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5 lanches saudáveis que podem ser dados ao seu bebé fora de casa

Os bebés precisam de uma alimentação regrada e equilibrada para crescerem de uma forma forte e saudável. Nesse sentido, é fundamental que os pais lhes preparem as melhores refeições e lanches para que eles os queiram repetir no futuro com a máxima satisfação. Conheça 5 lanches saudáveis que podem ser dados ao seu bebé fora de casa e ajude-o a crescer e a desenvolver as suas capacidades ao máximo.

Ofereça ao seu bebé uma grande variedade de comidas e faça do ato de comer uma atividade divertida com os 5 lanches seguintes:

1. Frutas

Prato para fundi

A fruta é um alimento muito importante em qualquer regime, principalmente na dieta de um bebé. Não há nada melhor que inserir fruta fresca num lanche: ela é colorida, doce, suculenta e repleta de fibras, nutrientes e vitaminas. Dessa forma, prepare uma lancheira para a criança levar com uma maça ou um pêssego às fatias, uma banana às rodelas ou uma tigela de uvas fatiadas – tenha cuidado com as sementes para que o bebé não se engasgue com elas, entre outras peças de fruta. Se preferir, também poderá preparar uma salada de fruta colorida, pois essa é uma boa maneira da criança comer várias frutas ao mesmo tempo. Os bebés adoram comer com os dedos e comer fruta é uma maneira fácil e divertida de desfrutar de um bom lanche nutritivo.

2. Vegetais

Dicas e truques para o dia-a-dia

Inicialmente pode demorar um pouco a que a criança se habitue ao sabor dos vegetais. No entanto, para que isso não aconteça, coloque-os desde cedo na lancheira do seu filho e mantenha o hábito de os servir como acompanhamento nas refeições principais para que ele se aperceba que estes alimentos fazem parte do quotidiano alimentar da família. Existe uma grande variedade de vegetais que pode selecionar e incorporar na dieta do seu bebé, como o pepino, a cenoura, o tomate, a beterraba, a couve-flor, entre outros. Todos eles são muito deliciosos, podem ser cozinhados de formas diferentes, e se forem apresentados de forma divertida - às rodelas, aos palitos, em formato de árvore ou de cara sorridente - há mais possibilidades de os bebés os comerem e apreciarem.

3. Bolachas biológicas

Os bebés e as crianças são mais vulneráveis às toxinas presentes nos alimentos e produtos convencionais e, como tal, existe uma maior preocupação em inserir produtos biológicos na sua alimentação. As bolachas biológicas são uma excelente opção! Elas devem ser incluídas nos lanches dos mais pequenos porque são feitas com ingredientes de origem biológica, ricos em minerais e vitaminas, sem corantes nem conservantes, e isso constitui uma mais-valia para qualquer dieta.

4 .Pão

Pão de mistura com massa-mãe e fermentação longa

O pão é um alimento que deverá constar na dieta de qualquer criança a partir dos 6 meses de idade. Trata-se de um alimento rico em hidratos de carbono complexos, fibras e sais minerais, o que constitui uma das principais fontes de energia do organismo humano. Deverá ser ingerido em pequenas quantidades e deverá ser baixo em teor de sal, pelo que o pão de mistura é o mais apropriado para a alimentação e lanche de uma criança.

5. Iogurtes

Iogurte Grego Caseiro - Além de todos os benefícios para a saúde, o iogurte grego é um excelente aliado na dieta dukan.

O iogurte é um excelente alimento para os bebés levarem na lancheira e comerem fora de casa. Ele tem proteínas de alto valor biológico e é rico em vitaminas e minerais como o cálcio. Atualmente, há vários tipos de iogurtes no mercado, como por exemplo os iogurtes para bebés (ideais para bebés a partir dos 6 meses), iogurtes naturais ou desnatados (ideais para bebés a partir dos 9 meses) e iogurtes de aromas (os mais indicados para bebés a partir de um ano de idade). Todos eles são opções válidas, mas deverá encontrar aquele iogurte que lhe ofereça uma menor quantidade de açúcar na sua composição para que o seu filho crie hábitos alimentares mais saudáveis.

A composição dos lanches que podem ser dados ao seu bebé fora de casa deve estar de acordo com os gostos das crianças e pode ter várias combinações, como por exemplo uma peça de fruta ou um vegetal com bolachas, um iogurte com um pão, uma peça de fruta com um pão, entre outras combinações. Cabe aos pais prepararem os lanches mais saudáveis e ricos em vitaminas e ensinar aos seus filhos as melhores práticas de alimentação.

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