Azia na gravidez, como diminuir o desconforto?

Chavena de chá

Muitas grávidas sofrem de azia, também chamada de refluxo, algo que pode ser muito desconfortável. A azia e a indigestão são mais comuns durante o terceiro trimestre da gravidez porque o útero em crescimento provoca pressão no estômago e no intestino. A pressão no estômago faz com que o conteúdo do estômago volte para o esófago.

A azia na gravidez também surge porque o aumento do nível da hormona progesterona leva ao relaxamento do corpo incluindo o esfíncter esofágico inferior (válvula entre o estômago e o esófago) que costuma estar bem fechado, mas ao relaxar deixa o conteúdo do estômago voltar para o esófago, provocando uma irritação no esófago.

A azia é caracterizada por uma sensação de queimadura que ocorre no centro do peito. A sensação de ardência no peito e garganta, o sabor ácido na boca, podem ser sintomas muito comuns.

Ainda que eliminar a azia por completa seja praticamente impossível, existem algumas medidas que podem ajudar a diminui-la:

  • Evite bebidas e alimentos que causam perturbações gastrointestinais como bebidas com gás, álcool, cafeína, chocolate, sumos de fruta ácidos, tomate, mostarda, vinagre, carne processada, fritos, comidas gordurosas, comida picante ou muito condimentada.  
  • Não coma grandes refeições, em vez disso coma várias refeições ao longo do dia. Demore o tempo suficiente a comer e a mastigar bem os alimentos. Coma 5 a 6 refeições mais pequenas durante o dia, em vez de menos e maiores
  • Mascar pastilha elástica depois de comer ajuda a estimular as glândulas salivares produzindo mais saliva, que ajuda a neutralizar o ácido estomacal.
  • Não coma antes de ir para cama, 3 horas antes de ir dormir evite comer, pois quando estiver deitada os ácidos estomacais são mais fácies de subir.
  • Durma com uma ou várias almofadas altas, de forma a elevar o corpo mantendo os ácidos onde devem de estar, ajudando também à digestão.
  • Controle o seu peso, juntamente com os conselhos e a supervisão do seu médico.
  • Use roupa larga e confortável especialmente à volta da cintura e estômago.

Felizmente muitos dos casos mais graves podem ser tratados com alguns medicamentos. Se estas medidas não ajudarem peça ao seu médico para lhe receitar um medicamento para a azia, no entanto não tome nenhum sem antes consultar o seu médico, pois nem todos são seguros durante a gravidez.  

0
Média: 4.4 (120 votos)