiva do que estava e hoje, pela primeira vez, deitada no sofá vi a minha barriga mexer! :) É uma menina traquinas que aqui está e pelo que sinto...está cheia de vida! :)

Obrigada

Desde 11 Jul 2014

Mama do Martim...
Nem quero imaginar as aflições porque passaste! Tomaria a mesma decisão que tu mas felicito-te por toda a coragem! :)
Acredito que não tenha sido mesmo nada fácil!

Já fui ao médico e ele disse-me que para tirar duvidas que devia fazer ou a amniosintese ou o Harmony (que é muito caro e ele estava reticente em sugerir-mo). Falou com outro colega dele que lhe disse que eu devera fazer a amnisosintese. Não sei se leste acima a resposta que dei á Taple, mas eu não quera agora a esta altura colocar a vida da minha menina m risco com um exame tão evasivo entendes? Optei pelo Harmony...e a partir de agosto recebo os resultados.
O meu médico disse-me que o risco de perder o bebe com a amniosintese era superior ao de a bebe nascer com problemas!
Mas assim fico mais descansada e fico a saber com o que contar!

Também dificilmente optaria por interromper a gravidez de um filho meu por ter t21 :)
Mas a hipótese de vir a acontecer assusta muito e coloca-nos a questionar sobre as nossas capacidades não é? :)

Enfim vai correr tudo bem, tenho a certeza!

Estou bem mais positiva do que estava e hoje, pela primeira vez, deitada no sofá vi a minha barriga mexer! :) É uma menina traquinas que aqui está e pelo que sinto...está cheia de vida! :)

Obrigada e beijinho!

mamacoelha -
Offline
Desde 26 Maio 2012

ainda bem q tomaste essa opção, ficas mais descansada.

Hoje em dia, e com a qt de exames e diagnósticos, n é difícil ficarmos com coisas na cabeça.

vai correr tudo be, dps da noticias.

bjs

taple -
Offline
Desde 28 Nov 2013

Eu faria exactamente o mesmo que tu. Havendo a possibilidade de fazer esse teste não invasivo é, sem dúvida, a melhor opção, até para passares uma gravidez mais tranquila.
De certeza que vai correr tudo bem :)
É maravilhoso sentir a barriga aos pulos! As saudades que vou ter de sentir isso :)
Felicidades!!

Sobre taple

27.07.2014 e 06.09.2016 - os dias mais felizes da minha vida <3 <3

VanyBv -
Offline
Desde 21 Jul 2009

se tens hipotese de fazer esse exame nao invasivo acho q sim, que deves optar por ele, mas olha que na MAC dizem q tanto o BVC como a Amniocentese tem risco de perda fetal de 1%. eu fiz o BVC (faz-se mais cedo) pk na ecografia a minha menina tinha o osso nasal hipoplasico, ou seja, nariz pequeno e o rastreio tb veio 1 pco alterado, pimba ... la fui eu pra BVC q fiz as 13 semanas e hj fiz as 18 semanas e a minha menina é super saudavel, sem nenhuma trissomia :) e assim vai acontecer ctg e c o teu bebé ;)

1alexs2 -
Offline
Desde 26 Out 2012

Repita a ecografia num outro sitio.

Pelo que o médico me explicou consoante ia fazendo a ecografia, sinais de alerta são:

- falta da falangeta no dedinho mindinho (o osso da ponta do dedo em falta)
- falta do osso nasal
- fémur curto
- crânio grande

Na eco morfológica o médico deve procurar estes sinais.

Espero que corra tudo bem.
Felicidades

3Papercutz -
Offline
Desde 04 Jan 2011

Acho que fazes bem… pois eu tb n queria fazer amniocentese por risco de perder um bebé saudável. A esta altura não saberia lidar com isso… Risco de 1% em 100 ainda é um risco considerável (é o mesmo risco de um bebé ter quistos dos plexos coroideus, e o meu tem!), e pelo que li tem muito a ver com quem a faz, e pelo que uma amiga que é médica me explicou, ou problema é que não há formação em Portugal, vão aprendendo a ver outros fazer mas nem todos obviamente são bons. Ouvi dizer que há uma medica na MAC que é muito boa, fez a formação lá fora e tem pr'ai 1 aborto em 28 anos de serviço ou lá o que é.

Mas isto para dizer, essas questões dos marcadores, há marcadores fracos, como tb é o caso dos quistos do meu bebé, mas por exemplo, o pai do bebé e as irmãs todas dele têm uma cabeça grande,
(aconselharam inclusivé a minha sogra a abortar da 2ª bebé porque pelo tamanho da cabeça tinha uma trissomia de certeza) e foi o que a OB me disse: o bebé até podia por exemplo ter outro "marcador" que é a cabeça grande, e no entanto só queria dizer que saía ao pai. Por acaso não saiu, mas se tem saído eram logo 2 marcadores e um deles não é um marcador fraco. Portanto isso do dedo da tua bebé é a mesma coisa, neste caso é simplesmente hereditário e não um marcador.

Não te preocupes, se tens a oportunidade de fazer o Harmony, acho óptimo, mas não vale a pena andares nervosa.
Os quistozinhos do meu bebé estão sempre um bocado como pano de fundo na minha cabeça sabes, sobretudo quando me dizem coisas tipo "o importante é vir com saúde" ou "desde que venha perfeitinho…" e aí lembro-me novamente disso, mas regra geral consigo abstrair-me dessa preocupação e é o que tens de fazer, pelo bem da tua sanidade mental, e da tua bebé :)

Beijinho grande e dps vem cá contar-nos as boas novas :D

VanyBv -
Offline
Desde 21 Jul 2009

eu por acaso fiz o BVC na MAC e foi uma médica loira,magrinha e de óculos (n sei qual o nome), nao sei se é essa q conheces ou q te falaram e ela enkto fazia a mim estava a explicar a outra médica que estava lá a observar.