1ª gravidez "O Pânico" - Mais alguém?? | De Mãe para Mãe

Está aqui

1ª gravidez "O Pânico" - Mais alguém??

Responda
7 mensagens
bela05 -
Offline
Desde 02 Set 2009

Olá meninas, estou na minha primeira gravidez. Ainda é recente, tudo é novo....
Bem o meu ginecologista/obstetra fugiu por uns tempos para uma formação. Vou ter que encontrar um. Em principio devo estar na 5 semana mais ou menos.
Gostava que me explicassem quais são os primeiros passos a dar nestas coisas.
Andei à procura e dizem que é normal peitos doridos e sensiveís e um sabor a metal na boca. Um certo desconforto na zona do útero que tem vindo a diminuir.
Obrigado, e divulguem aqui os vossos problemas Sorriso

ClauDani -
Offline
Desde 18 Maio 2010

Relaxa. Ainda vais no princípio.

Submetido por ClauDani em Seg, 27/11/2017 - 10:28
Ns -
Offline
Desde 08 Fev 2008

O primeiro passo é ires ao centro saúde dizeres que estás grávida e marcar a 1ª consulta de saúde materna. Ai médica marvate já as 1ªas análises e encaminhate para entre as 10 e as 13 semanas fazeres o restrio bioquimico.
beijinhos parabéns

Submetido por Ns em Seg, 27/11/2017 - 12:30
bela05 -
Offline
Desde 02 Set 2009

Não tenho médico de família. Estou inscrita num centro de saúde muito longe, tenho que fazer mudança de centro de saúde e depois atribuem-me médico de família. Isto dura mais ou menos duas semanas mas o médico de familia só está disponível para janeiro. Resumindo, o que me vale são os médicos civis.

Submetido por bela05 em Seg, 27/11/2017 - 16:18
Soph_713 -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Em primeiro lugar, a alteração da morada/ inscrição no CS não demora assim tanto tempo... E depois as consultas de saúde materna não obedecem à agenda normal/disponibilidade dos médicos. E tens de pensar a longo prazo (vão ser 40s (mais coisa, menos coisa, em que piderás precisar do apoio da rede pública).

Mas, se preferes ser seguida exclusivamente no privado é um direito teu (contudo, não te esqueças que só através do CS tens as credenciais para análises e ecos gratuitas, isenção de taxas moderadoras, etc.).

Ainda estás de pouco tempo.
Não há muito a fazer nesta altura para além dos cuidados com a saúde (cessar alcool e tabaco), alimentação e exercício físico. É importante também continuares com o ácido fólico.

A partir das 6s, já te aconselhava consulta com eco para confirmares que é uma gravidez evolutiva.

E depois é o controlo que já se conhece: consultas mensais (controlo do peso, tensão e urina), análises e ecos trimestrais (e eventualmente outras ecos intercalares de monitorização).

Tudo a correr bem Beijinho

Submetido por Soph_713 em Seg, 27/11/2017 - 23:08
bela05 -
Offline
Desde 02 Set 2009

Olá, já estou a fazer as análises e vou marcar as consultas para avaliar a gravidez. Obrigado. Tenho feito o controlo da tensão e do peso. Mas o que me está a matar são os enjoos e tonturas como tenho a tensão baixa e não posso beber café está um pouco difícil. Vou recomeçar o exercício físico, tive que para porque me sentia muito fraca. A minha sorte nisto tudo é que tenho um subsistema de saúde e até agora as despesas estão cobertas, mas como o hospital mais próximo é público tenho que me mexer. Mas pronto, por enquanto só para Janeiro é que vou ter médico de família.

Submetido por bela05 em Qui, 07/12/2017 - 09:12
ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Só uma recomendação, não recomece o exercício. Eu fazia ginásio 5x por semana, musculação pesada, e até às 16 semanas, tanto a GO, como a MF, como até à nutricionista me recomendaram que não fizesse. E no ginásio também aconselharam a não fazer. Uma coisa é profissionais tipo professores de ginásio, que fazem isso todos os dias, a todas as horas, outra somos nós, que mesmo fazendo exercício regularmente,não se deve abusar. Não há nenhum estudo que diga que o exercício faz mal no início da gravidez, mas por precaução, quase todos os médicos recomendam que não se faça, porque o embrião ainda está a implantar-se e nesta altura qualquer esforço pode ser um problema.

Submetido por ALES88 em Qui, 07/12/2017 - 18:27

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?