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10 alimentos que ajudam a perder o peso da gravidez

Depois de ter dado à luz um lindo bebé, restam alguns quilitos extra, que muitas mães não têm tempo de perder. Por vezes, uma alimentação equilibrada pode ajudar a perder grande parte do peso adquirido durante a gravidez. Mas até a mãe mais atarefada terá de comer, de preferência de forma saudável; e se estiver a amamentar é aconselhado que ingira cerca de 500 calorias extra para além das ideais para o seu corpo. Estes 10 alimentos são baixos em calorias, ótimos para satisfazer a fome, saudáveis e excelentes para a busca do peso pré-gravidez.

Uma das formas de perder peso sem recorrer ao exercício, é aumentar o ritmo do metabolismo. Para conseguir aumentar o ritmo do seu metabolismo, deve ingerir uma dieta rica em vegetais, cereais integrais, peixe, tofu e carnes brancas – basicamente não deve ingerir alimentos que normalmente compra processados. Ao manter este tipo de alimentação irá melhorar a sua digestão, aumentar os seus níveis de energia, e o seu metabolismo irá trabalhar em seu favor.

Assim, antes de atacar a caixa de chocolates, o hambúrguer, a pizza, os docinhos oferecidos, os snacks, mantenha a sua dispensa e frigorifico recheados de pequenos lanches feitos à base destes alimentos. Quando quiser petiscar, opte por um deste alimentos que a ajudarão a perder o peso do bebé.

1. Toranja

O corpo gasta mais energia a desfazer as fibras da toranja do que as que esta providenciam ao corpo. Considera-se este um alimento com calorias negativas, excelente para baixar os níveis de insulina no corpo. Quanto maior o nível de insulina, mais o corpo tem tendência a armazenar gordura. Por isso, deve ingerir alimentos que sejam bons para baixar o nível de insulina.

2. Maçã

As maçãs são ricas em fibra, e necessitam também de calorias extra para se digerirem. Também as maçãs são uma excelente ajuda no aumento do metabolismo, ajudando o corpo a perder peso.

3. Cenoura e aipo

O aipo e a cenoura são considerados alimentos com calorias negativas. Teoricamente a pessoa queima mais calorias a mastigá-los do que as que absorve com a sua ingestão. São ambos vegetais crocantes e divertidos de comer crus, excelentes para quando tiver desejos de comida menos amiga do seu peso. Faça palitos destes vegetais e vá petiscando ao longo do dia.

4. Peru

O peru sem pele é a carne mais magra que pode consumir. É rico em proteína e ajuda o metabolismo a queimar calorias extra, enquanto ajuda a construir músculo sem gordura.

5. Amêndoas e nozes

As amêndoas são excelentes snacks que se podem ter à mão a qualquer hora, e são ricas em ácidos gordos como os ómega 3. Um punhado de nozes ou amêndoas por dia aumentará o seu metabolismo, sendo fantásticas para uma boa saúde.

6. Iogurte

O iogurte é um excelente alimento, e mesmo para quem é intolerante à lactose, já existe no mercado iogurte sem lactose. O seu elevado nível de proteína e o seu benefício do trato digestivo, requer também que o corpo gaste bastantes calorias a digeri-lo. Porém, opte por iogurte natural, e se pretender juntar algo doce, junte um pouco de  fruta em vez de açúcar.

7. Feijão

O feijão é um excelente alimento rico em fibra e proteína, ambos elementos fantásticos para ajudar a perder peso, pois necessitam de trabalho extra no seu processamento. Para além disso, são extraordinários na saciedade que provocam e baixos em calorias.

8. Aveia

A aveia é essencial numa dieta que visa aumentar o metabolismo e manter a saciedade, sem picos de quebra de energia durante o dia. É um excelente pequeno-almoço e também ela requer calorias extra para o corpo a processar. É o pequeno-almoço perfeito para conseguir manter um dia com energia.

9. Tofu e leite de soja

A soja é um excelente aliado na ingestão de proteína magra. O tofu é um excelente substituto da carne vermelha, e o leite de soja fortificado com cálcio ajuda o seu metabolismo a andar a bom ritmo. Evite leite de soja com açúcares para evitar as calorias indesejadas.

10. Canela

Sim, a canela é excelente pare regular os níveis de açúcar e ajuda a metabolizar os açúcares de forma mais eficaz. Coloque-a na sua fruta, salpique as papas de aveia, junte ao iogurte…

A isto tudo deve, sempre que puder, juntar o exercício físico nem que seja uma caminhada. Também deve ter consciência que deve fazer pequenas refeições ao longo do dia, em vez de menos e maiores. Outra regra essencial, é que o pequeno-almoço é sagrado. Nunca deve saltar o pequeno-almoço. E não se deixe seduzir pelos alimentos de calorias ocas, como os doces, pão branco, fast-food, etc. Sempre que tiver desejos tente recorrer a um destes 10 alimentos para os saciar.