Ensinar meninos a fazer xixi | De Mãe para Mãe

Está aqui

Ensinar meninos a fazer xixi

Bebé na casa de banho

No que diz respeito a deixarem as fraldas para fazerem xixi, os meninos, psicologicamente têm mais dificuldades do que as meninas, acontecendo este facto mais tarde do que com as meninas. O conseguir fazer xixi sem ser nas fraldas surge mais tarde também porque a bexiga dos meninos desenvolve-se mais tarde do que a das meninas. Para além disso, é sempre mais difícil pois o “equipamento” de um rapaz é mais complicado, porque pode fazer xixi para diferentes direções, demorando mais tempo até que ele se habitue. Adicionalmente, os rapazes têm a velha escolha de poderem urinar no pote ou urinar de pé. Terá de decidir como prefere ensiná-lo.

Urinar de pé

Se optar por treiná-lo de pé, então coloque alguns cereais coloridos ou elementos biodegradáveis que boiem na água da sanita para ele ter para onde apontar. Isto trará uma nova diversão ao momento de fazer xixi. Nesta altura terá de estar ao lado do seu filho para evitar momentos como: caso ele se decida virar para trás enquanto está a fazer xixi - já está a ver o momento… Ao contrário das meninas, os meninos divertem-se mais a fazer xixi, pois acham divertido o seu aspeto “de fonte” quando o fazem. 

Ensinar a limpar

Como ainda não são capazes de sacudir o excesso de urina, este excesso normalmente vai para onde calhar, usualmente para a borda da sanita. E o que fazer? Terá de fazer como se faz às meninas: ensinar a limpar o excesso com papel higiénico, dele mesmo e do local onde ele suja.

Ensine boas maneiras ao seu filho desde tenra idade, e o treino de deixar as fraldas e começar a fazer xixi no pote pode começar com:

  1. Levantar a tampa da sanita e o assento antes de fazer xixi (esteja ao lado dele e certifique-se que está bem levantada para não cair e poder magoá-lo);
  2. Urinar para dentro da sanita ou para dentro do pote;
  3. Limpar a restante urina em si e onde ela possa cair;
  4. Voltar a baixar a tampa da sanita;
  5. Descarregar o autoclismo
  6. Lavar as mãos.

Se ensinar ao seu filho desde pequeno este tipo de comportamento, acredite que ele nunca mais o esquecerá. Com este tipo de ensinamentos só estará a criar um homem com boas maneiras, bem-educado que sabe dizer obrigado e por favor.

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?