Cuidados a ter com a nutrição dos pequeninos | De Mãe para Mãe

Está aqui

Cuidados a ter com a nutrição dos pequeninos

Não é nenhuma novidade que a nutrição dos mais pequeninos é extremamente importante, mas a verdade é que, quando eles começam a crescer um bocadinho, torna-se um bocado difícil saber o que é melhor para eles. No início são as papinhas e sopinhas, mas depois de fazerem um ano chega a altura de lhes mudar a alimentação e é aqui que a nutrição ganha nova importância, pois as necessidades nutricionais para o crescimento tornam-se mais exigentes.

Temos algumas sugestões para a ajudar a lidar com esta transformação alimentar e tomar as decisões certas para um crescimento saudável e também divertido!

Lembra-se da Roda dos Alimentos?

A Roda dos Alimentos é uma ferramenta intemporal para ajudar a uma alimentação saudável, tanto de pequenos como de graúdos. Embora antigamente fosse dividida em cinco partes, já desde 2003 que tem sete grupos de alimentos de diferentes dimensões: cereais e derivados; hortícolas; fruta; laticínios; carnes, pescado e ovos; leguminosas e gorduras e óleos.

roda dos alimentos
Os cereais e derivados são os mais importantes e correspondem a 28% da roda de alimentos, o que significa entre 4 a 11 porções diárias. A seguir veem os produtos hortícolas (23%), que devem ser entre 3 a 5 porções. A fruta (20%) e os laticínios (18%) entram logo depois, seguidos das carnes, pescado e ovos (5%), das leguminosas (4%) e por fim das gorduras e óleos (2%).

Não se preocupe, não tem de decorar tudo isto! A parte importante a reter é que uma dieta equilibrada é essencial e convém incluir porções de tudo, sobretudo nesta fase de crescimento tão importante.

A importância do lanche

Um dos piores erros alimentares que se pode cometer com uma criança é saltar refeições. Quando se falha uma refeição, o organismo pode ou fraquejar, ou puxar as energias ao máximo para se manter ‘ativo’. Nada disto é bom, sobretudo para crianças numa fase importante de desenvolvimento, pelo que há algo que nunca se pode esquecer: as pequenas refeições, como o lanche!

Algumas crianças não gostam muito do lanche, pelo que é preciso alguma criatividade para as convencer a comer. Uma maneira é variar regularmente o que lhes dá para comer, de forma a cada lanche ser uma surpresa; outra é optar por produtos mais divertidos e direcionados para os mais pequenos, mas que também são saudáveis e a pensar nas suas necessidades.

Para além disso, voltando à Roda dos Alimentos, o ideal é conseguir criar refeições durante o dia, incluindo lanches, com 2 ou 3 alimentos diferentes, de forma a garantir uma alimentação saudável e equilibrada. Um lanche bem nutritivo combina uma bebida, preferencialmente água (mas também pode optar por chá ou água com sabores), com 2 ou 3 dos seguintes grupos de alimentos:

  1. Laticínios, para proteínas, vitaminas e cálcio. Ou seja, queijo, leite ou iogurtes;
  2. Hidratos de carbono, para fibras e energias, como por exemplo pão, panquecas simples e muesli;
  3. Fruta ou nozes, para fibras, vitaminas e minerais. Pode ser sumo natural, fruta desidratada, compota ou outros.

Uma opção que combina a diversão com 2 dos grupos acima referidos são os Palitos Vaca que Ri. Não só são ricos em cálcio e não têm açúcares adicionados, como incluem tanto cereais como laticínios, dois dos grupos da Roda de Alimentos. Conseguem ser tão nutritivos como divertidos, pelo que são uma boa solução para complementar o lanche.

Queijo vaca que ri

Lembre-se: as crianças, e até mesmo qualquer pessoa, não devem ficar mais de três horas e meia sem comer nada!

Nós somos mesmo o que comemos

É de pequeninos que se começa a alimentação saudável! Bons hábitos alimentares desde que começam a comer comida sólida (e até antes, claro) são o primeiro passo para uma vida saudável e equilibrada. Se começar a pensar nisso desde cedo e a tomar as decisões certas sobre a alimentação da sua criança, conseguirá muito mais facilmente mantê-la no caminho certo no que toca à sua nutrição.

Claro que isto não é só importante quando são mesmo pequeninos! Quando começam a ficar crescidinhos continua a ser muito importante, e até se pode tornar mais difícil porque é difícil garantir que lancham sempre quando vão para a escola e não está a gerir a sua alimentação. Mas deve insistir e continuar a fazer dos lanches e das refeições atividades divertidas, porque assim é mais provável que continuem os bons hábitos à medida que crescem – o que só lhes faz bem!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?