Como escolher um berço ou cama para o bebé dormir em segurança | De Mãe para Mãe

Está aqui

Como escolher um berço ou cama para o bebé dormir em segurança

A segurança de um bebé ou criança deve ser uma das maiores preocupações a ter em mente. Muitos acidentes com bebés acontecem devido a problemas relacionados com o local onde dormem. Saiba com o que se deve preocupar em termos de segurança com o berço do bebé, e acerca dos brinquedos que lá coloca.

Se vai comprar um berço novo para o bebé

Os postes que se unem nos cantos do berço não devem terminar com uma diferença maior do que 1-1/2 milímetro acima um do outro. Isto porque as esquinas podem ser fatais se forem capazes de prender um artigo que esteja colocado à volta do pescoço do bebé. Ou até de roupas que o bebé tenha vestidas.

Os suportes do colchão devem ser fixados por parafusos ou por ganchos fechados. Todo o material do berço deve ser bem preso e frequentemente revisto para ver se está bem aparafusado e sem folgas.

Se forem usadas almofadas para evitar o contacto com as grades do berço, estas devem encaixar no berço, à volta do interior deste, e devem ser presas pelo menos nas 4 esquinas do berço, bem como no topo e fundo. Para evitar que o bebé se prenda nos atilhos que seguram as almofadas, dê um nó em todos e corte o que sobrar, não deixando nunca fitas penduradas. Estas almofadas de proteção devem ser removidas quando o bebé se conseguir colocar em pé para se evitar que o bebé as use como suporte para tentar sair do berço.

Berço de grade fixa VS Berço de grade móvel

Na hora de adquirir um berço novo para o bebé, há duas opções a ter em conta: o berço de grade fixa e o berço de grade móvel.

Os berços de grade fixa, como os berços de madeira da Tulipa Baby, são mais práticos, cómodos, fáceis de usar e, acima de tudo, mais seguros do que os restantes. Eles seguem a norma europeia EN-716, onde praticamente todos os berços são com grade fixa, o que garante a inexistência de acidentes.

Já os berços de grade móvel representam um maior risco no que à segurança do bebé diz respeito. Devido ao facto da grade poder estar levantada (por esquecimento da mãe, por exemplo), o bebé pode rolar abaixo da cama, pode magoar-se nas suas brincadeiras e/ou atividades exploratórias e até pode sofrer uma queda com consequências graves ou fatais para o resto da sua vida.

Além do mais, foi divulgado um estudo americano da CPSC (Comissão Americana de Segurança de Produtos para Consumidor Final) que mostrou que ocorreram mais de 30 mortes de bebés em acidentes com a grade móvel, o que fez com que a norma tivesse de ser reformulada para garantir a segurança do respetivo dispositivo.

De uma forma geral, a questão da grade móvel é crítica e até polémica quando comparada com a grade fixa e é por isso que se deve pensar sempre no conforto e na segurança dos bebés nos seus berços.

Se já tem um berço ou comprar um usado

Qualquer tipo de material, especialmente plásticos que tenham estado a envolver o berço, devem ser removidos. Também nunca use qualquer tipo de plástico para envolver o colchão, porque pode ser fatal se cobrir a cara do bebé.

Opte por um berço que esteja de acordo com as normas de segurança e certifique-se que o colchão está mesmo à medida, sem deixar espaços entre este e o berço. Confirme na etiqueta se o berço está de acordo com as normas de segurança.

Verifique se falta alguma parte ao berço, e substitua as partes que faltarem, tais como parafusos, suportes do colchão. Qualquer parafuso ou item que não esteja de acordo com o tamanho que deva ter substitua-os, antes de colocar o seu filho ou filha nele.

Nunca use um berço com partes partidas ou em falta. Na zona onde o suporte do colchão encaixa, deve certificar-se que está tudo aparafusado e que nada falte, porque o suporte e segurança do colchão é fundamental.

Use um colchão que se ajuste na perfeição. Se conseguir colocar mais de 2 dedos entre o colchão e as laterais do berço, é porque o colchão é demasiado pequeno. Um bebé pode sufocar se a sua cabeça ou corpo ficar entalado entre o colchão e o berço.

Evite comprar um berço muito velho, ou os que têm cabeceira e fundo muito trabalhados porque podem permitir que uma criança coloque a cabeça entre os espaços levando ao estrangulamento.

As esquinas do berço não devem ter alturas diferentes de 1-1/2 mm, a não ser que o berço tenha um dossel ou canópia.

Esqueça os berços que têm maçanetas decorativas. Se o berço que gosta tem este tipo de decorações, então remova-as, tendo o cuidado de não deixar farpas de madeira ou cantos angulares.

Não use um berço que lhe faltem grades ou que as tenha soltas. Certifique-se que as grades estão bem fixadas e que o espaço entre elas não ultrapassa os 60 mm para evitar um estrangulamento.

Se decidir pintar ou dar nova vida ao berço, use apenas tinta de grande qualidade, sem chumbo, e deixe-a secar muito bem para não libertar vapores tóxicos. Verifique sempre o rótulo da tinta.

12 dicas para uma maior segurança do bebé

  1.   Para reduzir o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI) e evitar o asfixiamento do bebé, coloque-o a dormir num berço que tenha um colchão firme e liso.
  2. Nunca deixe o seu bebé a dormir sozinho numa cama de adulto. Bebés com mais de 18 meses podem sufocar durante o sono quando as suas faces ficam entaladas entre a cama e o colchão ou entre a parede e o colchão.
  3. Nunca coloque a cama do bebé, berço ou mobília perto de cortinas ou de uma janela.
  4. As cortinas e puxadores das persianas podem fazer com que a criança se enrole neles, provocando o estrangulamento; perto da janela pode acontecer o inesperado e a criança cair, caso seja capaz de se levantar. Certifique-se que os fios das cortinas ou persianas não estão pendurados, ou que estão cortados ou presos para não serem agarrados pela criança.
  5. Nunca use fios para pendurar um objeto como um mobile ou um brinquedo, pois pode ser suscetível para a criança sofrer um estrangulamento. Se os brinquedos tiverem um cordão ou elástico para prender, corte sempre as pontas.
  6. Nunca ate chupetas ou mordedores à volta do pescoço do bebé. Retire o babete e fios sempre que colocar o bebé no berço ou no parque.
  7. Suba sempre a parte que se move do berço, sempre que colocar o seu bebé lá.
  8. Logo que o seu bebé começar a colocar-se em pé, ajuste o colchão para a posição mais baixa e remova as almofadas laterais protetoras. Retire também brinquedos de maior dimensão para que o bebé não os use como suportes para subir e sair do berço.
  9. Quando o seu bebé atingir cerca de 90 cm de comprimento, está na hora de mudar para a cama dele, porque já cresceu mais do que o berço.
  10. Nunca use capas de plástico para proteger o colchão do bebé, pode levar ao asfixiamento.
  11. Aperte todos os parafusos frequentemente, especialmente se mudar o berço de posição, e verifique se todas as partes estão bem apertadas e seguras.
  12. Certifique-se que os brinquedos e mobiles pendurados no berço não estão ao alcance da criança, e logo que ela tiver 5 meses e começar a controlar melhor os movimentos deve removê-los. 

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?