Cuidados a ter na escolha de roupa de bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

Cuidados a ter na escolha de roupa de bebé

Toda a gente adora a roupinha de bebé! Há tanta escolha fofinha que às vezes parece impossível não comprar tudo. No entanto, nem sempre todas as roupas são as mais convenientes para os mais pequeninos, pelo que é importante perceber o que é preciso ter em conta na escolha da roupinha. Para tal, deixamos aqui algumas dicas e cuidados a ter em conta quando for comprar a roupinha querida dos mais pequeninos:

Pense no conforto

Acima de tudo, o mais importante é que o bebé esteja confortável! O conforto tem sempre de ser a sua primeira prioridade, independentemente de quão fofinhas as roupas possam ser. Isto significa ter em atenção peças e pormenores que possam aleijar o bebé! O tamanho da roupa também é importante, para assegurar que não o deixa apertado ou desconfortável ou, se for muito grande, que lhe cause dificuldades a movimentar-se.

Escolha bem os materiais

Os bebés têm pele muito sensível e desprotegida, pelo que outro fator extremamente importante a ter em conta é escolher a roupa que usa os materiais certos. Lãs, poliéster e outras fibras sintéticas são de evitar, porque são materiais que soltam pelos e correm o risco de irritar essa pele sensível ou causar alergias.

O melhor material será mesmo o algodão, porque não causa reações alérgicas; e se for algodão biológico ainda melhor, porque é fabricado de forma natural e sem usar substâncias nocivas como pesticidas, fungicidas, fertilizantes sintéticos ou toxinas. Nesse aspeto, recomendamos a coleção BIO da Vertbaudet, exatamente por usar algodão natural da agricultura biológica e de alta qualidade.

Opte por roupa prática

Não desvalorize a roupa prática! Quanto mais fácil for vestir e trocar a roupa dos pequeninos, melhor será para si. Roupa com abertura frontal ou lateral, para além de ser mais confortável, é mais fácil de tirar e pôr, particularmente importante para as primeiras mamãs que tenham menos experiência. Dê também preferência a roupas com elástico flexível e velcro em vez de botões externos, fechos e cordões. Para a roupinha interior, roupa como bodies de manga longa e curta é bastante prática e também confortável.

Tenha em conta as estações do ano

Esteja preparada para as quatro estações, isto porque os bebés são muito vulneráveis às mudanças de tempo e temperaturas. Se ainda não tiver nascido, por agora escolha apenas as roupinhas que se aplicam à estação do ano em que nascer para estar bem preparada, e depois vá sempre adaptando as escolhas de roupa conforme a estação corrente. Felizmente, o algodão, que é a escolha mais acertada de material, dá tanto para as estações quentes como as frias – mas, claro, com mais ou menos camadas dependendo da temperatura lá fora!

Escolha os tamanhos certos

Os pequeninos crescem depressa, pelo que há duas tendências: ou comprar um tamanho que já lhe fica pequeno, ou comprar um tamanho maior para evitar que a roupa pare de lhes servir rapidamente. A roupinha pequena é desconfortável e portanto não se recomenda, claro, mas roupa demasiado grande também não é boa ideia! Os pequeninos ficam desconfortáveis, têm dificuldade a mexer-se e, na verdade, a roupa que fique demasiado grande nem fica bonita. Opte sempre pelo tamanho que se aplica agora, não tente antecipar o futuro!

Se for o caso, tenha também em atenção as necessidades especiais dos bebés prematuros, que são ainda mais sensíveis. Como os seus corpinhos têm mais dificuldade a ajustar-se às temperaturas, é recomendado que os agasalhe mais até ao seu peso atingir o normal de um bebé recém-nascido. Para além disso, há roupinhas feitas especificamente para os prematuros que têm em conta as suas necessidades particulares – por exemplo, a Coleção Prematuro também da Vertbaudet, feita especialmente a pensar nos prematuros dos 40 aos 45 cm.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?