7 coisas que deve saber sobre os 7 primeiros dias do bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

7 coisas que deve saber sobre os 7 primeiros dias do bebé

Parabéns, o seu bebé nasceu. E agora? É uma verdadeira satisfação quando um bebé nasce, enchendo a sua família de grande alegria. Os primeiros dias de um recém-nascido são sempre de grande adaptação e de descoberta dos seus pais. A mãe também está em fase de adaptação e recuperação, em que o corpo se tenta recuperar e habituar à nova vida. Logo que o bebé está no mundo, está na hora de receber carinho e amor e de ser cuidado pelos pais. Ficam aqui algumas ideias para ajudar na primeira semana do bebé.

Existem diversas formas de colocar um bebé a arrotar

Os bebés necessitam de arrotar depois de comerem e, por vezes, pode parecer que o bebé demora tanto tempo a arrotar como a mamar. Cada mãe tem uma posição favorita para colocar o seu bebé a arrotar. Quando o bebé mama da mãe ou do biberão, ele ingere ar, deixando o seu estômago desconfortavelmente com excesso de ar. O arroto alivia a dor e deixa o bebé mais bem-disposto. Mas os bebés são todos diferentes e cada um tem a sua posição favorita para arrotar. Estas são algumas:

  • Sente o bebé no braço e segure-o contra o seu peito. O queixo do bebé deve descansar no seu ombro, enquanto a outra mão segura as costas do bebé, e dá suaves pancadinhas.
  • Segure o bebé no seu colo ou sobre o seu joelho. Suporte a cabeça com uma mão colocando o queixo do bebé na palma da sua mão, pousando o tórax na parte de dentro do seu pulso, mantendo sempre a cabeça numa posição mais elevada. Use a outra mão para dar suaves pancadinhas nas costas do bebé.
  • Deite o bebé no seu colo com a barriga para baixo. Segure na cabeça do bebé, e certifique-se que está mais elevada do que o peito, gentilmente dê pancadinhas nas costas do bebé.

Muita conversa sobre cocó

Os primeiros dias são sempre muito cheios de conversa sobre cocó do bebé. De que cor é, qual a consistência, quantas vezes deve ser...  O cocó do bebé nesta altura é normalmente esverdeado ou amarelado, sendo mole, tipo mostarda; acontecendo muitas das vezes depois do bebé comer.

Os bebés são confusos

E confundem muito. Muitas vezes os bebés ficam confusos, passando grande parte dos seus dias a dormir e à noite acordados. É preciso tempo para o bebé distinguir o dia da noite, e isso certamente não vai acontecer na primeira semana de vida.

Embrulhar o bebé pode ser a solução

O bebé está habituado a estar quentinho e sem grandes movimentos – assim é a vida no útero. O embrulhar do seu bebé, sem lhe permitir movimentos involuntários, fará com que ele volte a sentir-se mais seguro e confortável. Aprenda a técnica de embrulhar o bebé ou opte por um Woombie , pois fará o trabalho por si.

O bebé pode compreender…

. . . mas não sabe o que está a fazer! Mesmo quando o bebé aperta o dedo com a sua pequenina mão, é tão giro, mas é apenas um reflexo involuntário, mas muito útil para o proteger do perigo. Cada bebé é diferente à sua maneira, mas existem alguns reflexos involuntários comuns a todos. Todos estes reflexos são normalmente testados pelo pediatra, mas muitos não requerem um médico para os ver.

Existe o reflexo de caminhar que significa que quando se pega no bebé ao alto e os seus pés tocam numa superfície, ele pode parecer que caminha; também nasce com o reflexo de mamar, pois nasce a procurar o mamilo para se alimentar, virando-se muitas vezes com a boca aberta. Outro reflexo engraçado do bebé é quando a cabeça deste está virada para um lado o braço desse lado estica, enquanto o outro braço se dobra, quase como se estivesse a pegar numa espada. O bebé também nasce com o reflexo da sucção, chuchando em qualquer coisa, isto porque sempre que o céu-da-boca de um bebé é tocado, ele chucha automaticamente. O reflexo plantar também é muito engraçado, porque logo que a sola do pé do bebé é tocada, o dedo grande dobra para a parte de cima do pé, e os outros dedinhos para a parte de baixo.

Os bebés embrulhados dormem melhor dos que os deixados ao ar livre porque quando o bebé não tem os movimentos do corpo contidos, ele sente uma sensação de cair devido ao movimento involuntário e quando ouve um som alto também acontece o mesmo; isto porque o bebé em resposta ao som atira a sua cabeça para trás, estende os braços e pernas, chora, e puxa os braços e pernas para dentro; o próprio choro do bebé pode provocar-lhe este reflexo do medo. Este reflexo do medo dura cerca de 5 a 6 meses.

O bebé pode perder peso

Por muito que se fale da quantidade de peso que um bebé pode ganhar, muitos bebés perdem 3 a 10% do seu peso nos primeiros dias depois do parto. O médico deve estar atento nas próximas 2 a 3 semanas para ver se o bebé volta a recuperar esse peso.

Amamentar requer paciência

Os primeiros dias de amamentação podem ser difíceis, porque o que a mãe produz nos primeiros dias é o colostro, e pode demorar entre 3 a 4 dias, ou mais, para o leite começar a ser o alimento do bebé. Para algumas mulheres o colostro pode ser espesso e amarelado, para outras fino e aguado. O colostro contém muitas propriedades protetoras, incluindo substâncias antibacterianas e substâncias que aumentam o sistema imunitário do bebé, e que não se encontram na fórmula. A descida do colostro é muito lenta, o que permite ao bebé aprender a coordenar a sucção, o respirar e o engolir. Para uma mãe que fez cesariana, o leite pode demorar mais tempo a aparecer.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?