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9 formas de uma recém-mãe conseguir libertar o stress

Muitas mulheres, mães pela primeira vez, estão tão concentradas no seu novo bebé que se esquecem de tomar conta delas, o que pode levar a uma grande dose de cansaço acumulado, por vezes até à depressão.

Uma mãe tem o instinto natural de cuidar do seu bebé e de colocar as necessidades do bebé primeiro que as suas. Quer esteja de licença de parto, ou já esteja a trabalhar, gerir um bebé e a vida pessoal pode ser exaustivo. Para dar conta do recado que implica ter um novo bebé na sua vida, sem chegar a níveis de stress demasiado elevados, ficam aqui algumas dicas.

  1. Invista em si, compre uma boa loção corporal, um bom champô, um creme facial anti-stress e, logo pela manhã, cuide do seu corpo em passos simples: colocar um bom creme corporal, lave o cabelo com um bom champô e coloque um creme anti-stress na face: este tipo de ritual poderá fazê-la sentir que, apesar de tudo, ainda cuida de si.
  2. Quer esteja a trabalhar ou esteja em casa com o bebé, arranje sempre, nem que seja uns meros 15 minutos do dia só para si. Se estiver em casa tome um banho relaxante, leia um pouco, ou se estiver no trabalho converse com os colegas do trabalho sobre algo divertido, mas que não envolva o seu bebé.
  3. Todos os dias tenha um momento para contemplar algo belo: quer seja uma ave no parapeito da janela, uma frase de um livro inspirador, o pôr-do-sol ao final do dia, uma bela pintura, um elemento natural…; e saiba que ver televisão não conta! A beleza da arte e da natureza é inspiradora e permite à mente manter-se calma e criativa, diminuindo o stress.
  4. Sempre que puder faça exercícios de relaxamento muscular. Faça alongamentos para aliviar a tensão muscular. Enquanto passeia com o seu bebé pelo jardim, ou pelo parque, relaxe, espreguice-se, estique os músculos.
  5. De manhã enquanto o bebé dorme e você toma o pequeno-almoço, pense em algo pelo que está agradecida na sua vida: quer seja pela sua saúde, pelo seu companheiro, pela flor que nasceu no seu jardim… Estar grata pelas pequenas coisas boas da vida faz com que a sua vida seja positiva, e por consequência mais calma.
  6. Todas as vezes que se sentir mais frustrada, triste ou stressada, pode parecer difícil, mas cantarolar uma música divertida ajuda a relaxar, e muito. Quer seja uma música infantil ou uma moderna, não interessa, tente. Isso será bom para a fazer sorrir, e sorrir alivia o stress.
  7. Abrace um novo projeto que seja fácil, exequível e que lhe dê prazer, como fazer um novo álbum do bebé tirando fotografias e indo revelando as mais interessantes ou mesmo frequentar uma nova aula do ginásio, como yoga, ou Pilates que a ajude a relaxar e a voltar à boa forma física.
  8. Converse sempre sobre as suas ansiedades e dificuldades com o seu companheiro, amigos ou familiares - não se esqueça que conversar sobre os problemas ajuda a minimizá-los!
  9. Faça todos os dias algo que lhe dê prazer como comer um cubo de chocolate, beber uma chávena de chá com uma amiga e conversar um pouco, deitar-se numa cama feita de fresco, colocar o seu perfume favorito, colocar a mesa de jantar com o serviço favorito, comprar flores e colocá-las numa jarra à entrada de casa, oferecer um presente a alguém, usar um batom sexy…; o que quer que a faça sentir especial e mimada.

Lembre-se que se estiver num estado de stress, de exaustão ou mesmo de depressão o seu bebé irá perceber o seu estado de espírito, e por impossível que pareça, isso irá influenciá-lo negativamente. Tomar conta de si, dar-lhe-á energia para cuidar do seu bebé, se você estiver bem, quem estiver ao seu redor também irá beneficiar do seu estado de espírito.