Como melhorar o refluxo do bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

Como melhorar o refluxo do bebé

bebe_ao_colo

Nem todos os bebés que sofrem de refluxo necessitam de medicação, contudo para se certificar do caso deverá consultar o seu médico. Alguns bebés sortudos poderão lidar com o seu refluxo através de algumas das sugestões seguintes. Ficam aqui algumas dicas simples de executar para que o seu bebé consiga lidar com o desconforto provocado pelo refluxo, fazendo com que o mesmo seja expelido.

Contudo se após experimentar as sugestões, o seu bebé mantiver problemas relacionados com o refluxo é necessário considerar alternativas medicamentais que o médico do bebé tratará de receitar.

Posições que melhoram o refluxo

Antes e depois da alimentação

Manter o tronco do bebé numa posição verticalizada num ângulo superior a 30º, cerca de 30 minutos depois das refeições do bebé, a gravidade ajudará a manter o alimento no estômago. Adicionalmente, depois da amamentação mantenha também o bebé calmo e livre de grandes movimentos. Se alimentar o seu bebé com fórmula prolongue um pouco mais os 30 minutos, pois a fórmula é de digestão mais lenta que o leite materno. 

Cadeirinha do bebé

Algumas cadeirinhas de bebé de usar nos carros não evitam que o bebé se mexa muito, colocando por vezes pressão adicional na barriga com os cintos, aumentando o refluxo. Quando comprar uma cadeirinha destas escolha uma que permita reclinar o bebé o suficiente para que não se consiga debruçar sobre o próprio estômago, nem que permita ao bebé balançar muito entre a cadeirinha.

Posição para dormir

Tal como depois do bebé ser alimentado é necessário colocá-lo numa posição verticalizada, durante o sono o mesmo acontece. Uma das formas de evitar o refluxo durante o sono do bebé é colocá-lo com o tronco ligeiramente elevado, para isso poderá usar uma rampa anti-refluxo para que ele consiga ter um sono de qualidade.

Para evitar o Síndrome de Morte Súbita é recomendado que o bebé durma de barriga para cima. Para um bebé com refluxo esta posição para dormir pode perfeitamente ser adquirida desde que seja utilizado um acessório especial que faça com que o bebé durma num ângulo igual ou superior a 30º. Quanto mais elevado estiver o tronco do bebé melhor. Contudo muitos bebés que sofrem de refluxo preferem dormir de barriga para baixo - também numa posição elevada -, reduzindo consideravelmente os episódios de refluxo. Converse com o seu médico acerca desta possibilidade e antes de a experimentar, ele dir-lhe-á se é ou não aconselhada ao seu bebé, pois um bebé que sofra de refluxo tem uma percentagem maior de SMS.

Durante o dia

Idealmente, durante o dia, deve passear o bebé num carrinho que lhe permita ter o tronco ligeiramente elevado. Para além de ser uma boa medida, ajudará o bebé a relaxar com os movimentos ritmados do passeio e logo ele chorará menos: um bebé que seja mais vezes transportado chora menos, diminuindo o refluxo.

Alimentação para melhorar o refluxo

Comida do bebé

A melhor opção alimentar para um bebé que sofra de refluxo é certamente o leite materno, pois é menos hipoalergénico do que a fórmula, e mais digestível. Se amamentar não for uma opção, deve trocar diversas vezes a fórmula com que alimenta o bebé. Caso o bebé sofra de intolerância ou de alergia à lactose, utilizar fórmula à base de lactose poderá piorar muito o refluxo. Informe-se com o pediatra do bebé acerca do tipo de alimentação possível neste caso.

Engrossar a fórmula

Se alimenta o seu bebé a fórmula, saiba que alguns bebés que sofrem de refluxo respondem muito bem se a fórmula for engrossada, com cereal. O peso do cereal adicionado à fórmula ajuda o alimento a permanecer mais tempo no estômago, evitando que ande em movimento. Se o bebé tiver dificuldade em ganhar peso esta opção será benéfica pelo facto de adicionar mais calorias à alimentação. É recomendado cerca de 1 colher de sopa de cereais por cada 30 ml de fórmula. Contudo muitos bebés podem não ter uma boa reacção ao arroz, que é usualmente a primeira opção tentada, por isso optar por aveia pode ser uma melhor opção. No entanto, antes de tomar qualquer destas medidas alimentares deve de as discutir com o pediatra para que ele verifique se são opções viáveis para o seu bebé.

Hora da refeição

A forma, a quantidade e a hora da refeição do bebé podem fazer muita diferença na melhoria ou não do refluxo. Refeições mais pequenas e em maior quantidade são essenciais para diminuir o refluxo do bebé. Não alimentar o bebé logo antes de ir dormir também é importante, especialmente se ele não dormir bem.

Amamentação

Se está a amamentar saiba que a sua alimentação também poderá contribuir para o refluxo do bebé. Faça uma alimentação livre de cafeína, produtos à base de lactose, alimentos ricos em gorduras, condimentos picantes, alimentos com muita acidez. Elimine estes alimentos e depois, pouco a pouco (cerca de 1 por semana) vá adicionando-os à sua dieta e vá tentando notar as reacções provocadas pelo bebé, desta forma saberá realmente quais os que poderão ser mais responsáveis pelo refluxo dele.

Arrotar

Sempre que estiver a alimentar o bebé deve de parar diversas vezes e colocá-lo a arrotar. Por cada 30 ml de alimento ingerido deve de o colocar a arrotar.

Dê-lhe a chucha

Chuchar numa chucha poderá aumentar a produção de saliva, e como a saliva é alcalina, ajudará a neutralizar o ácido no estômago.

Roupas para o bebé que sofre de refluxo

Evite roupas justas

Especialmente as peças de roupa apertadas na cintura não são de todo aconselhadas para um bebé que sofra de refluxo. Um bebé com uma roupa apertada na cintura aumentará a pressão no esfíncter inferior do esófago. Certifique-se sempre que as roupas do bebé são largas na zona da barriga. 

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?