7 frases que nunca deve dizer a quem não consegue engravidar | De Mãe para Mãe

Está aqui

7 frases que nunca deve dizer a quem não consegue engravidar

O momento em que o casal decide ter um filho é sempre um momento bonito, cheio de magia e esperança. No entanto, enquanto para alguns o momento que se segue é a esperada gravidez, para outros o caminho não é assim tão “simples” – há coisas que fogem ao nosso controlo e sobre as quais nada podemos decidir. Quando temos alguém próximo nesta situação, há comentários que devemos evitar – mesmo quando são ditos com a melhor das intenções, pois às vezes podemos magoar as pessoas sem darmos por isso. A pensar nisto, fizemos um levantamento de algumas frases que nunca devem ser ditas a quem está a tentar engravidar há já algum tempo.

1. Porque não adotas uma criança?

Umas pessoas veem como possibilidade a adoção, outras não – mas essa não é a questão. A decisão de adotar uma criança deve ser tomada em casal e esse tipo de sugestão – a não ser que o assunto seja abordado em primeiro lugar pela pessoa em questão - deve ser evitada.

2. Devias ter tentando quando eras mais nova

As pessoas devem tentar engravidar quando é o momento certo e não por qualquer tipo de pressão – seja ela social, idade, ou qualquer outra. Dizer a uma pessoa que devia ter tentado engravidar mais cedo não vai trazer esperança, muito pelo contrário. Provavelmente vai fazer com que a pessoa se sinta pior, ou até culpada, fazendo com que deixe de procurar a sua ajuda. Numa situação destas, os comentários devem ser positivos e nunca devemos culpabilizar o casal ou algum dos membros.

3. Vocês devem ser incompatíveis

Mais um comentário que é muito frequente mas bem desnecessário. Há vários motivos para a infertilidade, mas por algum motivo as pessoas tendem a assumir que os membros do casal são incompatíveis. Seja qual for o motivo, ele é privado e só ao casal diz respeito. Por muito boa que seja a sua vontade, não faça perguntas nem comentários desnecessários.

4. De quem é o problema?

Tal como a afirmação acima, esta pergunta deve ser evitada. A infertilidade abala muitos casais e para os ajudar temos de ser positivos e passar-lhes uma mensagem de esperança. Perguntar de quem é o problema é entrar na intimidade do casal e isso é exatamente o oposto do que devemos fazer.

5. Não andes tão stressada, é por isso que não engravidas.

É muito comum as pessoas assumirem o stress como motivo para não conseguir engravidar – pode ser, tanto como pode não ser. No entanto, essa é uma questão que deve ser diagnosticada pelo médico e não por pessoas que não têm conhecimentos para tal. No caso de ser realmente esse motivo, o melhor é distrair a pessoa em questão e levá-la a pensar noutros assuntos, de forma a conseguir relaxar um pouco.

6. Mas já foram ao médico?

Há uma coisa importante relativamente a esta pergunta: uma coisa é perguntar, outra coisa é aconselhar. Não pergunte à pessoa se ela já foi ao médico se vir que ela não quer abordar o assunto, pois a pergunta será demasiado intrusiva. No entanto, se lhe for uma pessoa próxima e caso saiba que ela ainda não procurou ajuda profissional, pode sempre sugerir a visita a um médico. Faça esta sugestão de forma suave e explique à pessoa que nesta situação a intervenção médica poderá ser a melhor solução.

7. A minha vizinha também não conseguia engravidar e…

Cada caso é um caso e nunca devem ser feitas comparações com vizinhos, familiares, amigos… Ao fazer isto, mesmo quando o faz de bom coração para ajudar, pode estar a prejudicar, fazendo com que a pessoa se sinta ainda pior. Opte por dar esperança à pessoa, mas sempre sem a comparar a quem quer que seja.  

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?