EPIDURAL? SIM OU NÃO? | De Mãe para Mãe

EPIDURAL? SIM OU NÃO?

Responda
30 mensagens
Mar -
Offline
Desde 19 Jan 2007

Olá a todas as mamãs ou futuras mamãs!!!

Conto já 32 semanitas bem adiantadas, e com o aproximar da hora difícil que se aproxima gostava de saber a vossa opinião.

- Epidural? Sim ou não?

- Quem já teve bebés pode dar-me a sua opinião?.

Obrigada e beijinhos,
Mar

adriana.nair -
Offline
Desde 18 Set 2007

olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Gargalhadas
olha a minha rebenta aqui na fotografia... é linda!!!!!!!
sim eu axo que sim, eu levei epidural. eu axo que a gravidez é para se levar numa boa, sem stresses, e com o menos sofrimento possivel.
a quem puder e tiver possibilidades aconselho ainda irem a umas aulas de parto, existem empresas que fazem isso, so não sei é se existem compatrocinadas pelo estado.
eu tive a minha bebe no hospital de matosinhos, tem um anito e meio!
ja escolheste o nome?é menino ou menina?

[email protected]

adriana.nair

Teresa Cunha -
Offline
Desde 14 Set 2006

Olá Mar
Parabéns pelo pimpolho/a!
Epidural SSSSSSSIIIIIMMMMMMMMM!!

Hoje em dia não há necessidade de SOFRER para ter um filho, há sempre aquele esforço mas não imagina o que são essas dores sem epidural.

Daqui a minha sincera homenagem a quem passou, passa e passará por isso, eu sou demasido medricas para tolerar a dor. Creio que fiquei traumatizada quando, a minha irmã foi fazer o curativo da cesariana e uma parturiente só dizia disparates(leia-se asneira da grossa) e gritava com as dores, agarrada às barras da cama.

Aqui vai o relato da minha experiência:

Do meu 1º filho fiz a epidural, só que passado um bom bocado parei a dilatação e aí lá perdi a ideia do parto normal e passamos para a cesariana. Foi lindo,vi logo o bebé, o meu Frederico todo embrulhado naquele pano verde, redondinho e só tive pena de não o aconchegar mas mal cheguei ao quarto foi logo para a mamoca!

Do meu 2º(passados 7 anos) avisei logo ao médico que não queria estar um dia a dilatar para no fim ir à faca; ficou tudo combinado, chegava à maternidade nas 2ª feira às 14h e lá para as 17h davamos "ordem de despejo" ao Dioguito, pois bem, o safado trocou-nos as voltas e às 2 das manhã rebentaram-me as águas, fui a correr para a clinica a pensar que o rapaz estava a chegar, às 5 da manhã já estava com as contrações no máximo e sem epidural bem, só me virei para a enfermeira e disse-lhe para chamar de imediato o médico pois eu não aguentava assim até às 10h da manhã como ele queria. Moral da história o médico anestesista como eu tenho um problema de saude não quis correr o risco da epidural e fomos para a geral, eu nessa altura do campeonato já não via nada à minha frente, nem quis saber o que me davam só queria que as dores parassem.

O rapaz nasceu ás 7h30 min e eu só sai do recobro Às 10h e 30min; fiquei muito triste pois perdi os primeiros momentos do Diogo com a agravante que me deram uma dose "de cavalo" e eu nesse dia estava mais para lá do que para cá.

A opção é sua, você é que sabe como reage à dor, não deixe essa decisão aos outros nem sinta embaraço pela opção que tomar os outros só têm que a respeitar. Fale com o seu médico ele também a ajudará a tomar a melhor decisão.

Lembro-me que quando fiz a epidural, já há 14 anos, esta solução estava no inicio, havia pouca experiência, nem todos os anestesistas a faziam, até diziam que havia o risco de ficarmos paraliticas, hoje em dia até de "olhos fechados" a dão.

Não sei se ajudei ou confundi, espero é não a ter assustado, não era essa a minha intenção.

Muita força e se precisar de trocar experiências manda-me e-mail ([email protected]), para mim será um prazer.

Desculpe o testamento
Teresa
www.matrimonius.com

Rita Garcia -
Offline
Desde 24 Fev 2007

Pérolas da Rita
Olá...
Eu sou a favor da epidural...tenho um filho de 17 meses e tive uma gravidez muito complicada...
A unica coisa boa foi mesmo o parto, não sofri nada pois assim que comecei a sentir dores levei logo a epidural e deste modo vivi todos os momentos magicos e consegui manter bem a calma e ouvir tudo o que me era dito...
Como tive um acidente de carro aos 5 meses estive de repouso o resto do tempo não fiz as aulas de preparação pois não podia mas aconselho vivamente..
Bjs e tudo de bom para os 3

marciag -
Offline
Desde 26 Set 2007

olá
pois eu acho que cada um tem a sua opinião em relação a isto consoante também a experiência que teve ou do que ouviu falar... eu era completamente a favor, até ao parto..
digo que não gostei mesmo nada... nadinha... preferia ter as dores a ter ficado sem reacção pra nada. Triste
diziam-me pra fazer força e eu nem sabia o que fazer.. nem sentia as contracções... depois do meu filho nascer não tive reacção pra lhe pegar nem pra fazer nada... fiquei noutro mundo... lembro-me de perguntar a mim mesmo o que tinha porque não conseguia reagir. fiquei péssima de memória nos dias seguintes e andava meia desorientada.
Nunca mais... digo eu, nunca se sabe. Mas agora ja não enganam, agora quero um parto o mais humanizado possivel... quero poder andar e escolher em que posição quero estar durante as contracções pra poder suportar melhor as dores, o pior é encontrar um sitio onde respeitem isso e um médico que também respeite.
No nosso sistema nacional de saude nós somos somente transportes de bebés... mais nada. só lhes interessam sacar o puto cá pra fora e da maneira como eles querem e ai de nós que digamos alguma coisa.
Claro que há muito boas experiências de epidurais que resultaram como gostaria que a minha tivesse resultado, do tipo... não ter dores ou ter poucas, mas conseguir sentir as contracções e estar lúcida pra receber o mais que tudo.
Isto é o minha opinião.. claro que quem teve uma boa experiência tem uma opinião positiva.

beijocas

ANGELV -
Offline
Desde 21 Set 2007

OLA, O MEU BÉBÉ JÁ TEM SETE MESINHOS, PARECE QUE FOI ONTEM QUE NASCEU. NÃO LEVEI EPIDURAL PORQUE A DILATAÇÃO JÁ ESTAVA QUASE TOTALMENTE FEITA, QUANDO A ANESTESISTA CHEGOU, OPTEI POR NÃO LEVAR ATÉ PORQUE AS CONTRAÇÕES APESAR DE FORTES ERAM SUPORTAVEIS, MAS ACHO QUE SE OPTARES POR LEVARES A EPIDURAL, NÃO VAIS SER MENOS MULHER OU MÃE, POIS NA ALTURA OUVIA MUITOS COMENTÁRIOS DO TIPO "MÃE QUE NÃO SOFRE AO PARIR NÃO É VERDADEIRAMENTE MÃE" E OUTROS DO GENERO QUE NEM VALE A PENA COMENTAR, POR ISSO SÓ TU PARA DECIDIRES SE QUERES OU NÃO,POIS TODAS AS EXPERIENCIAS PELAA QUAIS PASSAMOS DIFEREM DE MULHER PARA MULHER, E EU SINCERAMENTE NÃO SUPORTO MUITO BEM A DOR, MAS É SÓ UMA DOR MOMENTANEA, DEPOIS TERÁS A TUA MAIOR RECOMPENSA E VERÁS QUE VALEU A PENA QUANDO OLHARES PARA O TEU REBENTOZINHO. FELICIDADES

Saladas_Girl -
Offline
Desde 10 Abr 2007

Oi Mar! Olha, eu fui mãe muito recentemente - há 11 dias! hehehe! Eu não levei epidural, pois foi tudo muito rápido e como foi o primeiro filho os medicos pensavam que ia demorar muito mais e qd foram ter cmg p me dar a epidural ja não foram a tempo porque o Duarte já estava mesmo a nascer! Posso dizer-te que entrei na maternidade às 5h e o meu bebé nasceu às 10h40m, e dores mesmo fortes só tive na ultima hora e meia +/-, por isso é que também não sofri muito... Se tivesse ficado mais tempo teria levado epidural, mas tb te posso dizer que o que mais me custou não foram as contrações, que é a unica coisa que a epidural alivia, mas sim o parto em si, o meu bebé é grandinho e custou-me imenso a nascer, para mim foi mesmo a pior parte... Acho que se vires que tens contrações mto fortes deves pedir a epidural, não há necessidade de estares a sofrer... Desejo-te um trabalho de parto como o meu: rápido e sem muito sofrimento! E a melhor parte é qd vemos o nosso mais-que-tudo, compensa-nos tudo o que passámos!! :D:D:D

Beijinhos para ti e para o teu João Pedro,
Cátia e duarte

SandraSt -
Offline
Desde 13 Ago 2008

Também gostava de ssaber se custa muito levar uma epidural. Bjocas.

Sobre SandraSt

http://demaeparamae.pt/forum/quem-sao-mamas-1-viagem
Paletadecores é a minha doce madrinha! Madrinha da
Snail, nokinhax, leda Reis e Estrelinha2010.
Vai se Eduardo e já são 25 semanas de barriguinha Sorriso

Karlah -
Offline
Desde 22 Maio 2009

:)Olá,o meu nome é Karlah e estou gravida de 12 semanas (3 meses) e esta também e uma duvida que tenho,apesar de o parto estar apenas previsto para dia 1 de Dezembro.
Tenho pensado neste assunto e falado dele com as minhas duas irmãs,ambas mamãs.Uma delas levou a epidural pois o seu parto foi muito demorado e doloroso.Mas ela diz que,se fosse hoje,que não levava,pois esta provado (pelo que a sua medica lhe disse)que a epidural causa problemas de coluna,principalmente se a pessoa ja os tiver,como era o caso.A minha irmã piorou bastante e nunca mais melhorou,ja passaram quse 4 anos.
A minha outra irma teve um parto de minutos Sorriso E ela nao quis epidural.Diz que para ela,nao foi nada dificil nao levar epidural e que ficou contente de nao levar,pois conseguiu sentir o parto todo.
Eu acho que nao vou querer epidural,ate porque ja tenho problemas de coluna e nao kero piorar.E porque gostava de puder sentir tudo,por mais doloroso que seja!

angela29 -
Offline
Desde 19 Jul 2009

olá a todas!
Vou ser mãe em 6 de Agosto, e epidural sim, porque não?
Vou fazer uma pergunta às mães natura:quando arrancam um dente recusam anestesia?pois é! qualquer tipo de anestesia faz mal... Para as mães que sofreram pouco no parto sem anestesia os meus parabens, espero ter essa sorte de ter uma hora pequenina sem muitas dores e sem a pica da anestesia....mas se doer muito e ache q ficaria melhor se levar anestesia porque não?será bom para mim é bom para a minha MATILDE. Quero um momento lindo e nao um momento de terror.

angela29 -
Offline
Desde 19 Jul 2009

Tenho uma prima que não levou epidural no parto da filhota, mas ficou com espinha bifida derivado ao peso na coluna durante a gravidez, 2 anos mais tarde voltou a engravidar. Em relação à epidural n conheço ninguem que levou e ficou incapacitada por isso...não se esqueçam que é uma anestesia. Nós somos seres humanos, não somos animais para sofrer, e um parto sem dor dá para sentir tudo........com dores horriveis a mulher até fica fora de si tem momentos de apagamento é horrível.....mas claro q nem todas somos iguais e a natureza é assim.
A preparação pro parto ajuda muito para o caso de n poderem levar epidural aprendemos a controlar as dores. Nunca tentem correr riscos com determinadas convicções natura, os médicos e enfermeiros sabem o que fazem, e o parto n é uma brincadeira estamos a falar de duas vidas.

telma_castro88 -
Offline
Desde 01 Jun 2009

Eu ainda n sei,ainda nao estou gravida mas ando em treinos...N sei se em Portugal ja utilizam este metodo,mas aqui em Inglaterra usam um gas,entonox,conhecido por ser o laughing gas (o gas que faz rir) que tem efeitos anestesicos durante o trabalho de parto,portanto se calhar e esse metodo que vou usar...
A minha tia teve duas meninas ca e diz que o gas e espectacular,alucina um pouco por isso nem se da conta da dor.
Alem deste metodo tem mais alguns:epidiral,uma injeccao anestesica que dao na coxa,massagens com pequenos choques electricos na zona das costas e o entonox.
A minha tai disse teve a Zara(4 anos) e a Iva(18meses) a rir.
Se eu estivesse em Portugal,muito provavelmente irira escolher a epidural,acho que nos dias que correm e uma boa opcao.
Beijinhos

21.05.10 Gravidez n evolutiva e aborto retido.Olha por nos meu bebe!Amamos-te muito!
Madrinha e Afilhada da minha querida Ritinha Neto e da sua barriguita linda!!!PARABENS MAMA Sorriso

Maiainha -
Offline
Desde 26 Set 2009

Sara Doula escreveu:
LOL!!
Só para mandar achas para a fogueira ...
Temos de "parir como as mulheres do Neandertal" porque o nosso corpo foi feito para isso! Não há razão para sofrer, tudo depende de como se encara a dor - se ela for vista como inimiga, então fala-se em sofrimento no parto, mas se ela for vista como aliada, então não faz sentido eliminá-la ... e sim ela pode ser vista de um modo positivo!
Há uma razão para se parir de um modo natural, há benefícios para a mãe e para o bébé, e o nosso corpo sabe o que fazer, não são os médicos ...

Gostava de dar os parabéns a sara pela descrição.
Nunca tinha lido este topico.
Mas revejo me nas palavras dela!
A dor está lá por alguma razão ..claro que gostavamos de a evitar ..mas sinceramente o parto é bem mais rápido sem epidural sentes tudo sim mas é a forma mais rápida ..que te adianta contracções se nao sentes o teu corpo nem a reacção que estas a ter ali em baixo ?é um tema polémico sabe se que sim..
Fui mãe aos 17anos parto normal ,dilatação completa sem nada a me correr nas veias..apenas uma grande concentração !Nada de cortes nem pontos..!
Tenho pena é que aqui em portugal os partos em casa ainda não sejam tão usuais..!Adorava ter um filho em casa ...com tempo sem ter de ouvir os gritos das outras mulheres ,sem ouvir as enfermeiras e auxilares a manda las gritar baixo ..sem o cheiro a alcool ..sem equipas de estagiários a minha volta a ver e a olhar para mim como se fosse um boneco de pernas abertas!Desculpem mas acho que o nosso sistema de saúde está um pouco aquém ...de quem deseja ter um filho da forma mais natural garantindo na mesma acompanhamento médico especializado em caso de dificuldades.!
Bjos e boa sorte a todas

Sobre Maiainha

Maiainha( http://maiainha.blogspot.com/ )Mãe da Pipoca com 8anos de vida Apaixonado
Madrinha da Jerry,SJS,Enigmas e do Santiago Apaixonado
Afilhada da Querida Magaliida Apaixonado
Um dia quem sabe...talvez o regresso da Cegonha!

telma_castro88 -
Offline
Desde 01 Jun 2009

Aqui em Inglaterra tens a opcao de ter o teu bebe em casa,e se assim desejares podes tambem optar pelo parto aquatico em casa.
Eu em cima falei do famoso gas utilizado aqui,pelo o k li o gas apenas faz com que a mulher nao tenha tanta nocao da dor,mas de resto sente tudo.Ha varias mulheres a aderir a este gas e todas elas dizem que e muito bom.

21.05.10 Gravidez n evolutiva e aborto retido.Olha por nos meu bebe!Amamos-te muito!
Madrinha e Afilhada da minha querida Ritinha Neto e da sua barriguita linda!!!PARABENS MAMA Sorriso

Maiainha -
Offline
Desde 26 Set 2009

Ola telma,pois é ja tenho visto na t.v ,aqui na Meo passa um canal "zone reality" uma serie que é o Birth Date e dá partos ;O) assim como as historias dos pais..desde sempre que vejo e acompanho a serie ..e muitas maes em amabiente hospitalar usam o gás Espertalhão e nota se que ficam um pouco Tolinho escusado sera dizer que tb dá partos em casa e que sao fantásticos Espertalhão eu já tive uma filha em ambiente hospitalar mas nada se compara ao que vejo na serie...
bjos

Sobre Maiainha

Maiainha( http://maiainha.blogspot.com/ )Mãe da Pipoca com 8anos de vida Apaixonado
Madrinha da Jerry,SJS,Enigmas e do Santiago Apaixonado
Afilhada da Querida Magaliida Apaixonado
Um dia quem sabe...talvez o regresso da Cegonha!

akila -
Offline
Desde 16 Abr 2011

olá estou grávida de 33 semanas, e na ultima sexta, fui visitar a maternidade... e fui confrontada com essa questão..eu tenho umas lesões na coluna lombar no entre o L4/L5, e também ainda não sei se quero levar epidural... já me disseram que ´muito doloroso levar a epidural, e que depois os médicos mandam-nos fazer força, e nós nem temos noção da força que estamos a fazer e depois o bebe demora mais a nascer...estou seriamente a optar por não tomar a epidural...uma vez que ando nas aulas de preparação ara o parto, e já tenho algumas noções de como havemos respirar, o que ajuda muito.... aconselho a quem possa frequentar as aulas de preparação para o parto que o faça, uma vez que também fazemos exercícios de relaxamento...até youga para gravida eu ja fiz...nas aulas...mas quanto a epidural....estou muito confusa...que gostava de estar ciente da força que estou a fazer para ajudar a joana a nascer.... mas com epidural...isso deve ficar tudo muito adormecido....olhem estou mesmo confusa...mas ainda tenho algum tempo ainda para deicidir....mas não sei....se calhar vou optar por não levar...antigamente não havia nada disso e as nossas mãe, e avós tinham os bebes na mesma....e todos saímos pelo mesmo buraco...looool... Sorriso não sei ainda o que vou fazer...

Sobre akila

akila

Mar -
Offline
Desde 19 Jan 2007

o meu menino vai chamar-se João Pedro, e é um bébé muito querido pelos papás.

Vai nascer (provavelmente) no dia 16 de Novembro, na maternidade de Viseu.

Preparação para o parto está complicado, só mesmo numa empresa particular. Ainda não sei se vou fazer.
Achas que ajuda muito?

adriana.nair -
Offline
Desde 18 Set 2007

ola outra vez Gargalhadas
eu sou um bocadinho suspeita de falar, pq eu n tive nd disso mas quem puder, aconselho. eu sou suspeita de falar pq no dia em eu tive a minha menina, tava super calma, n sei pq, axo k nunka tive assim, sentia um conforto enorme, mesmo. tava a porta do hospital de matosinhos, td a gente nervosa, a minha irma e meu namorado, na altura e eu tava a falar ao tlm cm se nd fosse. mas depois la dentro nos 2 dias k la tive, a conservar com outras pessoas, algumas tiveram dessas aulas e aconselharam para futuros filhos, são expereriencias boas Sorriso

quanto ao epidural eu axo que sim, cm em tudo na vida ha pessoas a favor e contra, ja que vivemos em liberdade de expresão, mas se uma pessoa tem como não sofrer, não sentir dor, pq razão ha-de insistir para sentir?
não vejo justificação, mas são ideologias... o que interessa é que nasça perfeitinho, com saude, e seja um trakinhas... Sorriso ehehehe

alguma coisa que precises de falar tas na boa Mar... beijitos grandes Gargalhadas

adriana.nair

TeresaGodinho -
Offline
Desde 24 Jan 2007

a minha filha nasceu de parto normal em posição pelvica (para quem não sabe o que é: nasceu de rabo!) não tive epidural nem qq outro tipo de anestesia pq quando cheguei à materinidade já tinha 5 dedos de dilatação e o parto foi num instante!
eu sei que não sou exemplo, mas não tive dores tao fortes que nao as pudesse aguentar sem anestesicos.
para a proxima, se puder evitar anestesia, evito.
só vos desejo um parto como o meu: espectacular!
Teresa

Teresa

cristina2810 -
Offline
Desde 23 Mar 2007

Ola MAR!!!!!
Muito parabens pelo bébé!! Fico muito feliz por ti!!!

Epidural... SSSSSSIIIIIIIIIMMMMMM
Na minha opiniÃO, não vejo porque temos k sofrer no século 21 para ter um filho... Estou a pensar em engravidar, e já estou com medo do parto!! Ao levar a epidural, acho k levamos uma gravidez mais calma em vez de estar sempre a pensar no parto, e pelo menos nao estamos nao se sofre tanto...

Tudo de bom, e quando o rebento nascer, deixa um post com a boa noticia!

Cristina e Lara (nascida a 13/08/2008)

Sara Doula -
Offline
Desde 19 Set 2007

Eu tive as minhas duas filhas sem qualquer anestesia. Como doula tive formação específica nessa área. Não se esqueçam que o nosso corpo foi feito e está preparado para conseguir suportar a dor no parto e eu sei, por experiência própria, que isso é possível. É verdade que a epidural pode ser uma benção para muitas mulheres, mas tem também diversos riscos para a mãe e para o bébé, que os médicos sub-valorizam. O facto de ser uma técnica usada há tanto tempo apenas vem reforçar os estudos sobre os efeitos negativos que tem durante o parto.
Cada mulher deve ter a opção de recorrer à epidural se assim o desja, mas deve fazê-lo em plena consciência de todos os efeitos e consequências, o que claramente não acontece. Essa preparação deve ser feita durante a gravidez, pois não é durante o parto que a mulher tem cabeça para se estar a decidir. Há muita informação online sobre as vantagens/desvantagens da epidural, basta procurá-la. Por último, lembrem-se que a dor durante o parto é necessária e serve uma função, e por isso não deve ser eliminada tão levianamente. Espero que isto seja útil!
Se quiserem mais informações, mandem-me um mail!

Sara - Mãe e doula

www.maeparamae.com

Sara - Mãe e doula

www.maeparamae.com

carinalaino -
Offline
Desde 16 Mar 2007

Eu sou mãe da Laramel de 6 aninhos... e eu sou a favor da epidural... eu levei após algumas horitas em trabalho de parto... e me ajudaram imenso...

por isso Epidural SSSSSIIIIIMMMMMM.....

Beijokas... e uma horinha pequenina...

Carina Laino

★ (¯`'•.¸(¯`'•. ¸*♥♥*¸. •'´¯)¸.•' ´¯) ★★** Beijinhos grandes.
Carina Laino - ADONAI FESTAS E ARTESANATO
Aguardamos a vossa visita **O nosso cantinho https://m.facebook.com/adonaiartesanato?ref=bookmark
★★ ´(_¸.•'´(_¸.•'´ *♥♥* `'•.¸_) `'•. ¸_) ★(_¸.•'´ (_¸.•'´* ★★*`'•.¸_)`'•.¸ _)★

cristina2810 -
Offline
Desde 23 Mar 2007

Concordo a 100% com a Ligia!! Não tenho filhos e estou a falar sem experiencia nenhuma, mas porquê ainda hoje em dia sofrer tanto para ter um filho?
Beijinhos a todas

Cristina e Lara (nascida a 13/08/2008)

Pati -
Offline
Desde 22 Jan 2007

Embora eu nunca tenha estado grávida, concordo com a epidural e com o que já foi dito em cima, até porque sou uma verdadeira piegas relativamente à dor.
Não consigo compreender porque é que depois de milhares de anos de evolução, depois de fazermos uma bomba atómica, pormos um homem no espaço, decodificarmos o ADN, entre outros feitos fabulosos da especie, tenhamos que parir como as mulheres do Neandertal.
Percebo que haja mulheres que queiram viver toda a experiência em pleno, com todas as dores que têm direito, parto natural, tudinho, mas acho que hoje em dia, com os avanços da Medicina, não se justifica as dores e o trauma que elas podem trazer...

__________
Pati
19/04/2008

Sobre Pati

Pati, 19/04/2008, Gabriel 27/12/2008 Madrinhas:Luarte, Anelka
http://onossocasamento.pt:80/forum/32391 - Casamento
http://tzeroazul.blogspot.com/ http://pouparadescontar.blogspot.pt/ - O Blog das Poupanças!!!
https://www.facebook.com/BimbyComAmor

Sara Doula -
Offline
Desde 19 Set 2007

LOL!!

Só para mandar achas para a fogueira ...
Temos de "parir como as mulheres do Neandertal" porque o nosso corpo foi feito para isso! Não há razão para sofrer, tudo depende de como se encara a dor - se ela for vista como inimiga, então fala-se em sofrimento no parto, mas se ela for vista como aliada, então não faz sentido eliminá-la ... e sim ela pode ser vista de um modo positivo!
Há uma razão para se parir de um modo natural, há benefícios para a mãe e para o bébé, e o nosso corpo sabe o que fazer, não são os médicos ...

Seguindo a linha de pensamento "estamos no séc XXI, os avanços da medicina são muitos", então não se dava de mamar, afinal amamentar um bébé é algo tão primitivo Sorriso !!

Beijinhos!

(E não se chateiem muito comigo hehe)
Sara - Mãe e doula

www.maeparamae.com

Sara - Mãe e doula

www.maeparamae.com

Pati -
Offline
Desde 22 Jan 2007

olá!!
Ser Doula não é só uma profissão, é também um estilo de vida. Ainda bem que está de volta, de forma a poder apoiar tantas mães que priveligiam o parto tradicional.
Quanto ao corpo saber melhor o que fazer do que os médicos, permita-me discordar. Embora, como em todas as profissões, haja pessoas que não fazem o que deveriam, os médicos, tal como as doulas, são ajudantes, e há situações de risco que sem a ajuda médica e de outros técnicos qualificados se poderiam transformar em tragédia. Há depois todas as situações em que o bébé tem de estar monitorizado, etc... Se assim fosse não teriamos alcançado a esperança de vida que temos hoje, a diminuição das taxas de mortalidade infantil e materna, entre tantos outros indícios da evolução médica.
Num outro post, li e concordo, que somos os únicos mamíferos não quadrúpedes e que essa mesma evolução distintiva não ajudou muito o parir pois a bacia mantém-se mais estreita.
Quanto ao aleitamento, mais do que ser ou não considerado primitivo, e económico também em muitos países em desenvolvimento, sabemos hoje, devido também à evolução da medicina, que é o melhor alimento devido aos seus constituites e protecção imunitária que oferece ao rebento.
Porém, as mães que não conseguem/podem amamentar pelas mais diversas razões de certeza que estão muito felizes por haver os suplementos e outras evoluções da nutrição infantil.
A sociedade adapta-se à sua realidade...
Eu, por mim e de mim falo, quero evitar a dor, amiga ou inimiga.
Tenho a certeza porém que deve ajudar imensas mães, e o seu trabalho deve ser magnífico, maravilhoso mesmo.
Beijocas!!

__________
Pati
19/04/2008

Sobre Pati

Pati, 19/04/2008, Gabriel 27/12/2008 Madrinhas:Luarte, Anelka
http://onossocasamento.pt:80/forum/32391 - Casamento
http://tzeroazul.blogspot.com/ http://pouparadescontar.blogspot.pt/ - O Blog das Poupanças!!!
https://www.facebook.com/BimbyComAmor

Mary Jo -
Offline
Desde 24 Jan 2007

Não sabia que o teu Duarte já estava cá fora... Sorriso
Espectáculo!...
Muitas felicidades para vocês!

diba -
Offline
Desde 28 Set 2007

Eu tambem sou a favor de um parto tradicional, pois tive a minha Carolina de parto normal, apesar de estar no corredor a caminho da sala de operações na MAC para fazer a cesariana e a pulguinha começar a nascer assim sem mais nem menos. Acho que ter um filho é algo mágico e unico e apesar de eu ter tido uma horinha gigante(20 horas) nunca pedi a epidoral.
Creio que um parto normal é puro, e o facto de estarmos com dores e sinal que que a natureza assim o quis e um parto com epidorar nem sempre corre bem, pois ficamos sem forças e por vezes não corre bem e tem que se usar outros meios o que não é nada bom.
Beijocas para todas

Sobre diba

-------------------------//----------------------------------
Tenho comigo as maiores riquezas do Mundo....as minhas meninas lindas, Ina e Joanica.

Mar -
Offline
Desde 19 Jan 2007

Olá a todas,
muito obrigada por partilharem as vossas experiencias.
Ontem fui fazer a minha última ecografia, o meu João Pedro já está em posição de sair.
Fiquei a saber que aqui em Viseu não há anestesistas para dar a epidural se eu entrar de noite na maternidade.
Vou esperar que tudo corra pelo melhor, e que na hora eu possa decidir o que for melhor.
beijinhos para todas
Mar

AnaSofia -
Offline
Desde 14 Fev 2007

Estás boa?

Ainda bem que está a correr tudo bem com o teu filhote!!
Já tinhamos trocado post's no inicio das nossas gravidezes, parece que foi ontem, e a minha menina vai fazer amanhã 36 semaninhas ai ai está quase!!!!

Olha eu estou a pensar não levar epidural....... Estou a ter aulas de preparação para o parto, o que eu acho que para 1º filho é muito bom, ficas a saber coisas que desconheces por completo e que o mais importante no parto é a nossa mente, por isso se ainda fores a tempo tenta arranjar um local para as teres, eu tambem estou a tê-las particularmente, é um gasto, mas não acho que seja um gasto superfulo.

Um beijinho grande, e se quiseres trocar e-mail's ou conversar no msn adiciona-me!!!!

[email protected]

Ana

Sobre AnaSofia

AnaSofia