Gravidez, quando se começa a notar a barriga?

Gravida a ver-se a barriga

Está grávida, e certamente já está ansiosa para saber quando é que poderá mostrar a todos a sua bela barriguita de mãe. Contudo até lá ainda pode ser confundida com uma mulher simplesmente gordinha… mas quando é que realmente se começa a notar que está grávida?

A resposta a esta questão é: depende de pessoa para pessoa. Para uma grávida começar a ganhar barriga com um formato visível, depende de diversos fatores como o facto de ser a primeira gravidez, ou não, se costuma praticar muito desporto, se sofre de obesidade, bem como do formato do corpo.

Se é a primeira vez que está grávida e costuma praticar muito exercício a barriga poderá não se notar até às 20 semanas de gravidez, pois os músculos da barriga tendem a camuflar a gravidez. Porém, o surgimento tardio da barriga não depende só se é uma pessoa que pratica muito desporto, depende também do oposto: caso seja uma pessoa com peso superior ao recomendado poderá não se perceber que está grávida durante muito tempo, e se for considerada obesa, poderá não se perceber a gravidez até cerca dos 8 meses.

Contudo, para mães que já tenham tido filhos, a barriga evidente de grávida tende a surgir mais cedo, devido à dilatação sofrida pela gravidez anterior; neste caso a barriga poderá surgir entre as 12 e as 18 semanas de gravidez.

Mas a probabilidade é que esteja entre os casos mais comuns; e o mais comum é que a barriga comece a dar mostras de uma gravidez bem evidente, cerca das 20 semanas de gravidez.

0
Média: 4.3 (62 votos)