Como escolher o nome do bebé

nomes bebé

O seu companheiro escolhe o nome Joana e você Bárbara, ele diz que o nome do pai é lindo para o vosso bebé, mas você nem pensar nisso… Se ambos estão a pensar em nomes distintos para dar ao bebé, quer seja um nome de menina ou de menino, e não se vislumbra uma chegada ao compromisso, nós vamos tentar dar uma ajuda para conseguirem chegar a um nome que ambos gostem.

O nome pode influenciar a vida

Foram feitos vários estudos na Universidade de Yale e de San Diego na Califórnia, que comprovaram, entre outras conclusões, que, por exemplo, quando as iniciais do nome de uma pessoa batem certo com os resultados de uma performance negativa, a performance é ainda inferior ao esperado, demonstrando que o inconsciente pode minar os resultados esperados. Por exemplo, o Carlos ou David têm mais hipóteses de terem C ou D nas notas do que uma Ana. Ter um nome começado por A não significa que a pessoa vá tirar A’s na escola, mas quem tiver um nome que comece por C ou D, terá maior hipótese de tirar notas inferiores na escola. Este estudo acerca do egotismo concluiu que o nome da pessoa pode ter  uma grande influência na sua vida, mas também não designa que o Francisco vá ser um mau aluno. Também se provou que o nome da pessoa pode influenciar o local onde a pessoa decide viver, com quem vai casar, qual a carreira a ter… Por exemplo, o Mário é médico em Madrid.

Façam uma lista de nomes que ambos gostem

Tentem não ser inflexíveis, e escrevam uma lista entre 20 a 50 nomes que gostariam de dar ao bebé. Podem fazer uma lista mais específica onde entre todos os nomes devem escrever pelo menos 5 nomes tradicionais dos quais gostem, pois usualmente são os mais consensuais. Logo que tenham a lista feita, tentem ver se existe algum nome em comum, se sim, partam daí – refaçam a lista e comecem desse ponto. Se não existir nenhum nome em comum, tentem refazer a lista com nomes mais populares, ou até com nomes menos comuns de pessoas que admirem ou através do significado de cada nome.

Pensem talvez… em unir ambos

Eliana Margarida pode ser um nome estranho para dar a um bebé, mas quando não existe concórdia entre os pais, por vezes juntam-se os dois nomes e o bebé acaba por ficar com ambos, podendo, mais tarde em adulto escolher um deles, pelo qual prefere ser chamado. O que acontece é que nem sempre 2 nomes juntos têm uma sonoridade agradável, mas por vezes é apenas porque é invulgar juntar esses dois nomes. Mas se não existir forma de concordarem, se calhar irá ter de ser mesmo Eliana Margarida.

Pensem bem antes de pedirem opinião a outros

Nem sempre é uma boa ideia pedir opiniões sobre o nome que o bebé deve ter, até porque se estão indecisos, ter mais nomes à mistura pode ser ainda pior. Por outro lado, podem de repente ter amigos e familiares a fazerem pressão para escolherem o nome que eles consideram ser o melhor para o bebé. No final podem ficar não apenas com um, mas com vários problemas para resolver, não ajudando muito.

Esperem e olhem para o bebé

Por vezes o melhor é decidir quando o bebé nascer. Existem casais que preferem olhar para o bebé pela primeira vez e sentir qual o nome mais indicado de acordo com esse momento tão especial. Por exemplo: o nosso bebé tem ar de (*nome do bebé*). Isto poderá ser o grande impulsionador do nome do bebé. De qualquer forma, tenham já algum nome preparado, caso não sintam esse clique.

Nomes de menina e menino e seus significados

0
Média: 3.8 (21 votos)
anaraujo86
Retrato de anaraujo86
Utilizador offline. Visto pela última vez há 10 sem 4 dias. Offline
I Love DMPM
Desde: 23.05.2012
o nosso martim ou a nossa matilde

a escolha do nome do nosso bebé, estava ainda antes de eu engravidar mais do que escolhida no caso de ser rapaz. sempre falamos no nosso Gonçalo.
acontece que quando engravidei, o nome deixou de nos agradar. foi então uma "luta" para encontrar um nome. porque eu gostava mas o pai não ou então era o contrário. até que chegamos a um acordo. se fosse menino o pai escolhia, se fosse menina escolhia eu.
ainda não sabemos o sexo do nosso "tesourinho", mas em caso de menino o pai escolheu Martim, em caso de menina será a nossa Matilde.
estou ansiosa por saber se terei menino ou menina.
tenho 2 irmãos pequenos e em casa da minha familia toda a gente deseja uma Matilde... Sorriso
para mim é indiferente, menino ou menina... eu já o amo tanto!!! Sorriso
estou com 10 semanas, e como disse no outro dia a uma amiga... o meu baby ainda nao se vê, mas já existe... e é o bebé mais desejado e amado do mundo!!! não foi programado, mas será um bebé muito muito feliz!!! estou radiante... estou ansiosa... estou na melhor fase da minha vida!!!

cris e zé for ever
Retrato de cris e zé for ever
Utilizador offline. Visto pela última vez há 23 sem 4 dias. Offline
Desde: 11.06.2009
Foi assim que escolhemos os

Foi assim que escolhemos os nomes das nossas filhas eu gostava de Inês e o pai de Beatriz então a mais velha ficou Inês Beatriz da mais nova eu gostava de Letícia e o pai de Mariana então ficou Letícia Mariana.
E se primeiro se estranha depois entranha-se adoro os nomes das minhas filhas e não mudaria nem uma virgula.

Joana Mafalda
Retrato de Joana Mafalda
Utilizador offline. Visto pela última vez há 37 sem 6 dias. Offline
Desde: 09.04.2013
Nome

Olá!!!
A escolha do nome não foi pacífica....
Se fosse um menino..... Lourenço era o nome escolhido!!!!
Mas... Afinal era uma menina!!!
E agora??? Nome????
O papá sentiu o "clique" quando ouviu o nome Flor! Eu.... nem por isso... baaaahhhhhh.... Dizia que se fosse Flor.... Teria de Levar o Maria antes..... e costumava dizer.... "Maria da parte da Mãe e Flor da parte do Pai!
O que é certo é que esse nome me começou a "perseguir" de uma forma que comecei a achar uma certa piada....
1. Encontrei um livro infantil que me despertou a atenção... O titulo era "Menina Sem nome". No resumo podia ler-se que "O Mago parlapatez e o Mago Parlapatão ofereceram-lhe a possibilidade de viver uma nova vida: a menina poderia escolher ser Maria Flor na terra da sensatez ou Maria Pó na terra da confusão! A pergunta que ficava no ar era a seguinte: "Em qual destes locais poderá a menina ser verdadeiramente feliz?"
Resolvi comprar o livro.... e disse para mim própria... "Se a menina for feliz na terra da sensatez..... então.... ficará Maria Flor!!!"
O que é certo é que o livro acaba assim... "Maria Flor foi muito feliz. Encontrou finalmente um rumo para a sua vida, fez amigos, acabou os seus estudos, encontrou quem a amasse e encontrou também a quem amar"
Afinal de contas.... tudo o que desejamos para os nossos rebentos!!! Piscar o olho

adricia
Retrato de adricia
Utilizador offline. Visto pela última vez há 3 dias 21 h. Offline
Desde: 26.09.2012
Joana gostei da tua história

Joana gostei da tua história Sorriso
Na altura que engravidei os nomes tbm foram uma dificuldade, aliás eu dizia Melissa Isabela e se fosse menina seria esse o nome, sempre disse ao meu homem para tbm começarmos a escolher para rapaz porque eu andava com o felling que seria menino e ele a dizer para nao me preocupar, queria colocar Licinio em memória ao meu tio mas decidimos nao colocar, pois Licinio só á um.
Santiago o homem torceu o nariz etc, enzo tbm, leandro e por aí a diante, até que descobrimos o nome Vincent na altura em ingles e para portugues ficaria Vicente o homem na altura nao foi muito com o nome mas passado o tempo habituamo-nos e hoje adoramos, só para nao falar que o nome até hoje ainda me persegue um pouquinho.
Aqui temos o santo Beato são Vicente Espertalhão
Mas mais giro é que o meu actor preferido Vin Diesel é Vincent e eu nem sabia Choque!

Agora estamos a 1 semana de entrar aos 9 meses e sim é um Vicente, o meu felling bateu certo desde o principio.
Ah e Miguel vai ser o segundo nome escolhido pelo pai **

indira santos
Retrato de indira santos
Utilizador offline. Visto pela última vez há 6 sem 6 h. Offline
Desde: 05.03.2014
Eu e minha Aylah.

Ainda não nasceu e nem sei o sexo, mas já sonho com ela,linda e cheia de saúde. se for rapaz nem sei como sera, não tenho nome e nem penso nisso. Quero e porque quero a minha Aylah. Daqui a uns dias já vos digo. mas meu coraçao bate forte e sei que sera uma menina. Sorriso

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.