O meu filho tem dois anos e não fala…o que fazer? | De Mãe para Mãe

Goste de nós no Facebook

últimos tópicos no forum

Fórum Parto e Preparação

Parto em Setúbal

Fórum Geral & Apresentação

De rastos...

Fórum Amamentação e Aleitamento

Subsidio social e recibos verdes

Fórum Mães & Bebés

Subsidio social e recibos verdes

Fórum Infertilidade

NERVOSAAAA

Fórum Grávidas

O inchaço pesa na balança?

Fórum Grávidas

Pensos pós.parto

Fórum Geral & Apresentação

Postinor e antibiótico

Fórum Mães & Bebés

quarto montessoriano

Destaques nas lojas

Loja patilago

0-5 anos,.Roupinhas.Babygrows, Pijamas, camisas, sapatinhos...

Loja Estela2010

Testes de gravidez e, ovulação One Step, testes Clearblue di...

Loja Loving Mom

20% de desconto em tudo ;) H&M, Girândola, Zara, Mayoral...

Loja MJJulio

Muitas roupinhas e calçado, tudo em excelentes condições e a...

Loja brisa-clara

OFERTA de PORTES em CoMprAs >10 euros...

Loja Mariju.mm

Velas da vida, batizado, comunhão, aniversário...tudo person...

Loja susana seixas

POR FAVOR ENVIAR MENSAGEM PARA QUALQUER ASSUNTO OBRIGAD...

Loja nublada

Não vão à minha lojinha, se não querem cair na tentação de c...

Loja asiul

Espreitem e perguntem! Não me responsabilizo por danos ou e...

Loja Karina Dias

❤ Espreitem mamãs!*¨`*•..¸♫❤♫.•*¨`*•♪♫ Não me responsabiliz...

produtos à venda

€50.00
€6.00
€3.50
€0.00
€2.00
€2.00
€2.00
€2.50
€1.50
€2.00
€2.50
€2.00

artigos relacionados

Perguntas que deve fazer antes de conhecer a criança que vai adotar

Ao contrário de um filho biológico, uma criança adotada já tem...

O que fazer nos primeiros dias com a criança que adotou

Parabéns! Já têm o vosso filho(a) em casa! Enquanto pais e agora...

Água essencial para a saúde do bebé e da criança

O principal constituinte do nosso corpo é a água, representando...

5 boas razões para inserir fruta no lanche das crianças pequenas

Há uma altura em que as crianças são pequenas e os pais têm total...

Bebé sentado a comer

Cozinhar sem glúten para a sua criança

Muitas são as preocupações quando se descobre que um bebé é...

Nasceu um bebé

...
24.05.2017
25.04.2017
18.04.2017
03.04.2017

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?

Está aqui

O meu filho tem dois anos e não fala…o que fazer?

Ao longo do desenvolvimento, os pais saboreiam cada etapa e anseiam os próximos ganhos dos filhos. Ficam orgulhos quando estes os presenteiam com as suas conquistas e aprendizagens, quando conseguem sentar, gatinhar, andar, falar…

Muitas vezes os pais sentem-se impacientes e com dúvidas face ao desenvolvimento normal das crianças, tendendo a comparar o seu filho com as crianças que os rodeiam. Surgem, então, perguntas como “O meu filho tem dois anos, será que já devia falar?”, “Por que é que já disse algumas palavras e agora já não diz?”, “Por que razão as outras pessoas não entendem o que ele diz se eu percebo tudo?”, “Será que os sons que troca são normais para a idade?”.

Assim como o andar, para que a criança comece a falar é necessário a presença de outros pré-requisitos. Antes do surgimento das primeiras palavras é essencial que a criança já tenha desenvolvido competências comunicativas e linguísticas.

Comunicação, Linguagem e Fala são conceitos distintos que não devem ser confundidos.

Comunicação

Desde os primeiros dias de vida as crianças são capazes de comunicar as suas necessidades e afetos através do choro, do olhar e do sorriso intencional, bem como da partilha de brinquedos com os cuidadores, potenciando o desenvolvimento das relações interpessoais.

Linguagem

Através destas partilhas, a criança começa a perceber o mundo que a rodeia. Inicialmente compreende conceitos e associa-os a objetos ou situações, progredindo para a compreensão de frases. Numa fase inicial, a criança ainda não é capaz de produzir palavras mas, à medida que as suas competências linguísticas se tornam mais ricas e as suas competências oromotoras mais maduras, a criança está apta para produzir as primeiras palavras.

Fala

A fala representa a forma de comunicação mais elaborada que a criança pode utilizar para expressar as suas aprendizagens e conhecimentos. Exige a ausência de alterações anatómicas e funcionais ao nível das estruturas envolvidas na produção de fala (ex: língua, palato, músculos faciais…), bem como competências linguísticas que lhe permitam falar sobre os seus interesses e as situações em que participa.

Para perceber se o seu filho segue um desenvolvimento “saudável” é importante atender a alguns marcos do desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala.

0 - 1 Ano

  • estabelece contacto ocular com os interlocutores durante as interações comunicativas
  • responde ao nome
  • chora, ri, balbucia em resposta ao interlocutor
  • reconhece nomes de familiares e alguns objetos da sua rotina
  • produz sílabas em sequência (ex: [pa pa pa])
  • gosta de jogos de esconde-esconde
  • associa objetos à função (ex: pega na escova para pentear)
  • surgimento das primeiras palavras

1 - 2 Anos

  • compreende perguntas (ex: Onde está o papá?)
  • reconhece partes do corpo
  • participa em jogos de faz-de-conta
  • diminui o uso de gestos e usa cada vez mais a fala para comunicar
  • expressa cerca de 30 palavras diferentes
  • junta dois elementos na tentativa de formar frases (ex: popó papá)
  • até aos dois anos é esperado que já seja capaz de produzir todas as vogais e sons correspondentes às letras: <p,t,c,b,d,g,m,n e nh>

2 - 3 Anos

  • compreende e usa vocabulário mais diversificado
  • conversa usando frases simples com 3 a 4 palavras
  • expressa-se de forma cada vez mais clara
  • demonstra interesse em como e porquê as coisas funcionam
  • escuta e reconta pequenas histórias

3 - 4 Anos

  • brinca com outras crianças de forma mais apropriada
  • compreende noções temporais
  • reconta histórias cada vez mais longas
  • utiliza conjunções (ex: por isso, porque)

4 - 6 Anos

  • vocabulário mais elaborado, preciso e abstrato
  • compreende e utiliza conceitos de tempo (ex: hoje, amanhã, tarde, noite) e conceitos de quantidade (ex: mais/menos)
  • gosta de brincar com sons e palavras (ex: dividir palavras em sílabas, lengalengas e rimas)
  • define conceitos pela função e pela categoria (ex: a banana serve para comer e é uma fruta)
  • até aos 5 anos é esperado que seja capaz de produzir os sons correspondentes às letras: <f,v,s,z,ch,j>
  • os sons correspondentes às letras R, r e lh podem surgir depois dos 5 anos e os grupos e encontros consonânticos (ex: prato e corda) podem surgir até por volta dos 6 anos

Há alguns sinais/comportamentos que podem auxiliá-lo a identificar se deve estar alerta para o desenvolvimento do seu filho, identificando a necessidade de pedir ajuda:

0 - 1 Ano

  • Não reage à estimulação sonora
  • Não reage ao outro
  • Não mantém contacto ocular

1 - 2 Anos

  • Não brinca
  • Não compreende ordens simples (ex.: “Dá a bola”)
  • Não combina duas palavras para formar frases (ex.: “Papá carro”)

2 - 3 Anos

  • Não forma frases
  • Discurso pouco compreensível

4 - 5 Anos

  • Leque de vocabulário pouco diversificado
  • Diz palavras pouco inteligíveis
  • Tem um discurso incoerente
  • Tem dificuldade em recontar histórias ou em narrar acontecimentos da sua rotina

Muitos pais acreditam que a entrada para o 1º Ciclo pode ser uma solução para algumas das lacunas apresentadas pelos filhos. No entanto, esta não deve ser encarada como a opção aceitável. Se as dificuldades que uma criança apresenta durante a idade pré-escolar não forem resolvidas precocemente, poderão repercutir-se em dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, comprometendo o sucesso escolar e, consequentemente, o seu desenvolvimento psicossocial.

Outras crianças apresentam, durante a idade pré-escolar, um desenvolvimento aparentemente adequado à sua faixa etária, no entanto, à entrada para a escola observam-se dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita, que podem estar associados a défices linguísticos, não identificados anteriormente através da fala.

De algumas dificuldades que possam surgir destacam-se:

  • troca de letras
  • omissão de letras e sílabas
  • união de palavras
  • dificuldade na escrita de frases
  • dificuldade em extrair significado do que lê

No caso de identificar um ou mais destes sinais, ou se tiver dúvidas quanto ao desenvolvimento do seu filho, pode recorrer a profissionais especializados no desenvolvimento da criança que o esclareçam.

Os Terapeutas da Fala são os profissionais responsáveis pela avaliação e intervenção nas perturbações da comunicação, linguagem, fala, motricidade orofacial e alimentação, podendo ajudá-lo a compreender o que faz parte de um desenvolvimento adequado daquele que necessita de auxílio especializado.

Lembre-se que para consultar um Terapeuta da Fala não é necessário que a criança apresente um diagnóstico clínico. Muitas delas podem evidenciar pequenas lacunas que, com recurso a estratégias e alterações dos comportamentos dos cuidadores, podem ser solucionadas quando detetadas precocemente.

Por Inês Carneiro e Marta Sousa, Terapeutas da Fala