10 dias para ensinar o seu filho a dormir | De Mãe para Mãe

10 dias para ensinar o seu filho a dormir

Responda
53 mensagens
MamiPat -
Offline
Desde 02 Maio 2013

Boa noite,

Já alguém leu o livro "10 dias para ensinar o seu filho a dormir" da Filipa Sommerfeldt Fernandes?
Saiu em julho e tem sido muito comentado, ela 'já foi aos programas da SIC e da TVI e ha mtos testemunhos a comprovar q resulta e ate é relativamente rápido...
Já alguém experimentou? Gostava de saber opiniões pois estou a pensar por em pratica..

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Sou da opinião que os miúdos não são robôs.. Cada um tem o seu ritmo. Estes métodos de ir deixando a criança chorar "não vá logo lá, espere" não acho que façam bem nenhum.. Eu quando choro não espero que esperem para me vir socorrer.
Mas é apenas a minha opinião como mãe.
Não há-de passar a vida inteira a chorar para dormir de certeza.. Precisa é de miminho e carinho agora =)

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

Felipiiinha -
Offline
Desde 27 Jul 2013

Acho que é do tipo "encantadora de bebés". Se pesquisar há disponível (grátis) o livro em alguns sites. Acho que a Filipa Fernades se deve ter baseado neste método porque diz +- a mesma coisa.

MamiPat -
Offline
Desde 02 Maio 2013

Magnum, o livro não é sobre nada desses métodos...
Eu tb n concordo com nada disso e muito menos era capaz de deixar o meu filho a chorar...
No entanto o q a Filipa sugere arece-me que poderá ser algo q resulte, daí perguntar se já alguém tentou...
A questão principal não é só adormece-los mas sim evitar q acordem imensas vezes de noite e q precisem sempre de nos para voltar a adormecer.
E é claro q isto é bom para as mães e pais mas é principalmente para eles que tem um sono de 10-12 h seguidas e em q podem realmente descansar...

asha -
Offline
Desde 01 Jul 2012

Olá.
Eu tenho o livro e já li cerca de metade, embora não possa ainda aplicar porque o meu menino ainda é muito pequenino (ela só aconselha a partir dos 6 meses). Mas como estou a ver que ele vai ser difícil para dormir sozinho, já me adiantei e comecei a ler.
Ainda não li tudo, mas daquilo que já li, o método não é como o Estivil, por exemplo, em que se deixa a çriança a chorar sozinha sem poder lá ir ( não me consigo imaginar a fazer isto ao meu filho, mas conheço quem o tenha feito e funcionou. Às vezes o desespero é tal que se tenta tudo).
Neste método, a mãe fica ao pé e pode confortar o bebé, sendo que vai gradualmente afastando-se cada vez mais da caminha até eles conseguirem adormecer sozinhos.
Só saberei se funciona realmente quando experimentar (apesar de ter esperança que entretanto os sonos dele melhorem e não seja preciso), mas pelo menos na página do facebook dela vejo críticas muito positivas de muitas mães a agradecer porque os filhos melhoraram imenso.

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Essa senhora basicamente foi beber ideias à Tracy Hogg, a Encantadora de Bebés de que falam acima. Já li este e dessa senhora portuguesa só lhe conheço a página do facebook e outra informação que pesquisei sobre ela, por isso calculo que o livro venha no seguimento daquilo que ela já fala noutros sítios. Ela pode não advogar os métodos de Estivill puro e duros, mas também tem algumas pérolazinhas... tipo não acudir logo que choram, passar uma noite inteira, se fôr preciso, ao pé deles a deitá-los se eles acordarem e se levantarem, e estar sempre lá ao pé a consolá-los mas não lhes pegar, mesmo que chorem... também tem outros pontos, relativamente à relação alimentação/dormir com os quais não me identifiquei, para mim não dava... basicamente li o livro e apaguei o pdf...

simoesf -
Offline
Desde 03 Mar 2011

Boa tarde a todas

Ainda não acabei de ler o livro, no entanto tive algumas duvidas e mandei-lhe uma mensagem no facebook, ao qual ela me respondeu no dia seguinte, onde deixou expressa bem a sua ideia, ou seja os horários, as rotinas, etc q ela fala no livro são meramente orientadoras e exemplos do q pode ser feito, cada família obviamente tem q adaptar às suas necessidades e aos seus hórarios, n vou sair mais cedo do trabalho p deitar o meu filho às 20h só pq ela o escreveu no seu livro.....ou seja tenho q adaptar aos meus horarios e às rotinas q já temos!! Cada caso é um caso e vou ver se funciona, neste momento estou super cansada pois o meu rapaz mais novo nunca dormiu uma noite seguida, além de ainda comer de noite....e qdo acorda todos acordam pois ele tem " voz grossa", e neste momento está a prejudicar o descanso do irmão.....vou tentar, n se perde nada Sorriso

MamiPat -
Offline
Desde 02 Maio 2013

Não sei se funciona tb, mas tou disposta a tentar pois acho importante eles terem um sono descansado, o q ate agr n tem pq acorda metas vezes e assim... Mas tb só vou tentar pq achei q era algo q se pode por facilmente em pratica, nunca deixando o bébé a chorar e por ai fora, q eu tb n seria capaz...

Da encantadora de bebes só conheço o que diz ate aos 6 meses,n sei se de resto terá coisas em comum com o q a Filipa diz...

A verdade é q já vai mtos testemunhos de mães mais ou menos desesperadas e c as quais funcionou, sendo ate relativamente rápido... C uns será c outros não...penso eu!

Magnum -
Offline
Desde 24 Maio 2012

Já que disse que não era nada como eu tinha dito acima, lá me fui informar.. Pois era exactamente a essa senhora que eu me referia no primeiro comentário, por isso não me enganei. Pois, ela diz que temos que deixar a criança chorar e ver se acalma por ela, pelo menos 1 minuto. Isto não é deixar chorar? Ou agora deixar chorar só conta se ultrapassar 60 segundos?
Depois diz que no dia antes de começarmos temos que deixar os putos na casa dos avós, e dormir uma noite completa, (isto aconselhado a um bebé de 6 meses), porque nas próximas 10 noites vamos passar as noites a acalmar o bebé até ele se habituar a dormir sozinho. Recomenda também que não se dê de mamar durante a noite, o mesmo para o biberão (mais uma vez, recomendado a partir dos 6 meses).
Ora, continuo a não concordar com a senhora. Não vou deixar a minha filha a chorar e sem comer só porque é assim que o método trará frutos. Muito menos a dormir em casa dos avós enquanto for amamentada.

Sobre Magnum

Magnum
Aborto em 11/2012; princesa 22/12/2013 com 36 semanas, RCIU, 2.210kg e 43cm -> mulher da minha vida!!!
Fabianne e Samurai <3 família virtual
Lojinha (testes de gravidez/ovulaçao, sacos para LM) http://demaeparamae.pt/vendo/loja/magnum

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Ela pura e simplesmente leu o livro da outra, acrescentou uns pózinhos de perlimpimpim da autoria dela para suavizar a coisa e toca a ver se ganha uns trocos que isto a vide está complicada e há sempre bebés com "problemas" de sono e pais desesperados... Estou com a Magnum.

Se houver alguma mamã interessada em saber como funcionam as diferentes fases do sono dos bebés, com fundamento baseado em dados científicos como o desenvolvimento das ligações de neurónios e aprendizagem cognitiva e em como isso é que os faz passar a acordar de duas em duas horas quando antes dormiam 5 horas seguidas (por exemplo), posso enviar às interessadas o livro da Dra. Rosa Jové, psicóloga clínica, "Dormir Sin Lágrimas". Ela explica também porque é que os métodos do "deixa chorar" e destas supostas especialistas do sono até resultam nos bebés - e qual o preço que à posteriori eles pagarão por isso. Eles, não os pais. Aconselho vivamente a ler este livro (não é demasiado técnico e a linguagem é super acessível") e depois então a decisão que tomarem já será baseada em dois métodos diferentes de encarar o sono dos bebés.

candymorgado -
Offline
Desde 03 Jun 2012

O meu pilas sempre adormeceu tarde. Normalmente janta às 19h30 e depois fica na brincadeira até às 22hrs que é qnd lhe dou o leitinho e o começo a adormecer. Regra geral luta contra o sono e só adormece 30 a 45 min depois de o começar a tentar adormecer.
Nem sempre dorme a noite toda seguida (por vezes acorda e vem ter ao nosso quarto) e acorda por volta das 7-8 hrs e ninguem mais dorme.

Começamos a ficar cansados deste "circo" visto que depois durante o dia ele nem dá mostras de ter sono, ao passo que nós assim que nos encostamos ao sofá...já fomos LOL

DianaFr -
Offline
Desde 18 Ago 2012

Método para dormir:
Fechar os olhos...:P
Ensinar a dormir?!
Por aqui dormem-se 12h por noite (agora com 10 meses)
Os primeiros 3 meses foram passados 90% do tempo a dormir ao colo (no sofá, no colo do pai no pc...)ou na cama comigo (quantas noites não passei de mama de fora sem saber mto bem quando é que tinha mamado) O berço "movel" andava pela casa e colocava-a lá quando adormecia (ou não, e ficava a namora-la a dormir).
Aos 4 meses basicamente sempre que tinha sono fechava os olhos e ia dormir sozinha (desde que tivesse o "blankie" e a chucha), estivesse no tapete de actividades, na cama dela, no carrinho.
Aos 5 meses dormia, durante a noite, 7h no berço dela e depois vinha para a cama connosco.
NUNCA a deixei a chorar na cama, SEMPRE lhe dei colo para dormir (quando era isso que ela queria), e hoje com 10 meses é muito raro querer colo para dormir, prefere 1000x que a coloque na cama.
Posso até ter tido muita sorte, mas acho que o stress das mães também passa para os bebés, quando as grávidas já andam a ler "metodos de ensinar o bebé a dormir" sem sequer conhecerem o seu bebé não se estão a dar hipótese de perceber o que funciona com eles.
Não conheço ninguem que aos 18 anos ainda precise do colo da mãe para dormir Careta
E até eu já sinto falta de ter a minha pipoca a dormir ao meu colo, aproveitem-nos bem, não dura sempre!!!!

Sobre DianaFr

Positivo a 17/01/2017 aborto espontaneo/gravidez quimica 29/01/2017
Positivo a 14/02/2017 aborto espontaneo a 17/03/2017 (às 7 semanas)
Positivo a 21/04/2017

VR86 -
Offline
Desde 10 Fev 2015

olá mamãs...eu nao concordo nem me revejo em nada desses livros nem tacticas de venda...que para mim é que são... habitos de sono??? cada um cria os seus..cada bebe é um bebe..há os que ficam no berço, uns c chucha, outros c fralda, os que so ficam se adormecem ao colo, os que so dormem quando lhe pomos a chucha algumas vezes depois de as deitarem fora...não acredito que haja um metodo uma formula magica---é como em td na vida... tinta e papel e alguem que precisa ganhar a vida!!!! acho que cada mamã tera d ver como o seu bebe é.. é chato sim e massacrante..mas há que ser persistente!

Sofia777 -
Offline
Desde 19 Set 2016

Ora bem, o que me parece óbvio em toda esta questão é que todas queremos ser e certamente seremos, para os nossos filhos, a melhor mãe do mundo. O meu filho nasceu num país diferente, numa outra cultura, onde os pediatras e profissionais de saúde não se atrevem a dizer que uma mãe está errada, ou que poderia fazer melhor. Antes, é deixado um espaço enorme para que cada uma e cada par mãe-filho se ensinem mutuamente, se ouçam, se conheçam e sigam os seus instintos mais básicos, os de sobrevivência, os mesmos que ao longo de milhões de anos foram transmitidos através de um complexo código genético e nos trazem hoje até aqui. Seria no mínimo muito ousado duvidar destes instintos. Não existe uma mãe sem haver um filho nem o contrário, por isso cada par é assim uma identidade única, bem como nas diferentes relações que o bebé vai estabelecendo à medida que se desenvolve, e o que não é bom para um não será certamente bom para os dois. Pais felizes fazem filhos felizes, famílias felizes. Não importa se como mães temos os nossos instintos mais ou menos desenvolvidos, se procuramos mais ou menos conselhos ou ajuda, se estamos mais ou menos seguras nas decisões que tomamos, porque desde que façamos com amor, muito amor, seremos certamente as melhores mães do mundo.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Ainda não sou mãe mas gostei do que a Sofia777 disse. É importante ouvir os os nossos instintos também sem confiar cegamente em métodos que muitas vezes são estáticos e podem não resultar com todos. Como dona de cão quando comecei a ler na internet sobre treinos de cães, reparei que embora houve uma evolução de métodos parece que muitas vezes acabamos por tratar os cães como robôs onde uma acção causa sempre uma mesma consequência. Os cães são diferentes e é importante uma pessoa usar o seu instinto e perceber o cão em vez de lhe resumir a uma máquina de estados.

Hoje em dia os métodos passo-a-passo estão na moda para tudo. Com a internet podemos aprender tudo, e toda a gente parece especialista e escrevem livros e artigos. No entanto os seres vivos são mais complexos que máquinas e temos que saber ouvir e prestar atenção a detalhes subtis de cada indivíduo.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

E depois, um bebé pode chorar por diversas razões... Cólicas, desconforto, alergia a vacinas não visível, etc etc. Não quereria imaginar ter ignorado um bebé por pensar que é só birra ou não estar bem havituado.

Os Garotos -
Offline
Desde 14 Jan 2017

Boa noite Amfr, seria possível enviar o dito livro por emai? Obrigada!l

AAldeano

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

AAldeano escreveu:
Boa noite Amfr, seria possível enviar o dito livro por emai? Obrigada!l

Claro que sim. Mande-me a sua morada por mensagem privada, por favor.

Lísia Andrea -
Offline
Desde 22 Fev 2017

Amfr, também lhe vou pedir o favor de me fazer o envio do livro para o meu e-mail. Obg. Cump.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

A minha filha tem 2 anos e nunca dormiu uma noite completa, acorda sempre n vezes e só volta a adormecer com maminha. Já experimentei algums "métodos" que não me pareceram muito drásticos e a única coisa que consegui foi que ela chorasse e começasse a ver a hora de dormir como um trauma, e ainda piorava o sono. Depois fazê-la voltar ao padrão anterior era uma trabalheira, tinha de voltar a ganhar confiança dela. Para mim o melhor método foi aceitá-la como é e não tentar mais método nenhum.
Fartei-me de ouvir que ela tinha "um problema" porque não dormia a noite toda. Há imensos bebés que não dormem a noite toda. Em vez de andar à procura de soluções para um problema que não existe, o melhor é aceitar o bebé que se tem. E procurar métodos para nós dormirmos o melhor possível com isso (no meu caso é ela dormir no nosso quarto e dar mama quando acorda, volta a adormecer num instante e eu também. Não dormimos uma noite completa mas as interrupções são curta e dormimos o suficiente).

Felipiiinha -
Offline
Desde 27 Jul 2013

Será que também me podia enviar o pdf do livro ou dizer o site do onde retirou grátis?
Obrigada

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Felipiiinha escreveu:
Será que também me podia enviar o pdf do livro ou dizer o site do onde retirou grátis?
Obrigada

Envie-me a sua morada de mail por mp que eu envio.

Ines@Betuh -
Offline
Desde 08 Ago 2011

Boa tarde, poderia enviar para mim tambem? [email protected]

Obrigada

Positivo a 28.11.2014 Espertalhão

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Já foram Sorriso

Patricia_Salgado -
Offline
Desde 29 Fev 2012

pode envia-me tambem por favor? [email protected]

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Ola mama. Por curiosidade pode me enviar? Envio lhe email por msg privada. Obrigada

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Quer dizer... Nao consigo enviar msg privada. Nao encontro o simbolo de enviar msg no seu perfil Sorriso

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

bolas_e_bolinhas escreveu:
Quer dizer... Nao consigo enviar msg privada. Nao encontro o simbolo de enviar msg no seu perfil

Repita o pedido de amizade e envie-me o seu mail junto com ele Sorriso

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Já esta Sorriso obrigada

ines.correia -
Offline
Desde 12 Abr 2017

Boa tarde, será que me poderia enviar o livro também? Agradecia imenso! [email protected]

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Já seguiu!