Qual a data prevista de parto mais correcta?

Boa tarde,

Gostaria de saber qual a data mais correcta para a previsão de parto, se a da última menstruação ou se a das ecografias.

Pela data da última menstruação (26.07.2010) será dia 03 de Maio, mas segundo a última ecografia (que foi a morfológica) a data é 27 de Abril.

Sei que é uma diferença mínima, mas gostaria de saber qual a mais certa para me guiar.

Obrigada.

Catia

Dra. Marcela Forjaz
Ginecologia e obstetricia

Olá Cátia. Nenhuma das duas datas é a mais correcta. A mais correcta é a data que lhe foi dada quando fez a ecografia das 12 semanas, para medição da translucência da nuca. Uma vez atribuída a data prevista do parto não se altera mais, mesmo que na ecografia morfológica ou na do último trimestre o bebé pareça ter mais ou menos do que a idade esperada. Será apenas um bebé um pouco maior ou um pouco menor do que o esperado. Caso contrário, está-se sempre a mudar a data do parto! Seria como compará-la comigo: imagine que é mais alta... se um ecografista nos medisse não poderia dizer que é mais velha do que eu, só porque é "maior", ok? Assim, uma vez atribuída uma data de parto e por consequência uma idade ao bebé, é sempre seguindo essa idade que se deve avaliar os bebés. À falta dessa ecografia, tenta-se uma solução de compromisso entre as medidas que se obtiver na primeira ecografia e a data da última menstruação desde que tenha períodos regulares.Assim, esqueça a data que lhe dão na morfológica, esqueça a data da última menstruação e procure a sua ecografia do primeiro trimestre. Felicidades