9 alimentos que se devem evitar durante uma gravidez

Alimentos a evitar durante a gravidez

O que será que se pode comer durante a gravidez? Tudo numa gravidez é uma interrogação e as dúvidas soam a toda a hora. No que respeita ao que se pode comer durante a gravidez saiba que existem alguns tipos de alimentos ou comidas que deve evitar.

A gravidez desencadeia mais apetite devido ao aumento de certas hormonas. Porém, apesar de lhe poder apetecer muito um certo tipo de alimento ou de comida, mantenha-se fiel a comidas baixas em bactérias. Não se iniba em perguntar ao seu médico tudo o que pode ou não pode ingerir durante a gravidez. É sempre melhor prevenir… já diz o ditado.

1. Carne mal passada

Nunca, mas nunca, coma carne mal passada. Coma carne sempre bem passada. O bife tártaro não pode estar na lista de desejos de grávida. Sempre que cozinhar carne tenha a certeza que está bem cozinhada.

2. Peixe cru

Se é amante de sushi, esqueça, por muitos desejos que tenha evite o sushi, sashimi, ou qualquer tipo de peixe cru, ou mal cozinhado. A probabilidade de sofrer uma intoxicação alimentar é grande, por isso, esqueça o peixe cru. O mesmo se passa com o peixe fumado. Todos os alimentos devem ser muito bem cozinhados.

3. Peixe com alto teor de mercúrio

A ingestão de peixe é importante, especialmente a ingestão dos mais ricos em ómega 3, importantes para o bom desenvolvimento do cérebro do bebé. Até cerca de 400 gramas por semana é seguro ingerir peixe. O peixe com alto teor de mercúrio, como o peixe-espada, merluza, agulhão e atum é rico em mercúrio e deve ser ingerido com moderação.

4. Ovos crus

A maionese caseira é para esquecer. As salmonelas podem ser muito nocivas ao bebé. E comer a restante massa do bolo por cozer, também não pode ser.

5. Bebidas por pasteurizar

Não beba nada, nem coma alimentos que não estejam pasteurizados. Isto inclui leite e sumos. A pasteurização faz com que o leite ou os sumos sejam aquecidos a uma temperatura que mata os microrganismos sem modificar as características do alimento. Por isso, verifique sempre se os sumos e leite são pasteurizados, antes de os ingerir.

6. Queijos moles

Os queijos são grandes fontes de bactérias. Especialmente os queijos moles e frescos que são feitos de leite não pasteurizado - contêm bactérias como a Listeria (responsável pela listeriose), devem ser evitados quando se está grávida. Os queijos como o queijo azul, camembert, feta, brie, créme, fresco, etc… são para evitar.

7. Enchidos

Um dos alimentos de risco e que se devem evitar são os enchidos, tal como os queijos, pois podem conter a bactéria Listeria, responsável pela listeriose.

8. Adoçantes artificiais

O Ciclamato é completamente desaconselhado para qualquer pessoa, não só durante a gravidez. A Sucralose, Aspartame e Sacarina são consideradas relativamente seguras se forem ingeridas com bastante moderação. Porém, recentes estudos associaram o consumo destas substâncias ao aumento do cancro em animais de laboratório.  

9. Infusões de ervas

Embora ainda não esteja confirmado a 100%, não é aconselhável ingerir infusões de ervas durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre.

0
Média: 4.4 (66 votos)