A cervisite crónica agudizada é causa de infertilidade? Está relacionada com o HPV? Tem tratamento?

O meu teste deu positivo à hpv e apresentava uma lesão bastante extensa no colo do útero, fiz eletrocoagulação e a minha ginecologista diz que está tudo bem agora e que posso tentar engravidar.
Nos exames que fiz há referência a uma cervicite crónica agudizada, e por mais que lhe pergunte diretamente se isso não vai impedir uma gravidez, nunca me responde. Vou consultar outro médico, mas falta um mês para a consulta.Detesto não ter respostas para questões que me estão a tirar o sono... Muito obrigada!

Dra. Marcela Forjaz
Ginecologia e obstetricia

Não sei de quando é a sua pergunta...será que já foi entretanto à consulta?
O HPV não causa infertilidade. Há no entanto outros agentes que podem causar cervicite e que podem estar relacionados com infertilidade. No entanto, parece-me que está a sofrer por antecipação...Pela sua questão fico com a sensação que só recentemente teve luz verde para engravidar pelo que não percebo porque se preocupa com as infertilidades..! Só quando estamos perante um quadro desses é que iniciamos estudos e nesses podemos incluir a pesquisa de agentes como os que há pouco me referia. Decontraia que é o melhor que pode fazer para engravidar! Felicidades!