1.ºs tempos após o nascimento | De Mãe para Mãe

1.ºs tempos após o nascimento

Responda
22 mensagens
bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Olá mãmãs,

Costuma se falar a maternidade frisando as coisas boas e cor de rosa do momento...
Mas agora, um choque de realidade se faz favor... contem-me como são realmente as dificuldades dos primeiros tempos...
Tiveram momentos de tristeza? Os vossos companheiros ajudaram? Sentiram logo aquele amor incondicional a seguir ao parto? E quais foram os vossos medos e ansiedades? E a relação com os vossos companheiros?
O porquê do tópico? Sei que cada mãe é uma mãe, mas gosto de estar preparada para tudo, para não me sentir "anormal" na hora H Sorriso

sandra_rui -
Offline
Desde 09 Jan 2013

Olá mamã. Antes de mais parabéns pela gravidez Sorriso que sejam uns 9 meses tranquilos Sorriso
Bem os primeiros tempos não são fáceis, são muitas alterações na rotina habitual, passamos a ter um ser que depende em tudo de nós, e por vezes o cansaço não ajuda.
No meu caso assim que vi a minha filha amei-a incondicionalmente, aliás já na gravidez era um grande amor, mas nada que se compare àquele momento, quando achamos que não podemos amar mais, eis que nos surpreendemos Sorriso
Nas primeiras semanas o meu marido foi incansável, se não fosse ele talvez as coisas não tivessem corrido como correram. No 1º mês a minha filha pouco dormia, quer de dia quer de noite, tinha muitas cólicas, outras vezes chorava e eu nem sabia porquê, ele foi essencial. Lembro-me que eu estava num cansaço tal que numa noite cheguei a adormecer em pé com a menina ao colo... Ele passou muitas noites acordado a tentar adormecê-la enquanto eu descansava um pouco.
Nunca se está preparado, por mais que se leia, se ouça opiniões. Cada bebé é único assim como cada mãe Sorriso
Tive a ajuda da minha mãe que vinha ao Sábado durante o primeiro mês para me limpar a casa e passar roupa, de resto sempre fizemos sempre tudo os 3. Aliás os meus sogros queriam ficar cá em casa nos primeiros dias após sair do hospital e eu não quis. Os 3 precisavamos de nos adaptar uns aos outros, por mais cansaço que isso implicasse, foi a minha decisão Sorriso
Se voltaria a passar por tudo? Sem dúvida! Quando vejo o desenvolvimento da minha filha encho-me de orgulho, amo-a mais a cada dia, se é que isso é possivel.
Apesar de todas as noites sem dormir (e isso para mim foi um grande sacrificio porque era muito dorminhoca), todos aqueles dias em que ela chorava e eu não sabia porquê e entrava em desespero, é o meu tesouro, a minha princesa, o meu maior amor Sorriso

8 Setembro 2013: Tudo fez sentido <3

tipp -
Offline
Desde 22 Jan 2014

O primeiro mês é difícil! Lol quer o bebé seja calmo ou não.
São muitas alterações ao mesmo tempo, hormonas, sono, cuidados ao bebé etc.. Tudo coisas que não estávamos habituados.
No meu caso, chorei algumas vezes, faz parte Sorriso a minha bebé teve muitas cólicas, é desesperante!
O meu marido trabalha por conta própria e tem horários complicados, saia de manha e voltava à noite, esteve 1 dia em casa, mas durante a noite ajudava muito, a mim até me custava, porque sabia que depois ele tinha que ir trabalhar.. Não tenho os meus pais perto e os meus sogros só vinham ver a bebé e nada de ajudar noutras coisas necessárias..
Resumindo, depois de uma cesariana, fiz tudo quase sempre sozinha, casa, roupa, comida, cuidados à bebé, e sobrevivi sem grandes problemas Sorriso
Tudo se faz, com calma e perserverança Piscar o olho

amorosa83 -
Offline
Desde 06 Mar 2015

parabens mae Sorriso felicidades.
Bem o primeiro mes é de fugir quer ele seja bom ou mauzito..as dores da recuperação, o cansaço, o sono, a rotina do tira fralda da mama dorme tira fralda da mama dorme acalma a birra, da colo etc é muito cansativo.
um bebe exige muita atençãoi e cuidado, o meu nasceu no frio, o que foi pessimo pois o medo era se ela nao teria muito frio pois moro num sitio gelado e a casa é fria..nao quis lareira tive medo dos fumos e cinzas que sempre saem plo ar..depois o aquecedor a oleo seca o ar..credo..depois é a cama que é grande e ele minusculo, depois se chora é porque choram se não chora é porq aconteceu algo (na nossa cabeça so pk eles estao é a dormir)..enfim...
quanto ao amor eu ja o amava incondicionalmente antes do parto mas quando ,mo puseram no colo e eu nem quis que o limpassem foi lindo, amor a primeira vista..é inexplicavel.
o marido igual, sempre comigo e ajudou no parto e depois em tudo o mais em casa, ia busca-lo ao berço para eu não levantar mudava a fralda e deitava-o..eu dava a mama..isto nos 1 tempos pk depois de passarem as dores assumi tudop sozinha pk eu sou assim:-) ele acordava e sorria e ficava so a ver-nos Sorriso
a relação com ele, no 1 mes mais distante na relação a dois pk o bebe não perdoa..;-)depois disso já se perderam os medos de o levar a rua, de ir jantar fora ou almoçar e leva-lo:-) ou deixar com algume..e depois a intimidade que so devera ter quando se sentir bem;-) as vezes temos medos e receios, que doa, que estejamo "largas" que isto e aquilo e o outro.. normalissimo;-)
tudo é compensado pelo sorriso deles e pelo olhar:-)
quanto a casa ele ajuda em tudo e ja na gravidez tinha sra da limpexa oi que não prescindo pois o tempo agora e escasso e th mais q perder tempo em limpar a casa Sorriso

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Obrigada pelas vossas respostas Sorriso e o amor incondicional na gravidez, desculpem perguntar, surgiu em que fase? logo no início? é que estou de 6 semanas, e ainda nem grávida me sinto, é como se ainda custasse acreditar que há mesmo outro coração alem do meu dentro de mim, e ainda não consegui estabelecer ligação, com um ser extra-eu, se me faço entender...
E depois penso que não é como imaginei. Imaginei que mãe sente esse amor mal sabe que está grávida... mãe sabe que está grávida antes sequer de fazer o teste... como se tivesse um sexto sentido... mãe sente logo isso tudo...
e eu, ainda não senti, dessa maneira. com vocês no início tb foi assim?

amorosa83 -
Offline
Desde 06 Mar 2015

tem calma mama isso é mesmo ansiedade de gravida Sorriso ehehe
eu senti que estava pois alem do atraso o sono era demasiado e o peito dorido..o teste confirmou...quando soube ja estava de quase 6 semanas..acho que comecei a sentir isso com a eco das 12 semanas..na 1º so vi um ponto dentro do saco mas nesta das 12 embora muito embriao vi mexer e ja se definia o "corpinho" e depois com o bater do coração.. a partir daí o sentimento foi ficando cada vez mais forte a a cada eco o amor aumentava atingindo o auge no parto.
mas é normal muitas mamas so sentem isso depois de os terem nos braços pois até la é um ser que esta em nos.não tenhas medo pois quando o vires vais amar Sorriso

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Sorriso obrigada. Eu já fiz a 1.ª eco, e vi um saquinho e 1 pontinho. Fiquei feliz, mas não senti ainda aquele amor de que tanto sempre ouvi falar. Nem chorei!

smpvfd -
Offline
Desde 23 Ago 2014

ola,

E normalissimo nao se sentir gravida ainda, o seu corpo ainda nao se modificou muito.
Penso que na primeira ecografia e qd realmente vai sentir a mudanca...vai ver o seu rebento e vai existir uma maior empatia.
Existem muitas mamas que se sentem muito ansiosas ate as 12 semanas, se conseguir manter a gravidez em "segredo" faco-o, aproveite esse tempo para se adaptar a nova situacao em paz e sem terceiros sp a opinar.
Muitas mamas quando veem o seu bebe pela primeira vez sentem que finalmente conheceram o significado da palavra amor, outras demoram um pouco mais a amar..
Tente ter muita skin to skin com o bebe, eles adoram e nos tb.
E muito importante a ajuda do nosso parceiro, ficamos muito cansadas e e importante para eles se sentirem incluidos e comecarem a criar lacos com os filhos.
Nao se preocupe nada com a lida da casa...tudo a seu tempo se vai fazendo.
Um conselho que lhe dou, e nao ter muitas visitas nas primeiras 2 semanas, e muito importante ter tempo para conhecer o seu bebe, receba so pessoas chegadas, em que se sinta confortavel de dizer que gostaria de ficar sozinha e nao tenha k fazer sala..
Se lhe oferecerem ajuda com a lida da casa aceite (nao com o bebe, dele/a deve ser voce e o pai a tratar, mas claro se precisar de ajuda peca)....nao e a altura de ser orgulhosa.
Acho que a parte mais complicada e mesmo a amamentacao...e mais complexo que a partiida julgamos.
Para algumas mamas e um processo simples, mas para 95% e muito complicado. Temos k ensinar o bebe a mamar, a pega tem k ser correta, nao temos ainda mto leite, temos k estimular com a bomba, temos de dar de mamar de 3h em 3h ou no maiximo de 4h em 4h.
Cansadas e sem dormir tudo piora.
Nao tenha medo de dizer o que pensa, se algo lhe esta a incomodar fale....e deixe o seu parceiro ter alguma responsabilidade tb.
Todas as mulheres vivem esta fase de maneira diferente, nao existe certo ou errado, pk todas temos personalidades diferentes.
Tenha um resto de boa gravidez. aproveite e nao seja muita rigida consigo propria....vai ser como uma montanha russa....muitos altos e baixos.

smpvfd -
Offline
Desde 23 Ago 2014

mãmãdesetembro escreveu:
obrigada. Eu já fiz a 1.ª eco, e vi um saquinho e 1 pontinho. Fiquei feliz, mas não senti ainda aquele amor de que tanto sempre ouvi falar. Nem chorei!

Eu tb nao chorei, e super normal e tb fiz a eco muito cedo...vai ver k com o tempo os sentimentos vao alterando.
sabemos k temos um bebe a cre

tipp -
Offline
Desde 22 Jan 2014

" esse amor " comecei a sentir a partir da eco das 12 semanas e principalmente as 18s quando senti os primeiros movimentos Sorriso

amorosa83 -
Offline
Desde 06 Mar 2015

Sim na 1º eco tb nao senti assim grande coisa..mas na eco das 12 aí ja foi diferente...nao chorei em nenhuma confesso..so cairam umas lagrimas quando ele nasceu:-)

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

É normalíssimo que as coisas ainda pareçam muito estranhas pois a gravidez ainda é muito recente! Além disso, a gravidez pode também não ser nenhum mar de rosas, apesar de toda a gente dizer que sim lol
Eu não tive grandes problemas na gravidez mas tive os sintomas tooooodos a que tinha direito: enjoos, sono excessivo, vontade constante de urinar, azia, dores nas costas, pernas e pés inchadíssimos, incontinência urinária, falta de ar, quebras de tensão... Foram 40 semanas cheias de desconfortos mas também cheias de alegrias! Confesso que só me senti grávida quando a senti a mexer e o amor não nasceu, foi nascendo Sorriso

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Sorriso obrigada meninas. Os únicos sintomas que tenho : vontade mais constante de urinar; mais sono (mas insonias a partir das 4 da manhá) e muita fome. Só isto.

amorosa83 -
Offline
Desde 06 Mar 2015

Só não mama, já é muito ;.) olhe eu foi dores de costas que tive de tomr comprimidos e coloar loção, muito muito xixiiiii, sono muito sono, azia mesmo no ultimo mes..o pior era mm quando ele se mexia e me magoava tanto que eu so chorava..eu pedi para induzir o parto assim que bateu as 37 semanas pk ja nao aguentava as dores Triste deixe la que vai ter muitos meses para ter tudo a que tem direito Piscar o olho eheh eheh eheh eu so gostei da gravidez até ao 5,6 mes a partir dai so rezava para acabar rapido!

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Sorriso vamos ver como corre. estou ansiosa é para começar a sentir e a estalecer laços afetivos mesmo com este bébé Sorriso

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

O amor para mim não é uma coisa que tenha acontecido num momento específico, é uma coisa que vai desabrochando a cada dia que passa ao mesmo tempo que a vou conhecendo e ela se vai tornando cada vez mais uma pessoa com qualidades e defeitos próprios.

Quando a vi no parto, não sei se me vou conseguir explicar, uma coisa que me surpreendeu foi pensar pronto, ela era aquela mas podiam ter sacado de lá baixo outra qualquer completamente diferente e era a minha filha na mesma. Até se ma trocassem por outra bebé qualquer antes de ma mostrarem, eu seria totalmente incapaz de saber dizer: não, não, a minha filha não é esta, é ali aquela outra que eu sou mãe e é por aquela ali é que eu sinto um amor incondicional. E pronto, logo a seguir a pensar "oh é bem mais gira do que o que eu estava à espera!", foi isto que me passou pela cabeça. Sorriso

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

De resto o pior para mim nos primeiros tempos foi alguns momentos em que de repente me assaltava um temor de que dali para a frente a vida fosse só mesmo aquilo para todo o sempre: um sem fim de dar mama, mudar fraldas e duvidar de tudo o que se faz ao mínimo choro.

Geralmente esses breves momentos eram seguidos de um pensamento de "meu deus como é que eu me meti nisto", acompanhado de uma sensação de culpa por ter acabado de pensar isso e finalizados por um "ai, móis-me o juízo mas és tão fofa".

E não, a vida dali em frente não é só aquilo. Sorriso

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Queres que te diga a verdade verdadinha??? Eu estava preparada para não ser aquele grande amor quando a visse. Sabes pk? Pk isso me dava paz de espirito e se acontecesse não me sentiria mal e deixaria as coisas fluir. Tive uma amiga que n sentiu logo o clic do amor (mas sim o clic de cuidar) mas duas semanas depois era um amor que so visto! Por isso mentalizei -me! Para mim confesso que foi um amor! Achei que era a bebe mais linda do mundo e sentia que nem estava a exagerar quando achava isto!!LOOOOL!!!! Na maternidade sentes te um pouco estranha pk achas que deves saber como as coisas funcionam. Quando voltas para casa sentes falta de um enfermeiro para perguntar qualquer duvida absurda! Depois vêm os problemas, e estes podem ser variados conforme o bebe, mas todos têm um! Ou são cólicas, ou pk chora e tu achas que concerteza tem um problema gravíssimo, ou pk não mama, ou pk mama e tu n sabes se o leite chega, ou pk não dorme!!! E se ele for o bebe mais fácil do mundo tu arranjarás problemas por ti própria pois tens as hormonas aos pulos: ou pk sentes que o marido não te ama, ou pk achas que as pessoas lhe pegam demais, ou pk achas que a casa devia estar um brinco e não esta!!!! Vais ter alturas de grande amor, que parece que vais rebentar, e outros momentos em que vai apetecer fazer as malas e fugir!!! O que fiz para lidar com isto era ter mini momentos sozinha. Ao inicio bastava me poder tomar um banho de 15 minutos descansada e parecia que tinha estado o dia no spa. Depois obriguei me a ir tomar um cafe com uma amiga, meia hora a seguir a mamada, a tentar disfarçar que estava a olhar para o relógio e com medo que nessa meia hora a minha filha morresse de fome!!!! E nos primeiros 3 meses foi um horror com as cólicas! So me apetecia chorar!!! Mas nos momentos calmos....aiiiiiii!!! Quando eles se riem, ou nos olham.....é quando tudo vale a pena! E quando choram achas que esses momentos não foram suficientes pk não aguentas mais um minuto de choro! Eu costumo dizer que amo a minha filha mais a cada dia que passa, mas tb adoro mais o tempo que passo com ela.... a medida que o tempo passa recebes muito mais coisas positivas (que os bebes recém nascidos não dao)....um chamar "mamã", um beijo melado...... e derretes! Nos primeiros tempos é mt importante a sintonia com o marido, envolve lo, mima lo também e receber mimos! Ele foi a minha rocha! Era ele que se impunha em certas coisas !Por exemplo ele queria ajudar de noite e eu dizia lhe que dormisse! Dizia lhe: quero te fino amanha, quando eu me sentir na merdinha! Preciso de ti para me ajudares a dizer as visitias que podem pegar a vontade na bebe mas que quando dorme fica no berço, preciso de ti para me dar mimos quando eu estiver em baixo! Agora dorme pk para mamar tenho mesmo de ser eu!! (mais tarde a distribuição muda).........

Agora estas coisas cada um vai fazer o seu relato e tu vais ter a tua própria experiência, diferente e única! O meu conselho é que perante dificuldades, sentimentos estranhos...... permite te essa fase de adaptação, diz para ti própria que tudo vai melhorar e arranja sempre um mini tempinho para ti! É muito importante para manter a sanidade mental!

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama so para acrescentar em relação ao que disse de n sentir ainda o amor!!! Como lhe disse, não force! Eu sentia algum amor durante a gravidez mas não é propriamente um amor em si, acho que é uma felicidade de ir ter um bebe! com 6 semanas?? Sei la bem o que sentia! N se preocupe mesmo que n sinta nada a gravidez toda! Preocupe se apenas se n se sentir feliz! (atenção: ignorar dias normais de cão de gravida com hormonas aos pulos em que achamos que ninguém nos ama, que n gostamos de estar gravidas etc)

ritam1980 -
Offline
Desde 13 Mar 2014

Olá e parabéns pela gravidez! Já muito foi dito, por isso partilho apenas um pensamento que tive dias depois da Madalena nascer: se soubesse que era ela que estava dentro de mim aquele tempo todo teria desfrutado muito mais da gravidez. Isto pode parecer confuso, mas revela um pouco quão distante estive sempre dá bebé durante toda a gravidez. Não a vivi como uma fase muito positiva, mas agora morro de saudades de estar grávida, e sei que numa próxima gravidez viverei tudo de um outra forma é aproveitarei melhor todos os momentos! É esse amor de que falas, só começou a surgir a partir do momento em que deixei de ter medo e comecei a sentir mais confiança em mim como mãe! Ou seja, ao final de quase 2 meses após o nascimento...

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Sorriso Obrigadas Sorriso Com 6 semanas ainda só vi 1 pontinho na eco, que se mistura cmg... sei lá, talvez por aí ainda não tenho atribuído individualidade a esse novo ser para além de mim Sorriso com o passar das semanas vai lá Sorriso E por outro lado, nesta fase inicial, acho que deixei uma margem de segurança, para o caso de algo correr mal...

cristinabrito78 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Parabéns mamã e que tenha uma hora pequenina Sorriso
A minha nasceu de 40 semanas, e decidi no dia antes caminhar caminhar caminhar eheheh levei o meu marido para essa maratona e deu bons resultados porque no dia seguinte à hora de jantar rebentaram-me as águas, eu tomei banho, jantei lol lol e fui para a MAC passado 3horas foi parto normal e já tinha a minha princesa nos braços.
Mas que choque!!! as enfermeiras puseram-me ela no colo ás 3h30 e mãe dê mama e eu a pensar ai meu Deus!! e nunca mais saiu de ao pé de mim.

O 1º mês é mt difícil mesmo, de 3h em 3h é acordar, mudar fraldas, mamar, arrotar, mudar roupa, limpar umbigo, banhinho, pôr a dormir... vai sentir falat de descanso.. peça ao papá para mudar fraldas, fazer almoço e jantar paar vocês e dar um jeito na casa, os avós tb podem ajudar nisso....

Para evitar ou aliviar cólicas, faça massagem na barriguinha do seu bebé, toque-lhe, sorria para ele e durma!!!

Vai correr bem mas tenha por perto apoio, uma visita de uma amiga, de um familiar, e evite grandes confusões no início, tipo mta gente (família e amigos) a visitar-vos, peça para avisarem com antecedência pq o que importa é o bem estar do bebé e dos pais claro.

E vai amar o seu bebé mais e mais a cada dia que passa...e um dia que acorde e pense: estou estoirada não aguento mais...ele dá-lhe um sorriso e o seu coração vai disparar de felicidade...verdade verdadinha Sorriso