Teste de gravidez beta HCG explicado

Mulher a pensar se está grávida

Existem diversos testes de gravidez, e todos visam detetar a presença da hormona HCG (hormona gonadotrofina coriónica). Esta hormona é produzida na placenta, pouco depois da fixação do embrião na parede do útero. Depois do teste de gravidez à urina, o beta HCG ao sangue é o mais comum. Resumindo, existem 2 tipos de testes que poderá fazer para saber se está grávida: à urina e ao sangue.

O teste da urina pode fazê-lo em casa, e a sua margem de erro é mínima, mas um teste de sangue terá de o fazer num laboratório de análises.

Ambos os testes ao sangue e à urina têm a função de detetar o nível da hormona HCG. A diferença entre ambos é que o teste da urina apenas indica se está grávida ou não, enquanto o exame ao sangue poderá indicar em que estágio da gravidez se encontra, através da variação do valor indicativo entre 2 exames. Existem 2 tipos de testes beta HCG: o qualitativo que é mais um teste sim ou não (uma espécie de teste à urina) e o quantitativo que facultará um número.

Muitas mulheres têm muito pouca quantidade de HCG nas diversas fases do ciclo menstrual, mas para considerar uma mulher grávida terá de existir um certo número mínimo de hormona HCG. Este valor poderá variar de laboratório para laboratório, mas no geral um valor acima de 5 é considerado positivo.

Quem faz análises à hormona HCG?

Nem todas as mães fazem este teste. Usualmente mulheres que estão a tentar engravidar, especialmente recorrendo a tratamentos de fertilidade, farão testes à hormona HCG como uma rotina, sempre que o ciclo estiver a terminar (ou seja antes da altura da menstruação prevista, na fase posterior ao período fértil). Mas tudo dependerá do tipo de testes que o médico considere adequados.

O que significam os valores de um teste HCG?

Apenas o valor resultante de um teste HCG poderá dizer se está grávida ou não. O que não poderá dizer, é o quanto grávida está, tal como o tempo de gravidez, e se tudo está bem com a gravidez. Para saber estas respostas, o ideal é repetir o teste nos próximos 2 dias seguintes ao primeiro. A comparação dos números ajudará o médico a compreender como é que a gravidez se está a desenrolar.

Usualmente, numa gravidez saudável o número de beta HCG duplica a cada 48 horas, e este tipo de desenvolvimento poderá ser muito importante para predizer como se encontra o estado da gravidez. Por exemplo, se o seu beta HCG for 45, cerca de 1 ou 2 dias depois deverá estar à volta de 90. Um valor baixo poderá ser um alerta para um possível problema.

É muito comum, especialmente se estiver a fazer tratamentos de fertilidade, que os resultados dos valores do teste hormonal beta HCG comecem a ser uma obsessão. Relaxar e reduzir os níveis de ansiedade deve ser a sua primeira prioridade, por isso tente manter-se com uma atitude positiva durante esta fase, será bom para si e para a gravidez.

0
Média: 4 (97 votos)