Como saber se o bebé está a mamar o suficiente

Mãe a amamentar bebé

Se está a amamentar o seu bebé e de repente as suas mamas já não parecem tão cheias como no início, embora o bebé pareça estar contente e a mamar bem, como saber ao certo se o está a amamentar o suficiente? Na realidade, o volume da mama não é o fator indicador da quantidade de leite produzido.

Muitas mães, por volta dos 2 meses de amamentação, notam que o ingurgitamento inicial diminui, e o volume das mamas também. Por vezes, nesta fase, algumas mães chegam mesmo a diminuir um número de sutiã. Nota-se que as mamas ficam mais macias e leves entre as mamadas, mas continuam a produzir o leite suficiente para alimentar o bebé. Para manter o leite sempre em produção apenas é necessário dar de mamar ao bebé com frequência, estimulando sempre a produção do leite. Caso não esteja perto do bebé, pode bombear o leite através de uma bomba manual ou elétrica.  

Ao contrário de um recém-nascido, a quantidade de fezes expelidas de um bebé com mais de 6 ou 8 semanas já não é um indicador suficiente para saber se o bebé está a mamar leite suficiente. Enquanto alguns bebés de dois meses de idade continuam a expelir fezes em pequena quantidade diversas vezes ao dia, outros começam a diminuir os movimentos intestinais e passam a expelir fezes uma a duas vezes ao dia; e existem mesmo alguns bebés que só expelem fezes 1 a 2 vezes por semana! Qualquer um destes padrões pode ser normal para o seu bebé. Mesmo que o bebé só expulse fezes uma a duas vezes por semana isto não significa que ele esteja a receber pouco leite. Para perceber se o bebé não está a sofrer de obstipação deverá tentar observar as fezes e tentar ver se são suaves e mais líquidas. Caso as fezes sejam duras e secas, isto já pode significar obstipação, pelo que deve de consultar o pediatra para verificar o que se pode estar a passar com os intestinos do bebé, e solucionar o problema.

A melhor forma de saber se o bebé está a receber leite suficiente é tentar perceber isso. Verifique se ele mama e engole com vontade pelo menos durante alguns minutos em cada mamada; verifique se ele se sente satisfeito durante uma a duas horas entre cada mamada. Se tiver bastantes fraldas sujas, e se o bebé continuar a ganhar peso, em princípio ele está a ser amamentado corretamente. Porém, caso suspeite que isto não esteja a acontecer, deve consultar o pediatra e expor-lhe a situação, para ele pesar o bebé e verificar se está dentro da normalidade esperada, tendo em conta a idade do bebé.  

0
Média: 4.2 (26 votos)