O que evitar durante a gravidez | De Mãe para Mãe

Está aqui

O que evitar durante a gravidez

Cozinha

Existem pequenos perigos no dia-a-dia que podem ser maléficos para uma gravidez. Não devem ser motivo de ansiedades, nem de pânicos, mas ter algum cuidado com certas situações e produtos, deve ser algo a ter em mente. Muitos produtos que diariamente se utilizam podem conter substâncias menos aconselhadas e com as quais não deve manter contacto no caso de estar grávida. O ideal é afastar-se delas durante este período.

Produtos de limpeza

O contacto da grávida com certos produtos de limpeza durante a gravidez, para além de outras complicações, pode provocar asma no bebé. Opte por produtos de limpeza naturais, esqueça produtos agressivos e desengordurantes que não seja a tradicional solução de: vinagre, sal e limão. Optar por produtos de limpeza ecológicos também é uma boa solução; hoje em dia existem à venda em qualquer supermercado, desde detergente de loiça, detergente de limpeza, amaciadores, etc.

Se tiver obrigatoriamente de entrar em contacto com agentes de limpeza que não sejam naturais ou biológicos deve usar máscara cirúrgica, luvas de borracha e deve de o fazer num espaço bem arejado. No final, deve lavar muito bem as mãos para se certificar que não permaneceram resíduos.

Vapores

Meter gasolina no carro, pintar o quarto do bebé, fazer trabalhos manuais com cola de contacto, usar produtos de limpar o forno, inalar certos ambientadores, são tudo situações que deve evitar.

Poluição

A poluição pode causar anomalias ao nível da estrutura dos cromossomas do bebé. Evite caminhar ou estar em locais com muita poluição, como locais onde passam muitos autocarros ou camiões, ou em ambientes de fumadores.

Pesticidas

Uma mulher grávida deve evitar o contacto com pesticidas. Os pesticidas são em grande parte venenosos e uma elevada exposição a estes produtos pode dar origem a aborto, deficiências de nascença e problemas no desenvolvimento do aparelho reprodutor do bebé.

Repelente de insectos

Deve evitar o contacto do repelente com a pele. Pode colocar um pouco num lenço e colocá-lo num bolso, ou colocá-lo nos sapatos, fazendo-o com luvas para evitar o contacto com os dedos.

Água da torneira

Deve ser evitada pois usualmente são adicionados cloretos para matar micróbios causadores de doenças. Estes cloretos, quando combinados com outros materiais presentes na água, formam o clorofórmio que liberta químicos trihalometanos. O nível destes químicos varia muito, mas podem ser causadores de aborto e de mau desenvolvimento fetal. Durante a gravidez opte por água engarrafada.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?