8 dicas para assegurar a segurança na festa de aniversário do bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

8 dicas para assegurar a segurança na festa de aniversário do bebé

Bolo de festa de aniversário do bebé

A festa de aniversário do seu bebé vai ser um grande e memorável evento, um dia que vai querer recordar com alegria, por isso, para assegurar a segurança numa festa onde não vão faltar crianças divertidas e muita euforia, siga estes conselhos. Uma festa em segurança, é uma festa feliz!

  1. Atenção às alergias: as alergias alimentares são muito sérias, por isso, quando fizer os convites para a festa de aniversário do seu bebé, pergunte a todos os pais se existem alergias alimentares na família. Esta é a forma mais fácil de evitar complicações a esse nível e assim assegurar uma mesa com um menu delicioso que todos vão poder provar!
  2. Mesa segura: ao dispor a comida na mesa da festa, tenha o cuidado de colocar os alimentos mais pequenos (pipocas, rebuçados, nozes) de forma a pequenas mãos não conseguirem lá chegar – assim, as crianças terão de pedir à mãe ou ao pai e ao supervisionarem o seu consumo, reduz-se o risco de engasgamento. Siga a mesma regra com a loiça de vidro reservada aos adultos – deve estar apenas ao alcance dos mesmos. Para as crianças, adquira pratos/copos/talheres em papel e/ou plástico.
  3. Cuidado com os balões: indispensáveis na decoração da festa de aniversário do bebé, os balões são muito divertidos… até arrebentarem! Para assegurar a segurança numa festa recheada de crianças, tenha o cuidado de remover imediatamente qualquer balão arrebentado, evitando assim que algum bebé ou criança o coloque na boca.
  4. Bebés em segurança: se a festa de aniversário vai contar com a presença de vários bebés, delimite um espaço na sala (com cadeiras, grades apropriadas ou até o parque do seu bebé), estenda uma manta no chão, coloque muitas almofadas em toda a volta e alguns brinquedos apropriados à idade, para que as crianças mais pequenas possam brincar em segurança – e longe da correria das crianças mais velhas – deixando assim os pais também conviver um pouco e desfrutar da festa.
  5. Fechado a sete chaves: se existe alguma divisão(ões) onde não quer que as crianças entrem durante a festa de aniversário, feche a porta à chave. Para além de estar mais descansada, vai assim evitar potenciais quedas das camas, por exemplo, ou a quebra/danificação de objetos valiosos/frágeis. Por outro lado, recomenda-se que retire as chaves das portas das casas-de-banho, evitando assim que as crianças possam fechar-se lá dentro.
  6. Ambiente de festa seguro: a própria divisão onde vai decorrer a festa de aniversário do bebé deve ser organizada de forma a existir o máximo de espaço para convívio e circulação, o que significa retirar móveis se necessário. Para além disso, retire e guarde num quarto fechado à chave qualquer objeto valioso e/ou frágil. Certifique-se que não existe nenhum fio ou extensão elétrica à vista ou de fácil acesso a pequenas e curiosas mãos. Limite a quantidade de brinquedos disponíveis para as crianças brincarem, evitando principalmente tudo o que possa conter peças pequenas.
  7. Animais de estimação resguardados: por mais que queira incluir o vosso animal de estimação na festa de aniversário do bebé, será melhor para a segurança do cão e gato, bem como das crianças, mantê-lo longe da festa. A euforia e a falta de supervisionamento entre crianças agitadas e animais de estimação assustados, pode levar a mordidelas ou arranhadelas indesejadas. A verdade é que pode sempre ir buscá-lo na hora de cantar os parabéns e tirar algumas fotografias!
  8. Segurança ao ar livre: se a festa de aniversário do bebé for realizada ao ar livre ou se as condições climatéricas permitirem a circulação dos convidados entre o interior e o exterior da casa, certifique-se que estejam sempre 1 ou 2 adultos a supervisionar as crianças lá fora. Para além disso, os portões de acesso à casa devem estar fechados e trancados; a porta da garagem ou outros espaços de arrumos, bem como o acesso à piscina ou lagos do jardim, devem estar igualmente vedados.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?