Ensinar meninas a fazer xixi

Criança a brincar com papel higiénico

As meninas têm uma importante particularidade em relação aos meninos; para além de terem de se sentar para fazer xixi, devem aprender a limpar-se depois. A forma como se devem limpar depois de urinar é extremamente importante para evitar infeções do trato urinário, como infeções nos rins, bexiga e uretra.

É importante que a sua filha perceba que se deve limpar da frente para trás (da vagina para o reto) e não o inverso.

Os vários sintomas de uma infeção do trato urinário podem passar por febre alta, diarreia, vómitos ou por vezes sintomas tão ténues que passam despercebidos. Para detetar uma infeção urinária esteja atenta a sintomas como:

  • Ardor e dor quando urina
  • Uma necessidade urgente de urinar, urinando apenas uma quantidade muito pequena
  • Incontinência ocasional
  • Confusão ou letargia
  • Dores na parte inferior média das costas onde se situam os rins

Se a sua criança manifestar algum destes sintomas leve-a de imediato ao médico; usualmente as infeções urinárias são tratadas com antibióticos, para além disso é essencial que ela beba bastantes fluidos, especialmente sumo de mirtilo, para ajudar a urina a não ficar tão concentrada.

Se a sua menina estiver com algum problema desta natureza deve adiar o treino de aprender a fazer xixi sem a fralda. Logo que os sintomas passem, volte à ação.

Outro contratempo que pode surgir quando se treina uma menina a fazer xixi sem a ajuda da fralda é quando ela vê o pai ou o irmão a urinar em pé e também pensa que pode fazer o mesmo. Se isto acontecer não dê muita importância ao assunto, explique-lhe que até a mãe tem de se sentar para fazer xixi. Verá que ela perceberá que não será capaz de fazer o mesmo que os meninos.

Logo que consiga que a sua filha se limpe corretamente depois de fazer xixi, e consiga fazer xixi sentada sempre que tiver vontade, parabéns: o seu trabalho nesta área está feito.

0
Média: 3.8 (18 votos)