16 anos e morar com meu namorado | De Mãe para Mãe

16 anos e morar com meu namorado

Responda
22 mensagens
Bianca Rosana -
Offline
Desde 23 Maio 2017

Pessoal queria saber se eu sair da casa dos meus pais com 16 anos posso ser obrigada a voltar?

popstar

flor_de_rosa -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Podem e devem. E ainda podem arranjar problemas para o teu namorado

25 de Outubro de 2005 nasceu o joao pedro começa o encanto e a felicidade bateu a porta outra vez a 5 de outobro 2010 quando nasceu a rozinha....
sou a afilhada mais babada do mundo, Celokinha é uma madrinha linda
tenho as afilhadas mais fofa do mundo... sofia.miguel e a marisa1989

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Subscrevo o que já foi dito, podem e devem, uma menina de 16 anos está bem é com a mãe e o pai, não tenhas pressa de crescer, é uma porcaria e não vale a pena.
Não tentes viver vida de 30 enquanto tens 16, porque depois quando tiveres 30 e quiseres ser assim apaparicada já não podes voltar atrás.

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

beatriz.bpss -
Offline
Desde 17 Ago 2015

Concordo completamente com a Klaire. Viver junto não é nenhuma brincadeira. Tens idade é para estudar e começares a construir a tua vida profissional, não para assumir a responsabilidade de uma vida a dois. Acredita que ainda tens muito que aprender...

su1989 -
Offline
Desde 31 Ago 2016

Olá.aqui está alguém que saiu de casa tinha 17anos.para mim era um grande amor e queríamos muito morar juntos.ele já morava sozinho pois era mais velho.a minha família não aceitou bem e não aceitou a ele também visto que tinha mais 8anos do que eu. mas juntar os trapinhos nessa idade tem muito que se diga...tudo correu mal entre nós.isto porque ele não era quem aparentava ser.e o dinheiro que era ganho (eu também comecei a trabalhar entretanto porque já tinha acabado o curso) ia todo para estourar enquanto que as contas da casa ficavam só para mim e claro que eu não conseguia suportar tudo sozinha.fora as traições,e maltratar-me quando chegava a casa bêbado...resultado:com a ajuda da minha família consegui que ele saísse da minha casa(sim minha!porque quem pagava as contas era eu,não seria eu que ia sair) e fiquei eu lá sozinha.optei por não voltar para a casa da minha mãe visto já ter os meus 20anos e queres a minha independência.mas acredita que se o tempo pode-se voltar para traz tinha feito tudo diferente.ainda aturei quase 4 anos disso... Não digo que seja o teu caso como é óbvio.não somos todos iguais.mas pensa muito bem na decisão que fores tomar. porque podes vir a arrepender.ainda tens muito tempo para isso.curte o teu namorado,mas cada um na sua casa e curte o facto de morares com os pais sim porque quando saires vais ter muito mais responsabilidades e ter que arrumar a casa e fazer comida e isso tudo.não digo que já não o faças mas é diferente. pensa bem sobre isso.

Sobre su1989

a vida neste momento não podia fazer mais sentido

Desde 13 Set 2012

Olá...

Não sei se vives em Portugal ou no Brasil e por isso não sei responder se pode ou não haver consequências relativamente a ires viver com o namorado. Se for em Portugal, sim, existem consequências.

NO entanto, as piores consequências estão longe de ser as causadas pela tua família. Tens 16 anos, portanto pouco mais és que uma criança. Uma criança já grande, mas nem por isso menos criança. Sabes lá tu o que é viver com outra pessoa! E, acredita, é muito, mas muito difícil e exige de ambos muita dedicação e cedência! eu tenho o triplo da tua idade, casei aos 23 anos e hoje, olhando para trás, acho que deveria ter esperado mais uns 10 anos! Claro que é diferente aos 23 ou aos 16, até porque, aos 23, eu tinha o que tu não tens: independência financeira.

Não sei quem é o teu namorado, não sei a idade dele, não sei se trabalha ou não e sei menos ainda como tu, uma miúda, vai reagir às primeiras dificuldades, sim, porque, acredita, elas vão surgir em menos de nada! Uma casa implica custos grandes, implica arrumação, implica compras, implica organização, implica cozinhar quando o que decerto te apetece é mesmo curtir um sofá a fazer zaping e a comer pipocas. E depois não há a mãe para recorrer quando se adormece no sofá sem desligar a tv. Há que ir trabalhar no dia seguinte e para isso é preciso planear uma série de coisas. Se eu fosse escrever aqui tudo, acho que daria um livro com vários volumes! Mesmo que o teu namorado seja podre de rico, acredita que mesmo assim terão problemas... podes ser a mulher da vida dele e ele o homem da tua vida, mas quando o sonho vira realidade e se transforma num pesadelo, acredita que isso do amor e uma cabana perde logo o interesse todo!

Atualmente custa-me muito entender esta malta jovem a quem nada falta ou quase nada falta mas que, não obstante, esforçam-se horrores para complicar a vida! Mas porque raio queres tu ir viver com o namorado, quando podes obter o mesmo sem contudo arcar com a carga de trabalhos associada a uma vida a dois? É pá, saiam, vão ao cinema, vão à praia, façam até sexo se for essa a vossa intenção (desde que se protejam n vejo problema nenhum nisso), vão de férias, bebam água de coco pela mesma palhinha, mas não tenham pressa de se meterem em apuros!

E antes que venhas escrever que a tua vida em casa é um inferno, e acredita que sei que muitos adolescentes sofrem horrores no seio familiar, ainda assim a última coisa que deves fazer é sair da boca de um lobo para te meteres na boca de outro, ainda que usando pele de cordeiro! Se não estás bem em casa, procura alternativas, mas faz isso por ti mesma e não te tornes refém de outra pessoa. Cedo ou tarde, isso terá custos grandes!

Bem sei que há situações que resultaram, mas sei também que essas só se destacam porque foram a exceção e não a regra. Infelizmente a vida não é como desejaríamos que fosse; é como é e quanto a factos não há argumentos.

tudo de bom

P.S. Tenho uma filha com 12 anos; acho que morreria de desgosto se ela me viesse com uma conversa dessas aos 16 anos! Credoo! Nem quero pensar nisso! Felizmente vejo-a muito longe dessse cenário e vou esforçar-me tanto quanto possível para que ela pense nisso para aí aos 30 anos!

SMSantos

marianapx -
Offline
Desde 22 Abr 2014

Olá!

Eu saí de casa com 18 anos.
A minha vida era infeliz, então saí logo que consegui.
Tinha independência financeira e comecei realmente a viver muito feliz, sem medos e violência psicológica.
Sempre tive um percurso exemplar nos estudos e reflectiu-se na vida profissional. Nunca estive desempregada desde os 15 anos e tenho hoje 26.

Penso que a idade pode trazer-te alguns problemas e o facto de quereres dar esse passo tão importante com alguém também.
Sabes que hoje quem nós achamos perfeitos e maravilhosos amanhã são uma desilusão.
Por isso, se a tua vontade for mesmo sair de casa, vai trabalhando, juntando uns trocos (porque a vida é cara) e aos 18 anos decides a tua vida.

Ninguém te pode dizer que não tens maturidade porque ninguém te conhece, mas a idade pode ser um problema.
Foca-te nos teus objetivos e luta para isso, mas com calma.
Saber esperar é das maiores virtudes que um ser humano pode ter.

Beijinhos e boa sorte Piscar o olho

Desde 13 Set 2012

marianapx escreveu:
Olá!
Eu saí de casa com 18 anos.
A minha vida era infeliz, então saí logo que consegui.
Tinha independência financeira e comecei realmente a viver muito feliz, sem medos e violência psicológica.
Sempre tive um percurso exemplar nos estudos e reflectiu-se na vida profissional. Nunca estive desempregada desde os 15 anos e tenho hoje 26.
Penso que a idade pode trazer-te alguns problemas e o facto de quereres dar esse passo tão importante com alguém também.
Sabes que hoje quem nós achamos perfeitos e maravilhosos amanhã são uma desilusão.
Por isso, se a tua vontade for mesmo sair de casa, vai trabalhando, juntando uns trocos (porque a vida é cara) e aos 18 anos decides a tua vida.
Ninguém te pode dizer que não tens maturidade porque ninguém te conhece, mas a idade pode ser um problema.
Foca-te nos teus objetivos e luta para isso, mas com calma.
Saber esperar é das maiores virtudes que um ser humano pode ter.
Beijinhos e boa sorte

Parabéns!

Olha aqui está um exemplo concreto do que eu disse no tópico! Se não estás feliz, procura alternativas, mas seguindo um exemplo como este! Fá-lo por ti e às tuas custas! Só assim poderás tomar livremente as tuas decisões e, realmente, ficar o mais próximo possível do que entendes por felicidade. É que ninguém é feliz com amarras, ainda que sejam umas amarras douradas e lindas de morrer!

SMSantos

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Olá Bianca Sorriso
Espero que estejas bem. Vou, se me permites, tratar te por tu.
Ora...fala te uma cota de mais de 30... Sorriso
Todos os actos, todas as decisões que tomamos têm consequências. Boas, más, assim assim.... Consequências para quem nos rodeia e, acima de tudo, consequências para nós próprios.
Assim sendo... Quero só dizer te que sejas racional nesta tua decisão... E que grande decisão que queres tomar.
Antes de decidires faz muitas questões a ti própria e tenta responder de forma sincera:
-porque queres sair de casa?
-esse motivo é suficientemente válido para mudar e a tua vida toda?
-como pensas sustentar-se? Vais viver às custas de outro/os? Será que passar da dependência dos pais para a dependência de outros é melhor ou pior? Se já te sustentas, será que é bom ter de partilhar despesas com outros?
-há quanto tempo namorar e quanto conheces do teu namorado para ir vive com ele?
-o motivo pelo qual queres sair é por seres infeliz na tua casa? Será que não há outras alternativas?
.......
E podes continuar a acrescentar questões a esta lista.
Pensa, reflecte e age com conhecimento de causa e não só por instinto.
Em último caso há instituições e profissionais que te podem ajudar se os teus problemas e as tuas razões forem realmente muito válidas e a mudança seja realmente a única saída.
Espero que encontres o teu caminho e que sejas feliz.

meninavanessa -
Offline
Desde 20 Jan 2014

Bem, sinceramente, eu com 17 anos tive uma discussão com o meu padrasto e saí de casa, a minha mãe foi à GNR que lhe disse que não podiam fazer grande coisa por eu ser maior de 16, se quisesse morar noutro lado, a decisão era minha! No entanto, aconselho-te a refletir, porque nós quando temos essa idade temos uma pontaria incrível para fazermos coisas parvas que nos arrependemos mais tarde
Beijinhos e boa sorte

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Não explicas a tua situação, como é a tua vida em casa dos teus pais, o que te leva a querer sair e querer ir viver com um namorado. Podes ter vários motivos, dos mais sérios aos mais futeis, mas respondendo ao que perguntas, se os teus pais não representarem um perigo para ti, como és menor, podes ser sim obrigada a voltar.
Imaginando a situação de que tens uma vida familiar perfeitamente normal e apenas queres ter uma aventura ao decidires sair e viver com um namorado, pensa muito bem. Eu com mais ou menos a tua idade tive de deixar de viver com os meus pais em permanência (por outros motivos que nada tem a ver com namorados) e digo-te quem ne dera que o tempo voltasse atrás e pudesse ter a oportunidade de estar mais tempo no "ninho".
Beijinho e boa sorte seja qual for a decisão

Bianca Rosana -
Offline
Desde 23 Maio 2017

Entao nao posso ser obrigada a voltar?

popstar

marianapx -
Offline
Desde 22 Abr 2014

Bianca:

Os filhos estão sujeitos ao exercício das responsabilidades parentais até adquirirem a maioridade (18 anos) ou serem emancipados.

Uma das consequências dessa sujeição consiste em não poderem abandonar a casa dos pais (artº 1887º do Código Civil).

Compreende-se que assim seja. O legislador considerou que apenas aos 18 anos se alcança a maturidade indispensável para a tomada de decisões.

Deste modo, se o menor sair de casa contra a vontade dos pais, estes podem requerer a intervenção das autoridades, de forma a que se concretize o regresso a casa.

Ainda que possa estar fisicamente desenvolvido aos 15 anos, um menor com essa idade não tem experiência de vida e pode ser facilmente manipulado. Por isso, pais conscientes não devem permitir saídas prematuras de casa.

A lei permite que o menor com 16 anos possa contrair casamento, com autorização dos pais.

Mas acresce o facto de, para casar com 16 anos, se necessitar de autorização dos pais, o que significa que o casamento só é “livre” com a maioridade, aos 18 anos.

(Em Portugal)...

milene gomes -
Offline
Desde 12 Jun 2014

Bianca Rosana escreveu:
Entao nao posso ser obrigada a voltar?

A sério que depois de conselhos sábios de mães experientes o seu comentário é este?!

Típico de miúdos, só ouvem o que lhes convém!

su1989 -
Offline
Desde 31 Ago 2016

milene gomes escreveu:

Bianca Rosana escreveu:Entao nao posso ser obrigada a voltar?

A sério que depois de conselhos sábios de mães experientes o seu comentário é este?!
Típico de miúdos, só ouvem o que lhes convém!


acho que ela não estava interessada nos nossos conselhos.só queria saber se os pais a podiam obrigar a voltar para casa.a decisão está tomada pelos vistos.não precisa de conselhos.mas vou dizer agora um na mesma:é preciso cair para aprender a levantar.o mesmo se passou comigo.enfim...

Sobre su1989

a vida neste momento não podia fazer mais sentido

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Bianca fui forçada a deixar o ninho quando tinha 14 anos, a vida em casa não era das melhores, discussões, brigas, tudo.. um verdadeiro inferno...também eu queria sair... quando me forçaram a fazê-lo, fiquei feliz, pensei que era mesmo daquilo que estava a precisar... não era... o que eu precisava (e ainda hoje preciso) era do carinho e amor dos meus pais, que infelizmente já não há, agora não há nada a fazer, não tenho escolha a não ser suportar para o resto da minha vida as saudades do meu ninho... repensa bem o que vais fazer, podes SIM ser obrigada a voltar porque és só uma criança, e crianças dessa idade pertencem ao lado dos pais! O teu discurso mostra que não tens muita maturidade e infelizmente temo que faças a pior escolha e um dia te arrependas... boa sorte.

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

Deia21 -
Offline
Desde 27 Ago 2016

Ola a todas Piscar o olho penso vir um pouco tarde mas ainda assim quero deixar o meu testemunho. Tenho 22 anos, fui criada numa família de acolhimento dos meus 12 aos 18 anos, vive sempre com a minha mãe e nunca conheci o meu pai biológico. A minha mãe foi mãe aos 15, uma menininha, conseguiu esconder a gravidez ate ao dia que ei nasci 25/12/1994 a minha avó entrou em desespero. Quem me criou basicamente foi a minha avoe ate que a minha mãe se juntou com um rapaz, as coisas entre eles não correram muito bem ao fim de uns anos o "meu pai" deixou a minha mãe já eu rinha 11 anos, a minha vida começou a ser um inferno, a minha mãe não queria mais saber de mim, com 11 anos comecei a fumar e a experimentar coisas que não devia. Fuije de casa aos 12, estava farta daquela vida. A minha mãe andava com um homem hoje, outro amanhã, coisas assim... Via coisas a respeito dela que me revoltavam muito, coisas que uma filha não tinha que ver, houve um homem que estava com uma tia que me tentou fazer mal mais que uma vez, entre outras coisas. Fugi para casa de um casal que por sinal vivia em frente a casa da minha avó. Davam me carinho, atenção tudo o que eu precisava, aceitaram me na casa deles. Mas havia muita coisa que era complicado aceitar, eu estava habituada a liberdade e lá não tinha nenhuma. Não podia sair nunca a não ser com eles, não podia estar com amigas, tinha 10 para chegar a casa quando saisse da escola, eram muito rígidos e então eu só dizia "quando tiver 18 anos vou embora" fui embora faltava 2 meses para fazer os 19, foi na altura que perdi a virgindade e queria namorar e eles não aceitaram o facto de estar a crescer e agrediram me e eu AGI por impulso. Acabei o 12° ano e fiquei na casa da minha avó. Entretanto descubro que o meu namorado me desrespeita. Deixei o como é obvio. Um tempo depois comecei a sair com um amigo que me apoiou muito nessa altura e pouco tempo depois começamos a namorar e juntamo nos. Mas não foi fácil. Ele ainda estudava eu não tinha emprego. Vivíamos na casa da mãe dele. Começou a haver conflitos e ela meteu nos na rua. Vivemos 2 meses numa cozinha sem nada, sem WC, sem quarto sem nada. Arranjei parte time num supermercado e supliquei a patroa que me desse trabalho a full time. Não tinha ninguém que me ajudasse financeiramente. Ela entendeu e graças a deus me deu trabalho a mim e ao meu namorado quando ele acabou os estudos. Desde ai começamos a arranjar casa, e tem sido tudo aos poucos . porque não é fácil, e bianca tu não sabes o que me custa trabalhar 46h por semana, chegar ao fi al do mes e ter que gastar o dinheiro todo em despesas, não ter tempo para sair com amigas porque ando cansada e não me posso deitar tarde porque no dia a seguir tenho que me levantar as 7 da manha para trabalhar um dia inteiro. Ter que passar um mes a contar os tostões para não faltar comida na mesa, e mesmo assim as vezes sabe deus. Ter que manter tudo arrumado e organizado em casa. Tentar juntar dinheirinho para ir mobilando a casa , cozinhar todos os dias, lavar roupa, estender e passar. Quem me dera ter uma mãe, uma família sabes? Sinto muito a falta disso, queria estar a fazer os meus estudos ir para a universidade, tirar a carta, mas a vida não me permite, e sei que se tivesse uns pais ao meu lado tudo seria mais fácil. Talvez namorasse a mesma, fazia um parte time, estudava de noite e ia tirando a carta. Mas a vida não é fácil, e as vezes ouço criticas mas ninguém sabe o que passei na minha vida para me julgar. E tenho muito orgulho na pessoa que sou hoje, agradeço muito aos "MEUS PAIS" adotivos PPR terem feito o que fizeram por mim, as vezes penso que eles só me queriam proteger e que não queriam que me perdesse. Tenho muita pena de não ter continuado nos bracos deles pois concerteza agora seria tudo muito maia fácil. Pensa bem no que realmente queres e não facas nada por impulso pois podes te vir a arrepender e se por acaso depois for tarde? Ninguém sabe o dia de amanha e a nossa vida somos nós que a escolhemos. PS: desculpem este testamento mas foi de coração. Beijos a todas

DaniGonçalves -
Offline
Desde 14 Jan 2015

Deia21 so tenho uma palavras: PALMAS!

uau que historia de vida e exemplo.
parabens e desejo do fundo do coracao que a vida te sorria

08/09/2015 Nasce o meu amoooor Dinis! <3
Completa Espertalhão

Deia21 -
Offline
Desde 27 Ago 2016

Ola danigoncalves. Não me aprofundei muito porque a minha vida tem muito mais que isso. Infelizmente não foi fácil, mas se sou o que soi hoje foi com o meu esforço foi da minha cabeça. Superei muito e caí muito também. Hoje não desisto de nada e luto PPR aquilo que quero, mas não é fácil. Querer ser independente trm muito que se lhe diga. Tudo de bom também para ti, de coração. Beijinhos Piscar o olho

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

So descobri agora o tópico e decidi responder. Tive uma adolescência complicada e muuuuuuuito parva. Nao por causa da minha familia que muito aturarm eles eu é que era mesmo parva! Em relação às criticas sobre relações aos 16 anos posso dizer que eu assentei aos 16. 5meses antes de fazer os 17 conheci o que hoje é meu marido tinha ele 21. Juntamo-nos apenas quase 10 anos depois. Mas foi como se sempre fossemos casados pois sempre noa amamos e respeitamos. Mas so nos juntámos qdo ambos tinhamos independência financeira primeiro num quarto alugado depois qdo engravidei do primeiro alugámos casa e agora ua temos a nossa casa. As relações podem resultar... Mas dão muuuuuuuuito trabalho!e a grande maioria dos adolescentes nao esta preparada para assumir um compromisso sério... E que tem de ser assumido pelos dois... Porque por muito bonita que seja a música nao se pode amar pelos dois!
Se os pais te podem obrigar a voltar aos 16 podem a nao ser que cobsigas provar em tribunal e perante a cpcj que estas melhor onde estas que na casa dos pais. Provar que tens maturidade suficiente para poderes ser tu a fazer essa escolha e que tens um projecto de vida viavel e que o estas a cumprir. Se conseguires provar isso muito bem se não corres o risco de acabar institucionalizada por nao estares bem em casa e não teres um ptojecto de vida coerente e viável... Agora do convento so sabe quem esta la dentro... Por isso so tu é que podes saber o que queres fazer. R nao adianta conteariar um adolescente pois são reis e senhores da razão é a bater com a cabeça na parede que se aprende! Ninguém o pode fazer por nos!

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

Patita_1986 -
Offline
Desde 04 Fev 2015

Olá quanto à autora do tópico...olha as mães/meninas/senhoras já disseram tudo por isso s não t interessa ler/ouvir faz a porcaria que queres depois terás as consequências!! (Eu não sou ninguém para t dizer nada d novo)
E ao ler todos os testemunhos adorei os conselhos d todas... Palmas!
Mas especialmente o exemplo da Deia21, só t quero dar os parabéns porque apesar do teu inicio d vida ao qual não pedis-t para nascer nessas condições pelo que contas estás a tornar-t numa grande mulher e a lutar pela tua vida cm condições...Adorei o teu testemunho é mais uma x parabéns por t conseguires endireitar na vida, espero d coração que sejas muito feliz e consigas ter uma família em condições daqui para a frente...beijinhos e muita e coragem como deves saber a vida não são rosas.. beijinhos Palmas!

Maio/2013 - AR
Abril/2014 - AR
Meu anjinho nasceu Junho/2015 😍
Fevereiro/2017 - AR
Meu anjinho(2) nasceu Maio/2018 😍

Deia21 -
Offline
Desde 27 Ago 2016

Ola patita_1986 Sorriso obrigada pelas tuas palavras. Não pedi para nascer, mas acredita que já muitas vezes dei por mim a pensar " que vim eu fazer a este mundo" e não é nada facil, já tentei desistir da vida muitas vezes,já tentei acabar com o sofrimento muitas vezes, mas inconscientemente fui mais forte e ainda cá estou. Sempre fui ficando ate que percebi que realmente sou uma peça fundamental neste mundo. Porque sei que ainda ha pessoas que gostam de mim e que realmente se importam. Não tenho uma família como sempre quis, não tenho uma mãe nem um pai como sempre sonhei, estou sozinha neste mundo, mas o que me faz continuar é precisamente isso, quero mostrar que nada é impossível, que podemos dar sempre a volta por cima, que podemos ser felizes na mesma. O meu objetivo neste mundo é um dia quando tiver filhos lhes poder dar tudo aquilo que eu nunca tive, não falo em bens materiais, pois isso a mim não me diz nada, mas sim em amor, atenção, carinho, dedicação, um lar, uma família, conforto. É o meu sonho e eu não me vou embora sem o realizar. Espero ter uma esperança media de vida bem longa Espertalhão ahaha mas sim, a vida não é fácil e tenho aprendido bastante com ela. Tenho feito os possíveis para ter uma vida melhor e tenho um namorado que mais que namorado tem sido um grande companheiro, um grande amigo, e com ele do meu lado é tudo tao melhor. Mais uma vez obrigada pelas tuas palavras, espero que sejas também muito feliz, um enorme beijinho. Beijinho

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?