Como acalmar o choro do bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

Como acalmar o choro do bebé

bebé a chorar

Existem diversas formas – sempre relacionadas com o motivo do choro – que poderá tentar para acalmar o choro do bebé. É importante ter em mente que nem todas estas formas farão o mesmo efeito em todos os bebés, por isso o mais importante que pode fazer é ir experimentando, e ao mesmo tempo ir aprendendo a conhecer o seu bebé. Com o tempo começará a compreender os seus choros e, por consequência, as suas necessidades.

Embrulhe o bebé num pequeno cobertor e segure-o

Um dos grandes motivos, até há pouco desconhecidos, é que pelo facto do bebé não ter um total controlo sobre as mãos e pés, ele poderá estar a agitá-los sem ter essa vontade, e sentir-se desesperado pelo facto de não os conseguir controlar. Se embrulhar o seu bebé num tecido, envolvendo-o do pescoço para baixo, incluindo braços e pernas, ele sentir-se-á mais calmo e seguro tal como estava no útero. Poderá colocá-lo no berço ou segurá-lo no colo desta forma, ele certamente apreciará o contacto. Colocar o bebé perto do coração poderá ser uma forma de se sentir próximo de si, seguro e tranquilo tal como quando estava no útero.

Dê ritmo ao bebé 

O bebé desde sempre foi habituado ao ritmo constante: o bater do coração quando estava no útero sempre foi para ele sinónimo de calma e de um ambiente conhecido. Devido a este facto, é que movimentos ou sons ritmados são calmantes para o bebé. Uma música suave, um embalar ritmado, o passear de automóvel, enfim tudo aquilo que tenha uma sensação de repetibilidade para o bebé pode ser algo que o acalme.

Cante para o bebé  

Muitos bebés adoram uma canção de embalar, especialmente cantada pela mãe. Quer ande com ele ao colo a embalá-lo e a cantar uma música, quer o coloque no berço ao som da sua voz, ou mesmo o embale numa cadeira de baloiço, o cantar e embalar pode ser um mágico calmante para o bebé.

 Massaje o bebé

O passar a sua mão gentilmente nas costas ou na barriga do bebé, pode ajudá-lo a libertar-se dos gases. Se ele parecer querer arrotar então coloque-o junto ao seu peito com a cabeça pousada no seu ombro, massajando-lhe as costas para que ele consiga arrotar melhor, depois de ter sido alimentado.

Coloque-o na vertical

Caso o seu bebé sofra de refluxo, ele poderá chorar muito. Mantenha-o na vertical durante cerca de 30 minutos depois de ter sido alimentado, pois ajuda a eliminar o refluxo devido à gravidade, ajudando no processo de manter o alimento no estômago. Depois da alimentação evite movimentar o bebé muito, pelo menos nos 30 minutos seguintes. Se alimentar o bebé a fórmula o período será maior pois é de mais difícil digestão.

Dê-lhe a chucha

Muitas vezes um bebé recém-nascido tem uma grande necessidade de sucção, podendo ser acalmado com uma chucha ou um boneco (limpo) onde possa chuchar. O chuchar num bebé pode ser um poderoso calmante.

Relaxe e partilhe as emoções 

Um bebé que chore constantemente pode ser algo muito stressante, especialmente se não compreender o porquê do choro. Se souber que as necessidades do bebé já estão satisfeitas, se souber que ele não está doente, então não se culpe por não compreender o porquê do choro. É importante que a mãe esteja calma para conseguir acalmar o bebé. Se notar que a sua paciência está a terminar então peça a um familiar, a uma amiga ou ao seu companheiro para tomar conta dele por um bocado enquanto vai relaxar: vá dar um passeio, saia de casa, vá ao cabeleireiro, saia com uma amiga e tente não pensar sempre no mesmo, certamente que quando chegar a casa estará muito mais relaxada para poder tomar conta dele.

Se não puder sair de casa, coloque uma música clássica, ou de meditação, e para além de ser algo que poderá acalmar o bebé pode também servir de relaxamento para si. Converse com outras mães que sofrem do mesmo problema; é sempre bom partilhar experiências comuns e encontrar empatia para o mesmo problema.

Por vezes aceitar que têm um bebé que simplesmente chora muito é o melhor remédio, afinal ele não tem nada de mal, é apenas mais temperamental que outros bebés. Saiba que isto é apenas durante uns meses, em breve ele saberá exprimir-se de outras formas que não choro. Esta fase é apenas isso: uma fase, e dentro em breve passará.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?