Aliviar as dores dos primeiros dentes do bebé

Bebé a sorrir com dentinhos à mostra

Desconfia que o seu pequenito começa a sentir os primeiros dentinhos? Será que já está na altura? Se sim, como ultrapassar esta fase? 

Por volta dos 6 meses de idade inicia-se a dentição de leite, sendo composta por 20 dentes e ficando completa por volta dos 3 anos de idade.

Primeiros sintomas

A fase inicial da dentição do bebé é usualmente caracterizada por um mau estar do bebé e por constantes choros de desconforto. Mesmo os dentes pequenos, quando rompem as gengivas podem tornar-se num processo doloroso, por isso não se admire se o seu bebé ficar um pouco irritado.

Os principais sintomas do aparecimento da primeira dentição incluem dores, gengivas inflamadas e sensíveis, face quente e vermelha, salivação abundante, o bebé fica assado da fralda, os padrões de sono e da alimentação alteram-se como o surgir da perda de apetite, surge a vontade de morder objetos, bem como uma irritabilidade geral.

Como ajudar o seu bebé a aliviar as dores dos primeiros dentes? 

Converse com o pediatra acerca de opções alternativas como:

Anéis

Primeiro pode tentar um objeto para morder como um anel especial para calmar as gengivas irritadas. Deixe um ou dois no congelador. Com o frio do anel as gengivas anestesiam, e a dor diminuirá.

Existem também anéis de dentição refrigerantes, especialmente concebidos para acalmar a dor.

Existem também outros modelos de anéis com relevos diversos (rugosidades, estrias,…) aliviando o bebé com a massagem provocada nas gengivas. Este tipo de anel favorece a aparição dos dentes pois o bebé tem a tendência a mordê-lo.

Uma fralda de pano comum com a ponta embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea.

Distração

Mantenha o bebé distraído, pois manter o bebé entretido com algo, ajudá-lo-á a tirar as dores da ideia. Uma aula de música, um brinquedo novo, um livro de sons, ou mesmo um passeio no jardim poderão ajudar.

Sono em dia

Certifique-se que o bebé descansa bastante. Se o bebé não descansar bem, com as dores ainda se vai tornar mais irritadiço. Caso o bebé não consiga dormir, converse com o pediatra para que ele lhe receite algum medicamento ou aconselhe outra solução.

 Gel anestesiante

Umas massagens nas gengivas doridas com um gel específico à base de plantas, também ajudarão o bebé a acalmar momentaneamente. Este gel também se pode colocar no anel de dentição, podendo fazê-lo diversas vezes ao dia. Alguns destes tipos de géis contêm uma pequena quantidade de açúcar por isso é essencial limpar as gengivas do bebé.

Paracetamol

O paracetamol para bebé poderá ser uma solução para aliviar as dores. Porém, guarde este tipo de solução quando nada mais houver a fazer, pois deve evitar-se ao máximo que o bebé ingira qualquer tipo de medicamento.

Gel anestésico

Um gel anestésico aquoso que evite as dores poderá resultar. O único senão é que este gel faz com que o bebé se babe muito, por isso terá de estar sempre preparada com um pano debaixo do queixo do bebé para que ele não molhe a roupita.

Soluções homeopáticas

Nas farmácias homeopáticas existem diversos géis específicos, para acalmar as dores da primeira dentição do bebé, sobretudo à base de camomila, para esfregar nas gengivas e ajudar a aliviar as dores.

Nunca! 

Nunca esfregue as gengivas do bebé com álcool! Antigamente esta era uma prática comum e muito errada, por isso nunca o faça.

Cuide desde cedo da dentição do bebé

Cuide desde cedo dos dentes de seu bebé, escovando-os de forma suave e regular com uma escova muito suave com um pouquinho de pasta infantil.

Advertência

 Se a dentição da criança estiver a surgir, use o seu instinto para detetar outros problemas que possam ser a causa do mal-estar da criança. Às vezes atribui-se à dentição outros sintomas que podem indicar que a criança está doente, como febre, diarreias e vómitos. Consulte o seu médico e peça aconselhamento se durante a dentição do seu filho notar estes sintomas.

0
Média: 4.6 (157 votos)