Extrair e armazenar o leite materno | De Mãe para Mãe

Está aqui

Extrair e armazenar o leite materno

bomba_e_armazenamento-leite-materno

A amamentação do bebé à base de leite materno traz inúmeros benéficos quer ao bebé quer à mãe. Se é mãe pela primeira vez poderá ter dúvidas acerca de como extrair e armazenar o leite, especialmente para quando não puder estar com o seu bebé. Ficam aqui alguns conselhos para conseguir amamentar o seu bebé com leite materno, mesmo quando não esteja perto dele.

Os benefícios providos pela amamentação são inúmeros: o leite materno permite uma alimentação do bebé mais completa devido às hormonas e aos anticorpos que contêm; a mãe e o bebé formam laços de afetividade mais fortes; e como os bebés que são alimentados com leite materno são mais saudáveis, a probabilidade do bebé adoecer é menor.

As mães que amamentam diminuem a probabilidade de desenvolver cancro nos ovários, cervical, mama e endométrio; para não mencionar que a perda de peso e a rapidez em voltarem ao peso antes da gravidez é muito maior.

Para além destas vantagens todas, amamentar é obviamente a forma mais barata de alimentar o bebé. E ainda por cima é também uma forma ecológica de ajudar a preservar o planeta, já que não são necessários recursos para produzir, embalar e distribuir este alimento.

Mas mesmo que os benefícios sejam muitos, para uma mãe que trabalhe fora de casa, amamentar pode ser uma aventura.

Contudo, extrair e armazenar o leite materno é possível, alimentando o bebé de uma forma natural. Se planear com antecedência as amamentações, não existe motivo para o bebé ser alimentado a fórmula. Para extrair e armazenar o leite materno existem alguns fatores que deve ter em consideração:

Extrair o leite materno

O leite materno é mais fácil de ser extraído quando a mama estiver bem cheia e sentir o reflexo de descida do leite.  Muitas vezes o reflexo da descida do leite acontece quando o bebé está a mamar. Então, enquanto o bebé estiver a ser amamentado numa mama, o leite pode facilmente ser extraído da outra. Crie o hábito de extrair leite diariamente e vá congelando-o; esta é uma ótima forma de ter leite sempre disponível quando não tiver tempo de amamentar o bebé diretamente. Coloque o leite em contentores ou biberões e no exterior escreva sempre a data para depois saber qual a altura em que extraiu o leite. O leite materno é criado na base da procura ou seja, quanto mais extrair, mais leite é produzido. 

Bombas extratoras de leite

As bombas extratoras de leite existem em grande variedade e quase todas providenciam a sucção necessária para extrair o leite materno. Se uma bomba não funcionar então experimente outra, pois existem diversas, incluindo manuais e automáticas com bateria. Se puder ter 2 bombas, uma em casa e outra no local do trabalho, é o ideal. Se puder extrair leite na pausa do trabalho, poderá armazená-lo numa pequena geleira e levá-lo para casa, mais tarde. Dependendo do tipo de bomba, em média, levará entre 15 a 45 minutos para esvaziar os dois lados. As boas bombas imitam o movimento de sucção dos bebés, estimulando a descida do leite sem causar dor.

Armazenar leite materno em segurança

Quando o leite materno é congelado num bom congelador, pode ser utilizado até à validade de 3 meses. Armazenado apenas no frigorífico, tem um prazo de validade entre 3 a 7 dias. O leite materno apenas deve ser armazenado em recipientes de vidro, ou de plástico duro, e só depois de lavados com água quente e sabão. Estes recipientes também devem ter tampas herméticas para os fechar corretamente. Armazene apenas cerca de 100 ml em cada recipiente, para existir pouco desperdício de cada vez que o descongelar.

O processo de congelamento destrói alguns dos anticorpos presentes no leite, por isso procure só congelar o leite que realmente não será logo consumido. Porém, o leite materno congelado é muito mais saudável e oferece maior proteção contra doenças do que qualquer fórmula láctea.

 O leite materno nunca deve ser descongelado ou aquecido no microondas, pois as proteínas do leite serão destruídas. O microondas não é aconselhado para aquecer alimentos para o bebé, pois cria certos pontos onde o alimento é mais aquecido que outros, podendo levar à queimadura da boca do bebé. A melhor forma de descongelar leite materno é colocá-lo previamente no frigorífico, e pouco antes de o dar ao bebé, aqueça-o um pouco em banho-maria (com água quente e não a ferver!). Por vezes o leite materno quando congelado ou frio, forma uma espécie de 2 camadas, com a gordura a subir ao topo, contudo isto em nada afeta o aspeto nutritivo do leite. O leite materno que for descongelado pode ser armazenado durante 24 horas no frigorífico, mas nunca deve voltar a congelá-lo.

Optar por alimentar o bebé com leite materno é muito recompensador: é saudável para a mãe e para o bebé. Por vezes pode dar mais trabalho, mas pense, também é muito mais barato e saudável do que alimentar o bebé a fórmula.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?