Como escolher o nome do bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

Como escolher o nome do bebé

nomes bebé

O seu companheiro escolhe o nome Joana e você Bárbara, ele diz que o nome do pai é lindo para o vosso bebé, mas você nem pensar nisso… Se ambos estão a pensar em nomes distintos para dar ao bebé, quer seja um nome de menina ou de menino, e não se vislumbra uma chegada ao compromisso, nós vamos tentar dar uma ajuda para conseguirem chegar a um nome que ambos gostem.

O nome pode influenciar a vida

Foram feitos vários estudos na Universidade de Yale e de San Diego na Califórnia, que comprovaram, entre outras conclusões, que, por exemplo, quando as iniciais do nome de uma pessoa batem certo com os resultados de uma performance negativa, a performance é ainda inferior ao esperado, demonstrando que o inconsciente pode minar os resultados esperados. Por exemplo, o Carlos ou David têm mais hipóteses de terem C ou D nas notas do que uma Ana. Ter um nome começado por A não significa que a pessoa vá tirar A’s na escola, mas quem tiver um nome que comece por C ou D, terá maior hipótese de tirar notas inferiores na escola. Este estudo acerca do egotismo concluiu que o nome da pessoa pode ter  uma grande influência na sua vida, mas também não designa que o Francisco vá ser um mau aluno. Também se provou que o nome da pessoa pode influenciar o local onde a pessoa decide viver, com quem vai casar, qual a carreira a ter… Por exemplo, o Mário é médico em Madrid.

Façam uma lista de nomes que ambos gostem

Tentem não ser inflexíveis, e escrevam uma lista entre 20 a 50 nomes que gostariam de dar ao bebé. Podem fazer uma lista mais específica onde entre todos os nomes devem escrever pelo menos 5 nomes tradicionais dos quais gostem, pois usualmente são os mais consensuais. Logo que tenham a lista feita, tentem ver se existe algum nome em comum, se sim, partam daí – refaçam a lista e comecem desse ponto. Se não existir nenhum nome em comum, tentem refazer a lista com nomes mais populares, ou até com nomes menos comuns de pessoas que admirem ou através do significado de cada nome.

Pensem talvez… em unir ambos

Eliana Margarida pode ser um nome estranho para dar a um bebé, mas quando não existe concórdia entre os pais, por vezes juntam-se os dois nomes e o bebé acaba por ficar com ambos, podendo, mais tarde em adulto escolher um deles, pelo qual prefere ser chamado. O que acontece é que nem sempre 2 nomes juntos têm uma sonoridade agradável, mas por vezes é apenas porque é invulgar juntar esses dois nomes. Mas se não existir forma de concordarem, se calhar irá ter de ser mesmo Eliana Margarida.

Pensem bem antes de pedirem opinião a outros

Nem sempre é uma boa ideia pedir opiniões sobre o nome que o bebé deve ter, até porque se estão indecisos, ter mais nomes à mistura pode ser ainda pior. Por outro lado, podem de repente ter amigos e familiares a fazerem pressão para escolherem o nome que eles consideram ser o melhor para o bebé. No final podem ficar não apenas com um, mas com vários problemas para resolver, não ajudando muito.

Esperem e olhem para o bebé

Por vezes o melhor é decidir quando o bebé nascer. Existem casais que preferem olhar para o bebé pela primeira vez e sentir qual o nome mais indicado de acordo com esse momento tão especial. Por exemplo: o nosso bebé tem ar de (*nome do bebé*). Isto poderá ser o grande impulsionador do nome do bebé. De qualquer forma, tenham já algum nome preparado, caso não sintam esse clique.

Nomes de menina e menino e seus significados