8 Dicas para a primeira semana de férias com o seu bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

8 Dicas para a primeira semana de férias com o seu bebé

As férias de Verão estão aí à porta e a vontade de sair de casa e passar uns dias noutro ambiente aumenta a cada dia que passa. Porém, com um bebé pequenino, este momento tem de ser adaptado. Para diminuir a sensação de ansiedade e preocupação, partilhamos algumas dicas para que a primeira semana de férias com o seu bebé seja mais tranquila.

Faça a viagem de noite

Sobretudo se viajar de carro, faça a viagem de noite. Dessa forma, a rotina do bebé não será interrompida e este poderá dormir durante a viagem pois a claridade não irá incomodá-lo. À noite há menos trânsito e menos confusão nas ruas – dois fatores que também ajudarão o bebé a relaxar enquanto é embalado pelo movimento do carro.

Escolha um hotel baby-friendly

Os hotéis familiares baby-friendly estão inteiramente adaptados às necessidades dos mais pequeninos. Se for para um hotel, escolha um hotel com serviços adequados e segurança extra. Um hotel baby-friendly disponibilizará berço no quarto, cadeirinha no restaurante, clube de atividades, funcionários atentos à piscina das crianças e animação para os mais pequeninos.

Tenha atenção às horas de maior calor

O sol e o calor podem ser realmente prejudiciais para os mais pequeninos e, por isso, é importante evitar as horas de sol mais críticas. Ficar em locais frescos e com sombra entre as 11h00 e as 17h00 é extremamente importante para proteger a pele do bebé.

Se for uma semana de férias na praia, faça algumas experiências antes

Ir à praia algumas vezes antes da semana de férias pode ser uma boa forma de perceber como o bebé se adapta ao novo ambiente, se gosta da areia e da água, se dorme tranquilamente na sombra e se consegue ficar entretido durante algum tempo com os seus brinquedos. Fazer algumas experiências antes da semana de férias irá permitir ao bebé perceber que aquele é um local seguro e que pode ser muito divertido, apesar de diferente.

Faça viagens de teste

Se não costuma fazer longas viagens, aconselhamos que faça viagens de teste mais pequeninas. Passe o dia numa cidade vizinha ou um fim de semana num local um pouco mais longínquo para que percebam aquilo que precisam de levar na mala e qual o comportamento do bebé nas novas situações. Cada bebé reage de forma diferente aos novos estímulos e, dessa forma, a mamã poderá avaliar qual a melhor forma de contornar os obstáculos que aparecerem. Depois de alguns testes, todos estarão mais preparados e menos ansiosos – a primeira viagem mais longa será um sucesso!

Faça a mala de acordo com as necessidades do bebé e do destino

Roupa prática, agasalhos, biberões, brinquedos, termómetro (…). Cada bebé e cada situação terá as suas exigências e é sempre preciso fazer a mala não só de acordo com a altura do ano e o número de dias de viagem mas também de acordo com aquilo que o destino proporciona e as necessidades especiais de cada bebé. Se for para um hotel baby-friendly, provavelmente não terá de levar a caminha do bebé mas, se for para um apartamento arrendado, o mais provável é necessitar também desse tipo de produtos. Ah! E, se viajar de carro, não se esqueça da cadeirinha (aqui ajudamo-la a escolher a mais adequada)!

Considerar viajar com a família

Quando as famílias escolhem arrendar uma casa de férias e viajam com um bebé pequenino, os pais acabam por passar as férias em casa e acabam por não descansar muito. Quando se tem a possibilidade de viajar com a família, esta pode ser uma opção a considerar para que possam aproveitar os dias de praia sem expor o bebé aos raios solares nas horas de maior calor. A família poderá usufruir de uma semana de férias que com certeza irão lembrar para sempre e todos poderão descansar – afinal, é para isso que servem as férias! Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?