Como saber se o bebé está desidratado | De Mãe para Mãe

Está aqui

Como saber se o bebé está desidratado

Bebé a beber água

Ao reconhecer os sinais de desidratação no bebé, poderá prevenir sérios problemas, e em casos extremos o risco de morte.

Saiba quais os sintomas de desidratação num bebé e descubra como a pode prevenir.

Desidratação no bebé

A desidratação surge no bebé quando este perde mais fluidos do que os que ingere, ficando sem fluidos suficientes no corpo. A perda de fluidos pode surgir devido a diversas situações como o vómito, a diarreia ou o simples suar.

O calor pode ser um dos fatores mais desidratantes para o bebé. Quer seja quando o bebé está exposto ao calor da estação ou pelo facto de estar doente.

Um bebé é mais propenso à desidratação porque o seu metabolismo é mais elevado. Um bebé necessita de mais água, pois os seus pequenos rins ainda não se habituaram a conservar água. Para além destes fatores, o sistema imunitário de um bebé ainda não está completamente desenvolvido, aumentado a possibilidade de contrair uma doença que pode causar febre, diarreia e vómitos que, por sua vez, podem provocar a desidratação. Muitos bebés também recusam beber água quando estão doentes ou desconfortáveis, sendo mais fácil ocorrer a desidratação.

Sintomas de um bebé desidratado

A desidratação pode surgir em diversos graus de gravidade, podendo ser algo mais superficial, ou num caso extremo poderá levar à morte do bebé. Os sintomas da desidratação são:

  • Urina escura e com um odor muito forte
  • Menos fraldas sujas
  • Apatia
  • Irritabilidade
  • Falta de lágrimas quando chora
  • Lábios secos e/ou boca seca

Um bebé poderá estar seriamente desidratado se:

  • Os olhos estiverem semicerrados
  • A fontanela (moleira) da cabeça estiver afundada
  • Manifestar sonolência excessiva
  • Tiver mãos e pés frios



A desidratação pode ser causada por diversos fatores incluindo:

Febre – a temperatura do corpo sobe e causa sudação excessiva, levando os líquidos do corpo a evaporarem-se e a serem eliminados através da pele

Diarreia – os fluidos são perdidos através das fezes excessivas

Vómito – os fluidos são perdidos através do vómito, antes de entrarem no corpo do bebé

Calor excessivo – o tempo quente, a exposição solar ou um local muito quente fazem com que o bebé sue, levando a água a ser eliminada do seu corpo

Recusar comer – o bebé pode recusar comer caso esteja doente, desconfortável ou esteja com algum problema na boca ou garganta

Como tratar a desidratação

Caso suspeite que o seu bebé está a ficar desidratado, continue a dar-lhe de mamar, ou dê-lhe o biberão o máximo que o bebé permitir, e leve-o ao médico. Caso o bebé esteja desidratado, o médico poderá confirmar o diagnóstico e aconselhar o tratamento certo; podendo passar por uma solução oral hidratante que pode incluir líquidos eletrolíticos especiais para repor a água e sais perdidos pelo bebé. Poderá prevenir e tratar a desidratação das seguintes formas:

Febre – dê ao seu bebé bastantes líquidos para repor os que perdeu com a sudação provocada pela febre

Diarreia – evite dar ao bebé sumos de fruta pois podem piorar a diarreia, e não dê nenhum medicamento para parar a diarreia a não ser que o médico o tenha prescrito

Vómito – dê ao bebé pequenas quantidade de líquidos várias vezes ao dia

Calor excessivo – dê ao bebé mais líquidos do que costuma fazer usualmente

Se o bebé exibir sintomas ou se suspeitar que está com uma desidratação média ou séria deve levá-lo imediatamente ao hospital, para que seja hidratado urgentemente, de forma segura.

Prevenir a desidratação

A melhor forma de prevenir a desidratação é certificar-se que o seu bebé bebe bastantes líquidos. Dê-lhe de mamar mais frequentemente. Se o bebé tiver mais de 4 meses de idade então já pode adicionar mais água à sua alimentação, caso ele já esteja a ser alimentado a sólidos, então ainda lhe pode dar mais água.

Tenha sempre em atenção o clima onde o seu bebé se encontra. Se sente calor, ele provavelmente sentirá também, especialmente durante o tempo mais quente, ou com o aquecimento ligado. Não envolva o bebé em cobertores ou mantas, ou sequer em roupas demasiado quentes, se você anda de calções e t-shirt. Vista o bebé de acordo com a estação do ano. Quando estiver no exterior e o calor apertar, procure locais frescos e com sombra; quando estiver dentro de portas, então certifique-se que o local tem uma boa temperatura e está ventilado.

A desidratação pode ser mais ou menos grave, mas tenha sempre em atenção as causas e os sintomas e previna a desidratação antes que seja tarde demais.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?